Início » Pernambuco » Salgadinho


Salgadinho - Pernambuco



Salgadinho faz parte do estado de Pernambuco, localizado na microrregião do Médio Capibaribe. O município é composto pelo distrito sede e pelo povoado de Picarreira.

Ao final do século XVIII, as terras do atual município de Salgadinho era uma fazenda pertencentes à família Alves Camelo, seus primeiros habitantes. Por volta de 1780, o patriarca João Idelfonso Alves Camelo construiu uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores, com uma imagem da pedra, medindo 1,5 m de altura sobre o altar. No entorno desta capela surgiu o povoado e a lenda sobre o sino da igreja. A lenda conta que ao final da construção, faltava o sino. Um grupo de tropeiros com os burros carregados parou no local para descansar, em frente à casa grande e à capela. Ao retomar a viagem, recarregavam os burros quando observaram que o sino que traziam estava muito pesado. Sem conseguir levantar o sino, os tropeiros decidiram vendê-lo à família Alves Camelo. Após a partida dos tropeiros, o sino foi erguido sem dificuldade e conduzido à capela, o que foi considerado um milagre.

O distrito de Salgadinho era parte do território de Bom Jardim. Com a criação do município de João Alfredo, Salgadinho passou a ser distrito da nova cidade. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Salgadinho, pela lei estadual nº 4974,de 20 de dezembro de 1963.

História da cidade de Salgadinho Pernambuco - PE

Primitivamente, nos fins do século XVIII, Salgadinho era uma fazenda pertencentes à família Alves Camelo, seus primeiros habitantes.

Dando evasão ao seu espírito religioso, o patriarca da família, João Idelfonso Alves Camelo, mandou construir nos idos de 1780 uma igrejinha sob a invocação de Nossa Senhora das Dores, onde colocou sobre o altar uma imagem da pedra, medindo 1,5 m de altura.

Como a maioria dos município brasileiros, Salgadinho tem também a sua lenda sobre a criação. Construída a igrejinha, faltava-lhe o sino. O seu construtor pensava em mandar um membro de sua família ao Recife para comprar o sino que faltava. Mas isto não foi preciso porque um milagre se operou.

Conta a lenda, que um dia um comboio de burros carregados, que voltavam da capital, surge em frente a Casa Grande da Fazenda e da citada igrejinha, onde debaixo de uma grande árvore os tropeiros pararam para descansar os animais. Após um longo descanso, preparavam-se os tropeiros para a partida, quando ao recarregarem os animais, notaram que, um pequeno sino por eles trazidos, havia aumentado tanto de peso que todos aqueles homens não tiveram, força suficiente para colocar o mesmo no lombo do animal e levá-lo ao seu lugar de destino.

Depois de muitos esforços, o chefe da tropa decidiu partir sem levar o sino, reconhecendo que havia ali acontecido um milagre, e o vendeu ao chefe da família Alves Camelo. Após a partida do comboio, uma pessoa, por curiosidade, tentou remover o sino, o que fez sem nenhuma dificuldade. Levantou-o pondo-o na cabeça e conduziu para a igrejinha, ao redor da qual foi se formando uma comunidade.

Gentílico: sagaldinense

Formação Administrativa

Em divisões, territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de João Alfredo o distrito de Salgadinho.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Salgadinho permanece município de João Alfredo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Salgadinho, pela lei estadual nº 4974, de 20-12-1963, desmembra do João Alfredo. Sede no antigo distrito de Salgadinho. Constituído do distrito sede. Instalado em 27-06-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 87,217: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 4: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 938: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 262: matrículas
Número de unidades locais: 43: unidades
Pessoal ocupado total: 506: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 4.820,39: reais
População residente : 9.312: pessoas
População residente - Homens: 4.679: pessoas
População residente - Mulheres: 4.633: pessoas
População residente alfabetizada: 5.229: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 2.546: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 7.953: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 816: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 813,14: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 977,78: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 158,33: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 172,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,534:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Salgadinho: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Salgadinho? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: