Início » Piauí » Campinas do Piauí


Campinas do Piauí - Piauí



Campinas do Piauí faz parte do estado do Piauí. Encontra-se a uma latitude 07º39′37" sul e a uma longitude 41º52′54" oeste, estando a uma altitude de 230 metros. A população avaliada em 2004 era de 5.598 habitantes.

A história de Campinas confunde-se com a história da fábrica de laticínios. Situada onde hoje é a sede do Município, A primeira Fábrica de Lacticínios do Nordeste foi fundada em 1876. O projeto foi elaborado pelo engenheiro alemão Alfredo Modrach e pelo doutor Antônio Sampaio com intuito de receber todo o leite advindo das antigas Fazendas Nacionais de Canudos, Pilões, Castelo e Olho D′Água dos Bois. Devido ao agrupamento em torno do prédio surgiu o então Povoado de Campos, onde moravam os diretores e funcionários da então fábrica, e Campos foi por muito tempo parte do Município de Simplício Mendes. Devido às grandes secas e à dizimação dos rebanhos, a fábrica sucumbiu restando hoje um imponente prédio em estado decadente necessitando ser tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural que é.

Campinas do Piauí foi elevada a categoria de cidade em 15.04.1964 juntamente com outros municípios arredores, desmembrada do município de Simplício Mendes.

História da cidade de Campinas do Piauí Piauí - PI

Em 1876, conforme projeto elaborado pelo arquiteto alemão, Alfredo Modrad e sob a administração do Dr. Antônio Sampaio, foi construída e instalada uma moderna indústria de laticínios, com o propósito de absorver toda a produção da bacia leiteira das Fazendas Canudos, Pilões, Castelo e Olho Dágua dos Bois, todas circunvizinhas e pertencentes ao complexo das antigas Fazendas Nacionais, hoje particulares.

Paralelamente à implantação da indústria, foram construídas várias casas para administração, engenheiros, diretores e operários, dando origem, assim, à formação do povoado Campos.

à sombra da indústria o povoado se desenvolvia, rapidamente. Entretanto, as sucessivas secas dizimaram grande parte dos rebanhos, culminando com a paralisação definitiva da indústria, ficando, apenas, a exploração dos vastos carnaubais, através de arrendamentos para a extração da cera de carnaúba, gerando vários empregos temporários e receita para o município.

Gentílico: campinense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Campinas do Piauí, pela lei estadual nº 2551, de 09-12-1963, desmembrado de Simplício Mendes. Sede no atual distrito de Campinas do Piauí ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-04-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 831,201: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 4: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 903: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 144: matrículas
Número de unidades locais: 39: unidades
Pessoal ocupado total: 251: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 6.028,67: reais
População residente : 5.408: pessoas
População residente - Homens: 2.710: pessoas
População residente - Mulheres: 2.698: pessoas
População residente alfabetizada: 3.511: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.961: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 5.086: pessoas
População residente, religião espírita: 3: pessoas
População residente, religião evangélicas: 289: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 534,26: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.005,69: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 130,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 255,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,544:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Campinas do Piauí: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Campinas do Piauí? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: