Início » Pernambuco » Lagoa dos Gatos


Lagoa dos Gatos - Pernambuco



Lagoa dos Gatos faz parte do estado de Pernambuco. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede, Entroncamento, Igarapeassu e Lagoa do Souza.

No século XVIII, pelo ano de 1760, os colonizadores que pouco a pouco vinham enveredando pelo interior em busca de terras para fixar residência e explorar a agricultura e a criação de gado, pisavam o solo que mais tarde se chamou Lagoa dos Gatos. Até agora não se conta outro nome senão o do português José Cavalcanti Fragoso como primeiro elemento penetrador do solo da Lagoa dos Gatos. Foi ele, o testemunho insuspeito dos mais remotos habitantes, que em 1780 desbravou e fixou residência em Peri-Peri, onde fundou uma fazenda de criações, alargando seus domínios.

Segundo o testemunho dos antigos habitantes correm as mais variadas lendas sobre a origem do topônimo "Lagoa dos Gatos". A primeira delas, aliás, a de mais fundamento, é contada da seguinte maneira: "Nos fins do século XVIII, quando, em data incerta, o primeiro civilizado pisou o solo daquela região, coberta de grande e escura mata, o local onde se ergue hoje a cidade, era densa selva, existindo também pequena lagoa formada por uma nascente e alimentada pelas águas do riacho que lhe passava à direita. A belíssima lagoa, única área franqueada aos raios solares, tinha suas águas límpidas e doces protegidas por extenso lençol de junco e piripiri. Certo dia, um caboclo caçador deparou, casualmente, com uns gatos maracajás bebendo ali, sendo o fato relatado aos demais habitantes das proximidades que passaram a se utilizar da mencionada lagoa, que daí por diante ficou denominada Lagoa dos Gatos".

História da cidade de Lagoa dos Gatos Pernambuco - PE

No século XVIII, pelo ano de 1760, os colonizadores que pouco a pouco vinham enveredando pelo interior, em busca de terra para fixar residência e explorar a agricultura e a criação, pisavam o solo que mais tarde se chamou LAGOA DOS GATOS.

Até agora não se conta outro nome senão o do português JOSé CAVALCANTE FRAGOSO, como primeiro elemento penetrador dos mais remotos habitantes, que em 1780, desbravou e fixou residência em Peri-Peri, onde fundou uma fazenda de criações, alargando seus domínios.

Segundo o testemunho dos antigos habitantes, correm as mais variadas lendas sobre a origem do topônimo "Lagoa dos Gatos". A primeira delas, aliais, a de mais fundamento, é contada da seguinte maneira: "Nos fins do século XVIII, quando, em data incerta o primeiro civilizado pisou o solo daquela região, coberta de grande e escura mata, o local onde se ergue hoje a cidade, era dessa selva, existindo também pequena lagoa, formada por uma nascente alimentada pelas águas do riacho que lhe passava direita. A belíssima lagoa, única área franqueada aos raios solares, tinha suas águas límpidas e doces, protegidas por extenso lençol de junco e piripiri.

Certo dia, um caboclo caçador, deparou, casualmente, com um gato maracajá bebendo ali, sendo o fato relatada aos demais habitantes das proximidades, que passaram a se utilizar da mencionada lagoa que daí por diante ficou denominada "Lagoa dos Gatos".

Os fatos mais importantes da história do município, foram os ocorridos durante a guerra chamada dos Cabanos, em 1832. O local onde está a cidade de LAGOA DOS GATOS, exerceu papel relevante na referida guerra, que tanto infelicitou e ensanguentou nossa pátria. Terreno muito acidentado, que se todo cercado de montanhas, coberto de matas inóspita e desconhecidas; poucos lugares ofereciam maiores possibilidades aos rebeldes Cabanos, do que LAGOA DOS GATOS, e foi o que aconteceu, estabelecendo seu quartel-general para os lados da serra do Cafundo um grande número de revoltosos, sob o comando de Francisco Barros, continuou o combate.

Tão danosas eram as frentes dos rebleldes nestas parte do Estado, que o governo resolveu aumentar os efetivos legais, enfrentando seriamente e com grande número de soldados, os revoltosos. Conseguindo a muito custo estabelecer um quartel provisório, sendo, nas proximidades da lagoa, construída uma casa onde funciona o camando das forças em operação. O combate continuou nestas paragens, somente cesando segundo crônicas da época, merce dos bons ofícios dos zeloso bispo João Perdigão, que, vindo diretamente para LAGOAS DOS GATOS, negociou a paz entre rebeldes e legalista.

O distrito DAS foi criado pela municipal nº 20, datada de 14 de março de 1897 a povoação foi elevada à categoria de vila por lei estadual nº 991, de 01 de julho de 1909. A lei estadual nº 1931, de 11 de setembro de 1928, criou o município de Frei Caneca, que foi instalado em 01 de janeiro de 1929 o seu território foi desmembrado dos municípios de Panelas e Bonito. Pelo decreto-lei estadual de nº 235, de 09 de dezembro de 1938, Frei Caneca teve a sua denominação mudada para LAGOA DOS GATOS, denominação que já tivera quando era simples povoado e vila.

Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede, Entrocamento, Igarapeassú, e Lagoa do Souza. Anualmente no dia 11 de setembro, LAGOA DOS GATOS, comemora e sua emancipação política.

Gentílico: lagoense ou lagoano

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Lagoa dos Gatos, pela lei municipal nº 2, de 24-03-1897, subordinado ao município de Panelas.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Lagoa dos Gatos, pela lei estadual nº 991, de 01-07-1909, figurando como distrito sede do município de Panelas.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, Lagoa dos Gatos, figura como distrito no município de Bonito, com a denominação de Frei Caneca.

Elevado à condição de cidade e sede municipal com a denominação de Frei Caneca, pela lei estadual nº 1931, de 11-09-1928. Instalado em 01-01-1929.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Frei Caneca e Lagoa do Souza.

Pelo decreto-lei estadual nº 235, de 09-12-1938, o município de Frei Caneca voltou a denominar-se Lagoa dos Gatos e o distrito de Lagoa do Souza a denominar-se Igarapeaçu.

Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de Igarapeaçu voltou a denominar-se Lagoa do Souza.

Em divisão territorial datada de I-VI-1955, o município é constituído de 2 distritos: Lagoa dos Gatos e Lagoa do Souza.

Pela lei municipal nº 80, de 05-07-1958, é criado o distrito de Igarapeassu, desmembrado do distrito de Lagoa de Souza e anexado ao município de Lagoa dos Gatos.

Pela lei municipal nº 78, de 04-07-1958, é criado o distrito de Entrocamento, desmembrado do distrito sede de Lagoa dos Gatos e anexado ao município de Lagoa dos Gatos.

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município é constituído de 4 distritos: Lagoa dos Gatos, Entrocamento, Igarapeassu e Lagoa do Souza.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica municipal

Lagoa dos Gatos para Frei Canela, alterado, em 1911.Frei Caneca para Lagoa dos Gatos alterado, pelo decreto lei estadual nº 235, de 09-12-1938.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 224,947: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 8: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.355: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 453: matrículas
Número de unidades locais: 99: unidades
Pessoal ocupado total: 676: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 5.460,79: reais
População residente : 15.615: pessoas
População residente - Homens: 7.825: pessoas
População residente - Mulheres: 7.790: pessoas
População residente alfabetizada: 9.110: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 5.186: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 13.339: pessoas
População residente, religião espírita: 9: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.579: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 617,60: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.041,96: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 152,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 275,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,551:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Lagoa dos Gatos: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Lagoa dos Gatos? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: