Início » Paraná » Inajá


Inajá - Paraná



Inajá faz parte do estado do Paraná. Encontra-se a uma latitude 22º44′57" sul e a uma longitude 52º11′53" oeste, estando a uma altitude de 408 metros. A população avaliada em 2004 era de 3.055 habitantes.

Possui uma área de 194,89km².

História da cidade de A exemplo da quase totalidade das cidades localizadas na zona fisiográfica do noroeste paranaense, Inajá teve origem num patrimônio planejado e formado pela Companhia Terras Norte do Paraná, hoje Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP).

Depois de haver fundado várias cidades e núcleos populacionais, desbravando e povoando o setentrião paranaense, a Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná mandou medir e demarcar, em junho de 1952, a área onde surgiu o Patrimônio de Inajá.

Consta que os primeiros moradores ao se estabelecerem na região, muitos dos quais vindos da região nordeste do país, encontraram no local uma palmeira conhecida como INAJá na sua zona de origem, passando a chamar o lugar que escolheram para morar com esta denominação.

Um dos fatores de fixação do hjomen rural deu-se a partir da implantação de um loteamento de chácaras ao redor da cidade. Este empreendimento, objetivava principalmente a venda de pequenos lotes de terras, aos compradores interessava a proximidade com a sede municipal, pois a grande maioria destas familias, foneciam ao patrimônio produtos hortifrutigranjeiros, fartamente produzidos em seus minifundios.

Com a chegada da frente migratória, iniciou-se uma fase de progresso e atividades, construindo-se então os fundamentos básicos da povoação, pensão, farmácia, escola e a igreja, que foi dedicada a São Pedro, padroeiro do lugar.

Os pioneiros do município de Inajá que, fizeram os primeiros capítulos de sua história são famílias descendentes de paulistas, mineiros, nordestinos, catarinenses, rio-grandenses, alemães, italianos, espanhóis, japoneses e portugueses,

Posteriormente, de acordo com a Lei Estadual N.º 106, de 13 de junho de 1955, Inajá foi elevado à categoria de Distrito, pertencente ao município de Nova Esperança. Mais tarde passou a pertencer ao Município de Paranacity. Em 25 de janeiro de 1961, de acordo com a Lei Estadual N.º 4.338, ascendeu à categoria de município, desmembrando-se do município de Paranacity, e em 15 de novembro de 1961, foi instalado oficialmente, ocosião em que foi empossado o primeiro prefeito eleito, o Sr. Antonio Henrique Phillipi.

Gentílico: Inajaense.

Fonte: Fonte:http://www.inaja.pr.gov.br/inaja Paraná e seus Municípios

Autor do Histórico: GUILHERME ERNESTO TONIN

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 194,704: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 2: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 330: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 127: matrículas
Número de unidades locais: 63: unidades
Pessoal ocupado total: 369: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 13.542,24: reais
População residente : 2.988: pessoas
População residente - Homens: 1.528: pessoas
População residente - Mulheres: 1.460: pessoas
População residente alfabetizada: 2.407: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 966: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 2.241: pessoas
População residente, religião espírita: 10: pessoas
População residente, religião evangélicas: 591: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.403,72: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.674,85: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 378,33: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 472,50: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,705:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Inajá: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Inajá? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: