Início » Paraná » Japurá


Japurá - Paraná



Japurá faz parte do estado do Paraná. A população avaliada em 2004 era de 7.570 habitantes.

Japurá tem 165,184 quilômetros quadrados de área total do Município, e confronta-se: "ao Norte com São Carlos do Ivaí, ao Sul com São Tomé, ao Leste com São Carlos do Ivaí e a Oeste com Indianópolis". Está linha do Trópico de Capricórnio, a Noroeste do estado do Paraná, zona fisiográfica do Ivaí.

Prefeito: Irineu Batista Câmara

História da cidade de Fundada em 28/11/1963, obteve emancipação em 13/12/1964. Encontra-se próximo ao Trópico de Capricórnio, à Noroeste do Estado do Paraná, zona fisiográfica do Ivaí. Japurá tem 162,08 Km de área total. Confronta-se ao Norte com São Carlos do Ivaí, ao Sul com São Tomé, ao Leste com São Carlos do Ivaí e a Oeste com Indianópolis.

O abastecimento de água é realizado pelo SAMAE: Serviço Autônomo Municipal de água e Esgoto, localizado à Rua São Januário, Jardim Modelo, Município de Japurá. O abastecimento de água atende aproximadamente 2.800 imóveis.

Por volta do ano de 1953, algumas clareiras abriram-se nas cercanias do local designado pelo nome Japurá.

As primeiras derrubadas foram feitas na parte oeste e sudeste do futuro município, de vez que os pioneiros tinham mais acesso dessa parte, pois a cidade de Jussara era o último reduto para os mesmos, enquanto Cianorte contava apenas com duas ou três "vendas" de secos e molhados e São Tomé só tinha uma picada central, que futuramente deu lugar a uma avenida principal.

No mesmo ano, o Sr. Moisés Rodrigues estabeleceu uma venda em seu sitio. No mesmo logradouro, mais tarde foi construída uma igrejinha e uma escola. A primeira linha de ônibus deu-se nesse mesmo local, já que Japurá, até então não existia.

No lugar designado pelo engenheiro chefe Vladimir Babkov da companhia Melhoramentos Norte do Paraná para ser construída a cidade de Japurá em fins de 1954, estabeleceu-se o Sr. Irineu Batista Câmara, primeiro morador da cidade e que seria também o primeiro e bem merecido prefeito. Como agente corretor da referida imobiliária, ao Sr. Irineu B. Câmara foi fácil obter um pequeno terreno à esquerda de quem esta chegando a cidade, vindo da estrada que liga São Tome a Japurá e estabeleceu uma venda de secos e molhados.

Após a derrubada da mata no local da cidade, esse senhor mudou-se para o leste da cidade, na saída para Florai e São Jorge atual estrada porto velho. Outros vieram nos meses subsequentes, e assim se processou a ocupação da cidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Japurá

Autor do Histórico: ANTôNIO MAIOLI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 165,185: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 4: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 977: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 377: matrículas
Número de unidades locais: 240: unidades
Pessoal ocupado total: 2.092: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 18.380,05: reais
População residente : 8.549: pessoas
População residente - Homens: 4.324: pessoas
População residente - Mulheres: 4.225: pessoas
População residente alfabetizada: 7.380: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 2.314: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 7.297: pessoas
População residente, religião espírita: 24: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.031: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.725,12: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.957,91: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 510,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 533,33: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,712:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Japurá: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Japurá? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Marlene Cardoso Marchiori's avatarMarlene Cardoso Marchiori

    Nasci e morei nessa linda cidadezinha desde o ano de 1958 até 1976,quando infelizmente minha família procurou novos horizontes,fomos para são Paulo,mas sinto orgulho da minha família ser pioneira dessa cidade , meu Nonô Victaliano Marchiori chegou nesse lugar em 1951.

    #1 – 11/09/2016 - 10:54

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: