Início » Paraíba » Santa Teresinha


Santa Teresinha - Paraíba

Município UF Código DDD CEP base Área(Km2)
Santa Teresinha PB 083 58720-000 357,953

Santa Teresinha, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião de Patose integrante da Região Metropolitana de Patos. De acordo com o IBGE, no ano de 2009 sua população era estimada em 4.778 habitantes. Área territorial de 358km².

O nome foi sugestão do vigário local, Padré José Neves, e pelo fundador da municipalidade, Francisco Rufino de Lucena, pelo fato da primeira missa ocorrida na cidade ter acontecido no mês de outubro, durante o qual se comemora as festividades de Santa Teresinha.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

História da cidade de Santa Terezinha Paraíba - PB

No Sítio Cabaças, de propriedade de Pedro Soares Santos, extamente no local onde se encontra hoje a sede do município, nasceu a cidade de Santa Terezinha.

A primeira casa de tijolos foi construída por João Soares dos Santos, em 1924, a terceira casa a ser erguida no local foi da do Sr. José Vieira, o qual instalou no local uma casa comercial, a quarta casa do lugar foi construída apenas em 1928 por Francisco Rufino de Lucena, onde foi realizada, no dia 17 de outubro de 1931, a primeira missa da cidade. No mesmo ano, realizar-se-ia a primeira feira que perdurou através dos anos com grande movimentação.

Na celebração da primeira missa o celebrante, Padre José das Neves, na época vigário de Patos, solicitou que se fizesse uma coleta pública dali para frente no sentido de angariar fundos para a construção de uma capela, construção esta iniciada logo depois e concluída no ano de 1934.

O Patrimônio de Santa Terezinha, padroeira da cidade, foi doado por Pedro Pereira de Sena, enquanto Francisco Rufino de Lucena doou os meios para a formação do Patrimônio e fundação da cidade.

Gentílico: santa-terezinha

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Santa Teresinha, pelo decreto-lei estadual nº 653, de 0512-1951, subordinado ao município de Patos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Santa Teresinha, figura no município de Patos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Teresinha, pela lei estadual nº 2677, de 22-12-1961, desmembrado de Patos. Sede no antigo distrito de Santa Teresinha. Constituído do distrito sede Instalado em 28-12-1961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007

Fonte: IBGE

Ajude a construir a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco e envie a sua contribuição.

Santa Teresinha: Imagens da cidade e Região

Estrada Patos-Itaporanga-PB
Data : 06 March 2009
Autor: VILMAR DINIZ OLIVEIRA
Sertão nordestino
Data : 31 January 2014
Autor: Amilton Fernando
Santa Teresinha - PB
Data : 09 December 2013
Autor: ruanacarolina7
As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Santa Teresinha? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)