Início » Pernambuco » Itambé


Itambé - Pernambuco



Itambé faz parte do estado de Pernambuco, integrante da Zona da Mata Pernambucana. O município é formado pela sede e pelos distritos de Ibiranga, Caricé e Quebec. Sua população é estimada em 36.126 habitantes.

As terras onde hoje se situa o Município de Itambé foram primitivamente habitadas pelos Cariris. Não se conhece, com precisão, a data das primeiras penetrações nem a da radicação dos primeiros colonos. Sabe-se, entretanto, que nos fins do século XVI começaram a chegar correntes de povoamento, constituídas de portugueses e de mazombos.

André Vidal de Negreiros, um dos heróis da expulsão dos holandeses de Pernambuco, erigiu uma capela sob a invocação de Nossa Senhora do Desterro, no lugar conhecido como Itambé, assim denominado em virtude da grande quantidade de calhaus avermelhados que, em choque uns com os outros, produziam faíscas. Há quem atribua a preferência do guerreiro a voto feito para que fossem desterrados os invasores da pátria. Doou ele, para patrimônio da igreja, todo o terreno da futura freguesia, gravando, também, o Engenho Novo de Goiana e de Palha, além de várias fazendas de gado, com extensão superior a 120 quilômetros. A doação foi confirmada pelo Alvará de janeiro de 1681, que concedia ao administrador e a seus sucessores a graça de nomear o pároco da freguesia. Essa concessão consta, também, da Carta de Apresentação passada, em Lisboa, pela Mesa de Consciência e Ordens no dia 2 de outubro de 1746. A eleição simples do pároco passou, mais tarde, a ser atribuição da Casa de Misericórdia de Lisboa, dependendo, apenas, de aprovação régia.

História da cidade de Aspectos históricos

Desmembrado de:Goiana

Data de criação:20/05/1867 Lei Provincial nº720

Data Cívica (Aniversário da Cidade):04/02

O distrito de Itambé foi criado por carta Régia de 06 de janeiro de 1789 e por Lei provincial nº1.055, de 06 de junho de 1972.

Foi elevado a categoria de vila por Lei provincial nº720, de 20 de maio de 1867, - data de criação do Município - desmembrado de Goiana e Nazaré (hoje Nazaré da Mata); posteriormente, em 04 de fevereiro de 1879, pela Lei nº1.318, foi classificada como agosto de 1892, tornando-se Municío autonomo.

Segundo o boletim do Ministério de Trabalho Industria e Comercio, nº17, de janeiro de 1936, a vila de Itambé foi instalada em 01 de fevereiro de 1938. A denominação de Itambé foi mudada para També pelo Decreto-Lei estadual nº235, de 09 de dezembro de 1938.

Posteriormente, voltou a antiga denominação de Itambé pela Lei nº7.006, de 02 de dezembro de 1975 (ver diário oficial de 03 de janeiro de 1976), que por ser original, deve ser perpetuada. O capitão-general André Vidal de Negreiros, um dos restauradores de Pernambuco do dominio holandes, instituiu uma capela sob a invocação de Nossa senhora do Desterro, no território compreendido no atual municipio, dando para seu patrimonio todo o terreno da então freguesia. Por provisão do primeiro bispo da diocese, Dom Estevam Brioso de Figueiredo, datada de janeiro de 1789, foi elevada a Igreja Paroquial Curada, desmembrando-se da freguesia, de Goiana, a que pertencia. O antigo povoado denominado desterro, formado então em torno da igreja, acha-se hoje quase desaparecido.

Pela Lei provincial nº1.055, de 05 de maio de 1872, já referida, a sede da freguesia foi transferida da povoação Desterro para Itambé, ficando como matriz a igreja de Santo Antônio.

Crescendo. pouco a pouco, o povoado de Itambé tornou-se em breve um grande centro da população.

O nome Itambé e vocabulo indigena, significando "Pedra Afiada","Pedra de Amolar", que foram usadas em isqueiros, donde, posteriormente, também, a deniminação de "Pedras de FOgo", nome, alias, porque e conhecida a localidade paraibana, que lhe fica ao norte, cujas ruas são contiguas as da cidade de Itambé.

Administrativamente, o municipio é formado pelos distritos: Itambé(Sede), caricé e Ibiranga. Anualmente, no dia 04 de fevereiro, Itambé comemora a emancipação política.

Limite municipais

Norte: Estado da Paraiba

Sul: Aliança e Condado

Leste: Goiana

Oeste: Camutanga e Ferreiros

Distritos: Itambé, Caricé, Ibiranga

Povoados: Cubinha

Aspectos culturais

Feiras livres: segunda feira

Padroeira: Nossa senhora do desterro (02/02)

Festas: Carnaval; Festas juninas; Nossa senhora do desterro

Sítios históricos

Local:

distrito de Caricé: capela Nossa senhora do Rosário

Zona Rural: Ruínas da capela de Nossa senhora do deterro

Zona Rural: Engenho são sebastião/ casa grande e capela

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: LOURINALDO BEZERRA DOS SANTOS

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 304,812: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 20: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 5.753: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 1.500: matrículas
Número de unidades locais: 435: unidades
Pessoal ocupado total: 4.017: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 9.829,13: reais
População residente : 35.398: pessoas
População residente - Homens: 17.484: pessoas
População residente - Mulheres: 17.914: pessoas
População residente alfabetizada: 22.882: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 12.295: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 27.618: pessoas
População residente, religião espírita: 130: pessoas
População residente, religião evangélicas: 4.406: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 831,71: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.089,61: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 155,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 207,33: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,575:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Itambé: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Itambé? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. manoel nunes tavares neto's avatarmanoel nunes tavares neto

    Nasci em Itembé, em 06/12/1947, morei na rua da Concórdia até início de 1959, quando ainda criança, fui para o Rio de Janeiro, com minha mãe Erundina e mais três irmãos. Meu pai já tinha ido antes. Moro até hoje no Rio, entretanto, tenho saudades da minha terra.

    #1 – 31/05/2017 - 12:49

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: