Início » Paraná » Iguaraçu


Iguaraçu - Paraná



Iguaraçu faz parte do estado do Paraná. A população avaliada em 2006 era de 3824 habitantes. Situa-se na Região Metropolitana de Maringá.

Iguaraçu é uma cidade localizada no noroeste do paraná, uma cidade pequena habituada por cercade de 4.000 habitantes, vizinha de Maringá, Astorga, Angulo, e outras cidades.

História da cidade de Iguaraçu

Mediante as informações adquiridas, a colonização de Iguaraçu ocorreu nos períodos de 1938 a 1940, tendo como referência seu nome, que é indígena e signifia "Canoa Grande". No ano de 1942, passou a ser distrito de Astorga.

Entre os primeiros colonizadores destacaram-se Francisco Emboava, Paulo Nagli, João Fernandes da Fonseca, Antônio Fernandes da Fonseca, Salvador Alves, Antônio Pedro da Silva, José Junqueira, Geraldo Gonçalves Mendes, que chegaram aqui e fizeram os primeiros desmatamentos por tratar-se de um lugar novo. Alguns dos desbravadores, que acreditavam realmente no progresso e na esperança de dias melhores, chamavam o lugar de "Vida Nova", pois para muitos significava o início de uma nova vida. Mas também existiam alguns pessimistas que a chamavam de terra do "Deus me livre".

As primeiras demarcações de terra foram executadas pelo Sr. José Leite e seus peões. Mais tarde, o Sr. Batista Bonora foi o responsável pela abertura das primeiras ruas.

Por volta de 1947, já havia sido instalada a primeira serraria, em funcionamento. A partir de então, surgiram as construções que resultavam em moradias, comércios, enfim, no crescimento local. Consequentemente, em 1947 surgiu o comércio para suprir as necessidades básicas como estadia, refeição, gêneros alimentícios, ferramentas, entre outros.

Para uma melhor subsistência, o Sr. Adolfo Schindler fez um poço que fornecia água de boa qualidade, mas a instalação e a distribuição de fonte natural passou a existir a partir de 1969 a 1973.

O progresso trouxe a ampliação do comércio, surgiu a primeira farmácia (Sr. Hélio dos Reis Figueiredo), o primeiro posto de combustível (Sr. Pedro Martins), e até a primeira sorveteria (Sr. ongelo Marcolino).

Devido ao crescimento, se fez necessária a nomeação da primeira professora, Srª Maria Aparecida Sparapan, que substituiu a Srª. Benedita que deu início às primeiras aulas, mas tempo depois abandonou pelo difícil acesso ao povoado.

Com o desenvolvimento do comércio, surgiu também o hospital do município, que era de propriedade do Dr. Nivaldo Luiz Duarte, que era médico do Estado e ocupava grande destaque na sociedade iguaraçuense. Dr. Nivaldo participou da primeira turma de rotarianos de Iguaraçu, era uma pessoa muito influente em nossa cidade e dava uma atenção especial ao lado social.

O rodão de água da Fazenda do Sr. João Fernandes foi o primeiro gerador de energia, somente mais tarde criou-se uma associação que construiu uma pequena usina hidroelétrica na Fazenda de São Sebastião (terreno cedido pela família Martins Silva).

Outra novidade foi a empresa Delgado de Arapongas que chegou ao povoado para prestar os primeiros serviços de transporte coletivo.

Muitos fatos importantes ocorreram a partir de então, como a primeira missa celebrada pelo Padre Luciano Ambrosine, no dia 8 de dezembro de 1947, com o levantamento do Cruzeiro. No entanto, o padre oficial veio a ser o Sr. Ambrósio Markes. Nesta ocasião fizeram uma festa arrecadando fundos para a construção da primeira igreja católica. Depois disso, foram realizados vários eventos do mesmo caráter, destinados ao mesmo fim. A respeito desta construção sabe-se que havia uma comissão composta pelo tesoureiro Sr. Hélio Reis Figueiredo, Antônio Schiavinato (doador da imagem de Nossa Senhora Aparecida) e Armando Schiavinato (construtor da obra).

O sino da respectiva igreja foi fundido na Casa Minati, em Londrina, e sua compra deu-se através dos fundos arrecadados em listas de doações organizadas pelo Sr. Orlando Porto.

Gentílico:

Formação Administrativa

A Lei Estadual n° 1.542, de 14 de dezembro de 1953, cria o Distrito Judiciário de Iguaraçu, na Comarca de Astorga.

Pela Lei Estadual n° 2.505, de 22 de novembro de 1955, é criado o Município de Igauraçu, desmembrado do Município de Astorga.

Instalado em 16 de dezembro de 1956.

A Lei Estadual n° 26, de 23 de Abril de 1963, altera divisas do Município de Iguaraçu.

Fonte: Prefeitura Municipal de Iguaraçu (PR); IBGE

Autor do Histórico: ANTôNIO NORBERTO SCHNEIDER

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 164,983: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 1: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 519: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 170: matrículas
Número de unidades locais: 177: unidades
Pessoal ocupado total: 1.007: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 25.732,17: reais
População residente : 3.982: pessoas
População residente - Homens: 2.004: pessoas
População residente - Mulheres: 1.978: pessoas
População residente alfabetizada: 3.377: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.122: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 2.451: pessoas
População residente, religião espírita: 15: pessoas
População residente, religião evangélicas: 978: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 2.583,91: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.023,78: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 510,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 510,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,758:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Iguaraçu: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Iguaraçu? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: