Início » Pernambuco » Brejinho


Brejinho - Pernambuco



Brejinho faz parte do estado de Pernambuco. O município é constituído pelo distrito sede, pela Vila de Fátima e pelos povoados de Placas da Piedade e Lagoinha.

O POVOADO do Brejinho de José Nunes pertencia ao município de Itapetim, e teve como primeiros habitantes os senhores Manoel Simão da Silva, José Gomes da Silva, Amaro Simão da Silva, João Nunes da Costa e Manoel Ferreira da Silva, simples agricultores que souberam juntar suas forças de traballhadores e implantar o espírito de participação, contribuindo assim para a ampliação do lugarejo ali iniciado.

História da cidade de Brejinho Pernambuco - PE

O POVOADO do Brejinho de José Nunes, atualmente município do Brejinho, teve como primeiros habitantes os senhores: Manoel Simão da Silva, José Gomes da Silva, Amaro Simão da Silva, João Nunes da Costa e Manoel Ferreira da Silva, simples agricultores que souberam juntar suas forças de traballhadores e implantar o espírito de participação, contribuindo assim para a ampliação do lugarejo ali iniciado.

Simbolizando o espírito de religiosidade do homem sertanejo, em 19 de março de 1929, era celebrada a primeira missa naquele povoado, sob a sombra de uma frondosa baraúna, pelo padre João Leite Gonçlves de Andrade, situada entre as humildes casas de palha e taipa.

Na mesma data da celebração da missa realizou-se a primeira feira livre do pequeno aglomerado, com a presença de vários feirantes vindos de localidades vizinhas.

A primeira capela, erguida em homenagem a São Sebastião, teve início em 1929, sendo, anos mais tarde, ampliada e reconstruída pelo padre italiano Mário Maragon, vigário de Itapetim, na época.

Gentílico: breijinhense

Formação Administrativa:

Distrito criado com a denominação de Brejinho, por lei municipal nº 14/62, de 10-04-1962, subordinado ao município de Itapetim.

Elevado à categoria de município com a denominação de Brejinho, pela lei estadual nº 4996, de 20-12-1963, desmembrado de Itapetim.

Localização Municipal:

O Município está localizado na Macroregião do Sertão Pernambucano e na Microregião do Pajeu, com uma área territorial de 84,8 km2, limitando-se ao Norte com o Estado da Paraíba, ao Sul com São José do Egito e Santa Terezinha, ao Leste com Itapetim, e ao Oeste com a Paraíba.

A sede Municipal está a 615m de altitude em relação ao nível do Mar, tem sua posição geográfica determinada pelo paralelo de -7º20′56,4 da latitude -37º17′09.65 de longitude.

O clima é semiárido quente, com temperaturas variando entre 20ºC e 26ºC

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 106,276: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 7: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.261: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 228: matrículas
Número de unidades locais: 55: unidades
Pessoal ocupado total: 495: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 6.376,65: reais
População residente : 7.307: pessoas
População residente - Homens: 3.608: pessoas
População residente - Mulheres: 3.699: pessoas
População residente alfabetizada: 5.051: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 2.157: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 6.756: pessoas
População residente, religião espírita: 3: pessoas
População residente, religião evangélicas: 356: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 843,02: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.037,41: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 200,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 256,67: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,574:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Brejinho: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Brejinho? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: