Início » Piauí » Matias Olímpio


Matias Olímpio - Piauí

Matias Olímpio faz parte do estado do Piauí, microrregião do Baixo Parnaíba, mesorregião do Norte Piauiense. O padroeiro da cidade é São Miguel Arcanjo. O município tem cerca de 10 mil habitantes e 235km². Inicialmente denominado "Arraial do Saco", era um povoado de Luzilândia sendo elevado ao patamar de município por força de lei estadual datada de 29 de outubro de 1953 sendo instalado em 1º de junho de 1954. Ainda antes de sua emancipação foi batizado em honra ao político Matias Olímpio de Melo.

História da cidade de Matias Olímpio Piauí - PI

Os Primeiros habitantes de Matias Olímpio, antigo arraial do Saco, foram, por volta de 1900, os descendentes de cearenses e mestiços.

No período de 1910 a 1924, surgiram os pioneiros do comércio e da indústria, destacando-se o comerciante Moisés de Lima Percy, que instalou uma fábrica de beneficiamento de arroz e algodão.

Em 1925, Moisés Percy, José Ferreira e Manoel Liarth adquiriram terras, onde se encontra a atual Cidade e doaram-nas para a formação do Patrimônio de São Miguel Arcanjo, seu Padroeiro.

No governo de Matias Olímpio de Melo, em 1925, o arraial do Saco elevou-se à categoria de povoado, com a denominação de Matias Olímpio, em homenagem ao Governador. Na oportunidade, houve a criação da Agência da Prefeitura, da Agência Estadual e da Subdelegacia de Polícia, subordinadas ao Município de Luzilândia.

Por Ato do Prefeito Municipal de Luzilândia, criou-se no povoado, em 1950, uma Subprefeitura, com poderes para empregar no local, o valor dos tributos arrecadados. E, no ano de 1953, Matias Olímpio passou à categoria de Município.

Gentílico: matinense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Matias Olímpio, pela lei estadual nº 894, de 29 -10-1953, desmembrado de Luzilândia. Sede no atual distrito de Matias Olímpio ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-06-1954 .

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a construir a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco e envie a sua contribuição.

Matias Olímpio: Imagens da cidade e Região

Igreja de São Miguel Arcanjo
Data : 12 November 2007
Autor: Flavio Cipriano
Estrada para Matias Olimpio-PI
Data : 26 June 2014
Autor: GersonLeite
Estrada para Matias Olimpio-PI
Data : 26 June 2014
Autor: GersonLeite
As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Matias Olímpio? Então deixe seu comentário!


Comentários (2)

  1. edilza's avatar edilza

    ola siu de cuiaba mato grosso temos um amigo que se perdeu da sua família ele morava em matias olimpos e perdeu o endereço pois estava em um papale o mesmo não sabe ler e escrever, por favor noa ajudem

    #2 – 24/12/2013 - 04:17

  2. Fran Sousa's avatar Fran Sousa

    Ja morei em matia olimpio,vim dai faz 23 anos gostaria muito de receber fotos atua e conhecer pessoas dai!!!

    #1 – 01/05/2013 - 15:56

Postar um comentário

     (Opcional)