Início » Paraná » Ivaté


Ivaté - Paraná



Ivaté é um município do estado do Paraná, no Brasil. Dista aproximadamente 644 quilômetros da capital do estado, Curitiba. A população avaliada em 2010 era de 7 473 habitantes.

"Ivaté" é um termo de origem tupi que significa "fruta verdadeira", através da junção dos termos ′ybá ("fruta") e eté ("verdadeiro").

Toda a região do noroeste do estado brasileiro do Paraná era ocupada, até meados do século XX, pela etnia indígena dos xetás. Com os projetos de colonização da região levados a cabo a partir dessa época, os xetás foram praticamente exterminados, seja através da perda de suas terras, através de doenças trazidas pelos não índios ou através do assassínio puro e simples.

História da cidade de O Município de Ivaté está inserido na Micro região Noroeste do Estado do Paraná, no 3º planalto de Trapp, com área de 407,3 km. Quando a localização hidrográfica esta na abrangência da Micro bacia do Rio Ivaí. O clima incidente é o subtropical úmido Mesotérmico, verões quentes com concentração de chuva no inverno ameno com geadas poucos frequentes. A latitude é 23º2400 Sul, Longuitude 53º2200 Oeste.

A evolução populacional de Ivaté seguiu a economia cafeeira da região. Até a década de 70, mesmo antes de Ivaté se tornar município sua população passava de 10 mil habitantes. A partir de 70, quando o café começou a ser erradicado, dando lugar a pecuária rural diminuiu significativamente e hoje o município possui apenas 6932 habitantes (censo de 2000) estando a minoria ainda residindo na área rural.

Em meado da década de 90 instalou-se em Ivaté uma usina de álcool que beneficia a cana- de- açúcar, provocando a expansão desta lavoura que atualmente chega a ocupar 70% da cobertura vegetal do município.

A usina é muito influente no município, a população urbana é composta de mistos trabalhadores rurais diaristas (bóias frias) que atendem a demanda de mão de obra da colheita. Esta demanda é complementada por uma migração sazonal de aproximadamente 400 vindas de Minas Gerais e Bahia e da redondeza, as se deslocam a procura de trabalho no corte de cana-de-açúcar. Em razão deste contingente populacional a própria usina está construindo loteamentos habitacionais de interesse social, para atender seus trabalhadores. Ivaté possui potencial turísticos significativo pois os rios que cercam o município têm potencial pesqueiro e outras atividades de lazer.

Tendo como Festas Típicas do Município o Réveillon , Carnaval de Rua, Aniversário do Município, Festas Juninas, e no distrito de Herculândia Feijoada, Rodeio, Cavalgada.

Em 02 de Maio de 1989, através da Lei Estadual nº 8.970, sancionada pelo Governador álvaro Fernades Dias, foi criado o Município de Ivaté, com território desmembrado do Município de Umuarama. A Instalação deu-se no dia 01 de Janeiro de 1.993.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ivaté

Autor do Histórico: SEBASTIãO APARECIDO DE AZEVEDO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 410,907: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 4: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 901: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 308: matrículas
Número de unidades locais: 177: unidades
Pessoal ocupado total: 2.408: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 21.884,67: reais
População residente : 7.514: pessoas
População residente - Homens: 3.808: pessoas
População residente - Mulheres: 3.706: pessoas
População residente alfabetizada: 6.315: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.979: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 6.205: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.039: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.219,39: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.963,27: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 383,33: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 510,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,706:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Ivaté: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Ivaté? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: