Início » Piauí » São José do Piauí


São José do Piauí - Piauí



São José do Piauí é uma cidade e um Município do Estado do Piauí. Encontra-se na microrregião de Picos, mesorregião do Sudeste Piauiense. O município tem cerca de 7.028 habitantes e 330,719km². Foi criado em 1963.

A origem de São José do Piauí iniciou-se no mesmo contexto de quase todas as povoações piauienses. Onde hoje é São José existia uma fazenda de criação de gado, chamada fazenda Monte Alegre. O primeiro a comercializar produtos nesta região, como sal, querosene foi o Sr. Antônio Pedro Bezerra. Ele era dono da maioria das terras de São José. Com recursos próprios ele construiu uma capela, onde dois padres trouxeram a imagem do Santo "São José". O povoado foi batizado de São José da Tapera. São José da Tapera era um povoado da cidade de Picos. O vereador de Picos, Sr. Francisco Vicente Pacheco, e representante de São José, com a ajuda de outras pessoas conseguiu elevar em dezembro de 1963 o povoado São José da Tapera em município com o nome de "São José do Piauí", sendo instalado em 12 de abril de 1964.O prefeito nomeado foi o Sr. Manoel José da Silva por um ano de mandato. E em 1965 foi eleito pelo povo o Sr. Antonio João Bezerra, o primeiro prefeito oficialmente no município.

A igreja católica, grande referência da cidade, foi projetada e executada por José Pacheco Bezerra, engenheiro civil e natural da cidade. Como outras obras projetadas por ele, destacamos: a praça do padroeiro São José, a praça Antônio Pedro Bezerra, a praça Zezim Bezerra. Boa parte das edificações mais antigas foram também projetadas por José Pacheco Bezerra.

São José do Piauí

A origem do município de São José do Piauí-PI iniciou-se no mesmo contexto de quase todas as povoações piauienses. Em 1900 esta região chamada de Baixões, já pertencia ao município de Picos. Em 1910, a família Borges Leal administrava uma fazenda de gado nas Várzeas de Picos, que foi ramificando por todo o município.

Onde é hoje São José do Piauí existia a fazenda Monte Alegre — Núcleo de criação de gado. Sendo assim o município se originou das fazendas de criação de gado. O Sr. Antonio Pedro Bezerra, foi o primeiro comerciante da região, ele comercializava: querosene, sal, potassa e outras coisas importantes da época. O Sr. Antonio Pedro Bezerra era proprietário de uma gleba situada exatamente onde hoje é o Largo São José e redondezas, suas terras na maioria foram loteada pelo mesmo para o povo, pois tinha interesse que esse lugar se desenvolvesse. E assim começou a construção de casinhas feitas de taipa. E o lugar ficou conhecido como Tapera

O Sr. Antonio Pedro Bezerra, com recursos próprios, construiu uma Capela e dois padres trouxeram uma imagem do santo ´São José´, e colocaram na capela, estava formada a base do futuro povoado, que foi batizado com o nome de ´São José da Tapera´. Na década de 40, o progresso da região, era um desejo ardente nos corações te todos que aqui viviam. Outro grande comerciante desta terra foi o Sr. Firmino Inácio Bezerra, que muito fez para o desenvolvimento deste município, pois com recursos próprios abril a primeira estrada carroçal, ligando o Povoado São José do da Tapera a Ipiranga do Piauí.

Com o crescimento do Povoado a Capela até então construída estava ficando pequena, com essa necessidade começaram então um árduo e prazeroso trabalho na construção da Igreja com a participação voluntária do Povoado. E em 31 de janeiro do ano de 1945 a então sonhada Igreja estava pronta. Os Padres José Inácio de Jesus Madeira e Joaquim Rufino dava assistência religiosa no Povoado de seis em seis meses.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de São José do Piauí, pela Lei Estadual nº 2562, de 19-12-1963, desmembrado do município de Picos.

Sede no atual distrito de São José do Piauí (ex-povoado de São José).

Constituído do distrito sede. Instalado em 12-12-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1981, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: www.cnm.org.br

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 364,945: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 8: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.006: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 239: matrículas
Número de unidades locais: 63: unidades
Pessoal ocupado total: 386: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 6.022,09: reais
População residente : 6.591: pessoas
População residente - Homens: 3.281: pessoas
População residente - Mulheres: 3.310: pessoas
População residente alfabetizada: 3.859: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 2.131: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 5.429: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.051: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 895,89: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.052,52: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 215,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 305,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,552:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


São José do Piauí: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de São José do Piauí? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: