Início » Mato Grosso » Santa Rita do Trivelato


Santa Rita do Trivelato - Mato Grosso



Santa Rita do Trivelato faz parte do estado de Mato Grosso. A população avaliada em 2009 era de 2.751 habitantes.

Santa Rita do Trivelato surgiu no ano de 1977, através de um projeto de colonização da empresa paranaense Colonizadora Trivelato no município de Nobres.

A colonizadora vendia terrenos rurais na região de Santa Rita do Trivelato para agricultores provenientes do Sul do Brasil, principalmente do Estado do Paraná, quais eram atraídos em razão dos baixos preços das terras e da fertilidade do solo.

História da cidade de Santa Rita do Trivelato

O município de Santa Rita do Trivelato foi criado através da lei estadual nº 7.234, de 28 de dezembro de 1999, de autoria do deputado estadual Nico Baracat, com território desmembrado de Nova Mutum.

Em 25 de setembro de 1999, reuniram-se nas dependências do Clube Magester, moradores da localidade então denominada Santa Rita, e também da região leste do município de Rosário Oeste a fim de formar uma Comissão Pró-Criação do município de Santa Rita do Trivelato.

O presidente da reunião foi o Sr. Wilson Martinelli, sendo secretariado por Sra. Jaqueline Batistella Durks e após ampla discussão ficou acertado que o presidente seria o Sr. Ilson Matschinske, tendo como colaboradores o próprio Martinelli e mais João Pedro Engelman, Egon Hoepers, Helga Ferreira, Luís Pedroso Soares, todos em prol de um ideal - a emancipação política de Santa Rita do Trivelato.

A condução do trabalho legislativo foi do deputado Nico Baracat, que em sua justificativa mostrou o porquê da necessidade de emancipação ´... dispondo dos requisitos exigidos e de um potencial sócio-econômico-financeiro capaz para garantir e assegurar a sobrevivência e a expansão de seu crescimento e desenvolvimento, com base numa pecuária de leite e de corte moderna; num comércio pleno, numa indústria de semi-transformação, com aproveitamento calcado no extrativismo vegetal, além de outras potencialidades capazes de gerar riquezas e impostos". O discurso convenceu os parlamentares, que passaram a conhecer melhor a realidade do lugar.

O nome da cidade foi sugerido por Petrônio Sobrinho, chefe de gabinete do deputado Nico Baracat, em outubro de 1999. Segundo Petrônio, a primeira denominação era Santa Rita e, ao ser criado o município, o desejo da comunidade era que fosse Santa Rita do Teles Pires, sugestão rejeitada por força de lei federal. O nome da cidade é homenagem à Colonizadora Trivelato, empresa que ajudou a povoar o local, a partir de meados da década de setenta, emprestando seu nome à localidade.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Rita do Trivelato, pela lei Estadual nº 7234, de 28-12-1999, desmembrado de Nova Mutum. Sede no atual distrito de Santa Rita do Trivelato (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-2001.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 4.733,924: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 2: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 425: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 128: matrículas
Número de unidades locais: 95: unidades
Pessoal ocupado total: 810: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 132.591,36: reais
População residente : 2.491: pessoas
População residente - Homens: 1.362: pessoas
População residente - Mulheres: 1.129: pessoas
População residente alfabetizada: 2.143: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 745: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 1.389: pessoas
População residente, religião espírita: 3: pessoas
População residente, religião evangélicas: 805: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 2.539,68: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.275,64: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 533,33: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 510,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,735:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Santa Rita do Trivelato: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Santa Rita do Trivelato? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: