Início » Paraná » Cruzeiro do Oeste


Cruzeiro do Oeste - Paraná



Cruzeiro do Oeste faz parte do estado do Paraná. Localizado na Região Noroeste, sua população segundo IBGE/2011 é de 23.431 habitantes, sendo a 6° maior cidade do Noroeste, ficando atrás de Umuarama, Paranavaí, Cianorte, Goioerê, Loanda. A cidade é o maior produtor de leite do estado e está em grande crescimento comercial, industrial e populacional.

A cidade de Cruzeiro do Oeste, criada na metade do século passado por iniciativa do Estado no então governo Bento Munhoz da Rocha Neto, teve como motivação a necessidade de se criar um pólo avançado para a colonização de uma vasta região do Estado do Paraná, a ocupação do solo e seu aproveitamento com notável repercussão sócio-econômica.

Com suas terras férteis, Cruzeiro do Oeste, desde sua fundação, assentou suas bases para o desenvolvimento na exploração da terra. Daí pode-se concluir que é uma região essencialmente agrícola, foi o maior produtor de café na época, chegando a ser o município mais importante na época com 67.000 mil habitantes, com a geada que matou todo a raiz do café o município foi perdendo população e muitos foram pras cidades de Umuarama e Maringá e estado de São Paulo, só então em 2007 a cidade voltou a crescer num ritimo acelerado, hoje é umas das cidades que mais cresce no estado, mais para chegar o tamanho da população que tinha vai demorar um pouco, hoje o município é destaque na industrialização é a "Capital do Leite".

História da cidade de Cruzeiro do Oeste

Os fundadores de Cruzeiro do Oeste, chegados em 1947, foram Messias Francelino de Medeiros, guarda florestal do Departamento do Oeste, José Bogo, José Paulo da Silva, Laurindo Nunes de Oliveira, Joaquim José Ferreira, Aristides Mattes, Pedro Candinho, Juvenal Calixto, Osvaldo Rodrigues do Amaral e Artur Teixeira. Fixando-se na região, dedicaram-se à agricultura, ao comércio e à indústria.

Com a criação do Município de Peabiru, em 1951, desmembrado do de Campo Mourão, Cruzeiro do Oeste foi elevado à categoria de Distrito Administrativo, do novo município. Três anos depois alcançava autonomia.

A denominação atual originou-se de se ter iniciado o primeiro povoado, à beira de uma encruzilhada de estradas.

Primeiramente conhecido como Cruzeiro, para diferenciá-lo de outros povoados com o mesmo nome, passaram os fundadores a chamá-lo "Cruzeiro do Oeste", por situar-se no extremo oeste do Estado.

Gentílico: cruzeirense ou cruz-oestano

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Cruzeiro do Oeste, pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, desmembrado de Peabiru. Sede no atual distrito de Cruzeiro do Oeste ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 14-11-1955.

Pela lei municipal n.º 12, de 24-04-1955, é criado os distritos de Iporã, Maria Helena, Porto Camargo, Tuneiras e Umuarama e anexado ao município de Cruzeiro do Oeste.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 6 distritos: Cruzeiro do Oeste, Iporã, Maria Helena, Porto Camargo, Tuneiras e Umuarama.

Pela lei estadual n.º 3638, de 11-04-1958, é criado o distrito de Alto Piriqui ex-povoado, desmembrado do distrito de Saltinho d′Oeste e anexado ao município de Cruzeiro do Oeste.

Pela lei municipal s/n, de 18-10-1955, é criado os distritos de Saltinho d′Oeste e Xambrê e anexado ao município de Cruzeiro do Oeste.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 9 distritos: Cruzeiro do Oeste, Alto Piriqui, Iporã, Maria Helena, Porto Camargo, Saltinho d′Oeste, Tuneiras, Umuarama e Xambrê.

Pela lei estadual n.º 4245, de 25-07-1960, foram desmembrados do município de Cruzeiro do Oeste os distritos: Alto Piriqui, Iporã, Maria Helena, Tuneiras do Oeste (ex-Tuneiras), Umuarama e Xambrê, elevando-os á categoria de municípios. A mesma lei transfere do município de Cruzeiro do Oeste os distritos de Saltinho do Oeste para formar o novo município de Alto Piriqui; e também distrito de Porto Camargo para formar o novo município de Icaraíma.

Pela lei estadual n.º 4552, de 10-11-1962, é criado o distrito de Cafeeiros e anexado ao município de Cruzeiro do Oeste.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Cruzeiro do Oeste e Cafeeiros.

Pela lei.municipal n.º 25, de 10-02-1965, é criado o distrito de São Silvestre e anexado ao município de Cruzeiro do Oeste.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 3 distritos: Cruzeiro do Oeste, Cafeeiros e São Silvestre.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 775,984: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 7: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.316: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 862: matrículas
Número de unidades locais: 612: unidades
Pessoal ocupado total: 4.322: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 28.398,94: reais
População residente : 20.416: pessoas
População residente - Homens: 9.988: pessoas
População residente - Mulheres: 10.428: pessoas
População residente alfabetizada: 16.831: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 5.919: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 14.779: pessoas
População residente, religião espírita: 10: pessoas
População residente, religião evangélicas: 4.580: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.481,57: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.919,22: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 450,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 510,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,717:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Cruzeiro do Oeste: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Cruzeiro do Oeste? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: