Início » Paraná » Guaporema


Guaporema - Paraná



Guaporema faz parte do estado do Paraná. A população avaliada em 2004 era de 2.220 habitantes.

Guaporema é vocábulo indígena que significa raiz ou cipó malcheiroso. Da língua tupi guapó: raiz, e também uma espécie de cipó; e rema: fétido, fedido.

História da cidade de Guaporema

Data dos longínquos anos de 1946 a 1948 as primeiras andanças de pioneiros, em solo guaporemense, de um lado vindos de cochilhas como que trazidos pelos ventos dos pampas, de outro, a exemplo dos bravos bandeirantes, da então promissora paulicéia, imbuídos do espírito de aventura e o desejo ardente de expandir a cafeicultura brasileira na época ainda, o grande marco da economia nacional.

A fertilidade do solo margeante do rio Avaí, a terra nova, própria à lavoura, contribuíram para que os primeiros povos aqui se instalassem.

Conta uma lenda que em território missioneiro, local onde hoje está localizado a cidade de Mirador, havia uma missão jesuíta, com a finalidade de catequizar os indígenas da região, remanescente Botocudos, Caiangangues e xetás.

E conta ainda a lenda que, havia no meio deles, um índio muito forte, responsável por grande parte da pesca e da caça, para alimentação da tribo chamado Guapo, e, que devido a força e agilidade, singrava o rio Ivaí numa pequena canoa, transportando índios e jesuítas de uma margem a outra e que, era comum ouvirem esta imprecação: Guapo... rema, Guapo...rema, Guapo...rema, pois o índio inspirava confiança e segurança aos passageiros daí, dizem os antepassados, se originou o nome Guaporema.

Outra versão histórica é que foram os primeiros colonos, gaúchos oriundo de uma cidade chamada Guaporé/RS de onde criaram o nome Guaporema. O certo é que para cá vieram e ainda vivem, além de gaúchos, muitos paulistas, capixabas, baianos, pernambucanos, paraibanos, catarinense e paranaense de outras regiões do estdo, que com seu trabalho, suas experiências, estão fazendo de Guaporema uma grande cidade.

Quando da sua fundação o povoado de Guaporema pertencia ao território do município de Peabirú, sendo colonizado pela companhia colonizadora São José, de Scrivant Lemos e Cia.

Vieram para cá os primeiros moradores entre 1950 a 1952, sendo os principais deles: Vicente Tonom, Ricardo Pierdoná, Arno Fleck, Santo Catani, Mário Caetano Forlim, Edmundo Radomski, André Stelmacke, Guerino Primo Ciarini, Albino Zanelatto, João Baseijo, Avatar Parreira de Atayde, Sebastião Campos Lima e outros.

A solenidade de fundação do pequeno povoado se deu a 30 de abril de 1952, quando foi celebrada a primeira missa, pelo padre Ulrico, de Graciosa , município de Paranavaí na época.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Guaporema (ex-povoado), pela lei municipal s/nº de 18-10-1955, subordinado ao município de Rondon.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Guaporema, figura no município de Rondon e Cidade Gaúcha.

Elevado à categoria de município com a denominação de Guaporema, pela lei estadual nº 4338, de 25-01-1961, desmembrado dos municípios de Rondon e Cidade Gaúcha. Sede no antigo distrito de Guaporema. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-11-1961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permencendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 201,150: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 1: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 224: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 78: matrículas
Número de unidades locais: 55: unidades
Pessoal ocupado total: 477: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 21.123,99: reais
População residente : 2.219: pessoas
População residente - Homens: 1.135: pessoas
População residente - Mulheres: 1.084: pessoas
População residente alfabetizada: 1.835: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 683: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 1.842: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 270: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.467,57: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.238,25: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 420,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 510,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,719:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Guaporema: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Guaporema? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: