Início » Mato Grosso do Sul » Três Lagoas


Três Lagoas - Mato Grosso do Sul

Três Lagoas é uma cidade da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Trata-se da terceira cidade mais populosa e importante desse estado e do 25º município mais dinâmico do Brasil . Fundada em 1915, sua colonização iniciou-se na década de 1880 por Luís Correia Neves Filho, Antônio Trajano dos Santos e Protásio Garcia Leal. Seu nome origina-se das três lagoas que existem na região.

A cidade apresenta uma razoável distribuição de renda e não possui bolsões de pobreza. Trata-se de um centro regional e tem todas as amenidades necessárias em um centro urbano, além de fornecer aos seus cidadãos alta qualidade de vida. De acordo com estimativas do IBGE de 2011, possui uma população de mais de 100 mil habitantes, sendo a quarta cidade mais populosa de Mato Grosso do Sul, além de ser o 271º maior município brasileiro e o 138º maior município interiorano do Brasil.

Situada em um entroncamento das malhas viária, fluvial e ferroviária do Brasil, possui acesso privilegiado às regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país e a países da América do Sul. Devido a isto, à disposição de energia, água, matéria-prima e mão-de-obra, a cidade no momento passa por uma fase de transição econômica e rápida industrialização. Apresenta, ainda, grande potencial turístico. Três Lagoas tem recebido bilhões de dólares em investimentos e é esperado que até 2011 se torne a segunda cidade, em termos econômicos e políticos, de Mato Grosso do Sul. Também foi apontada pela Revista Exame como um dos mais promissores pólos de desenvolvimento do Brasil. A cidade também ficou com o 306º maior potencial de consumo (IPC Marketing) entre todas as cidades brasileiras em 2010, com índice de 0,045%.

História da cidade de TRêS LAGOAS MATO GROSSO Monografia - nº 311 Ano: 1965

ASPECTOS HlSTóRICOS

Primitivamente habitadas pelos caiapós, as terras onde se localiza Três Lagoas foram devassadas, ao que se presume, por aventureiros paulistas, predadores de índios, que cruzaram os rios Paraná e Pardo por volta de 1632. A implantação de núcleos organizados teve lugar muito mais tarde, por colonos vindos de São Paulo e Minas Gerais. Os primeiros povoadores foram Joaqulm Francisco Lopes (irmão de Guia Lopes), que se instalou com a família em 1829, Antônio Gonçalves Barbosa, que estabeleceu fazendas em 1830, e José Garcia Leal, com sua grei. o que emprestou maior contribuição ao desenvolvimento.

A cidade foi fundada por Antônio Trajano dos Santos, no alvorecer do século

XX. Com a doação feita, a Santo Antônio, do patrimônio de vinte alqueires, o arraial estabilizou-se em torno da capelinha. O desenvolvimento foi estimulado graças à chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.

A topografia local deu nome ao Município, pois ali se localizam três lagoas, situadas no perímetro suburbano da cidade.

Formação Administrativo

O distrito de Três Lagoas foi criado pela Lei estadual nº 656, de 12 de junho de 1914.

A Lei estadual nº 706, de 15 de junho de 1915, criou o Município, com território desmembrado do de Santana do Paranaíba, instalado a 8 de agôsto seguinte, completando agora o seu meio século de existência.

A cidade surgiu a 19 de outubro de 1920, com a elevação da então vila de Três Lagoas (Resolução estadual nº 820) a esta categoria.

Até 1936 só havia um distrito quando passou a ter 8 distritos: Três Lagoas (sede), água Clara, Alto Sucuriú Xavantina, Vila dos Garcias, Xavantes, Véstia e Sucuriú.

A partir de 1943, decreto-lei n.° 545, de 31 de dezembro, Três Lagoas começa a perder território para formar novos Municípios, com o desmembramento de terras dos distritos de água Clara e Xavantina para compor o Município de Ribas do Rio Pardo. Em 1948, o seu distrito de Alto Sucuriú perde território para o Município de Camapuã. A 1.° de dezembro de 1953 perde os distritos de água Clara e Alto Sucuriú para formarem o Município do primeiro nome. Em 1961 em face da Lei estadual n.° 1 501, de 12 de julho, foi criado o distrito de Brasilândia, em seu território. A divisão territorial do Estado, vigorante no quinquênio 1964/68, compõe Três Lagoas com os distritos da sede, Guadalupe do Alto Paraná (ex-Véstia) , Arapuá, Ilha Comprida e Garcias. Os distritos de Xavantina e Brasilândia foram desmembrados para formarem o Município com a denominação deste último topônimo.

Pela Lei Estadual nº 725 de 20-06-1987, o distrito de Vicentina foi desmembrado do município de Três lagoas e elevado à categoria de município.

Em 2007, Três Lagoas compõe de quatro distritos: Arapuá, Garcias, Guadalupe do Alto Paraná e o Distrito Sede.

Fonte: IBGE

Ajude a construir a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco e envie a sua contribuição.

Três Lagoas: Imagens da cidade e Região

Nascer do sol em Três Lagoas MS.
Data : 28 June 2013
Autor: Eliton Sloma
Sol na Lagoa
Data : 07 March 2008
Autor: Mario Bueno - foto.
Tres Lagoas MS
Data : 10 March 2011
Autor: Edson Walter Cavalari
Sol nascente - de Prédio de Ramez Tebet Três Lagoas
Data : 06 January 2011
Autor: hiroshi omachi
Desfilando
Data : 29 October 2010
Autor: hiroshi omachi
Três Lagoas - Imagem em homenagem ao Cristo
Data : 22 July 2011
Autor: Sergio Falcetti
CARÃO(Aramus Guarauna)(Limpkin)
Data : 12 January 2012
Autor: hiroshi omachi
Familia de Patinho
Data : 24 June 2011
Autor: hiroshi omachi
Tapete de ipé roxo
Data : 06 November 2010
Autor: hiroshi omachi
Hotel Líder - Três Lagoas/MS
Data : 25 April 2010
Autor: Carlos Morcego
Walking
Data : 04 November 2010
Autor: hiroshi omachi
Tres Lagoas MS
Data : 10 March 2011
Autor: Edson Walter Cavalari
Três Lagoas (MS) Catedral do Sagrado Coração de Jesus
Data : 11 January 2010
Autor: Vicente A. Queiroz
Uma das Lagoas de Três Lagoas MS
Data : 01 April 2012
Autor: vanquish_v12
PRAÇA DA BANDEIRA, TRES LAGOAS/MS
Data : 02 October 2010
Autor: trembauru
Vôo de Garça Vaqueira
Data : 27 October 2010
Autor: hiroshi omachi
Empório do Lagoa - Três Lagoas/MS
Data : 14 April 2010
Autor: Carlos Morcego
Escola Afonso Pena
Data : 10 March 2011
Autor: helder costa
Pescadores
Data : 18 December 2010
Autor: hiroshi omachi
Posto São Luiz - Três Lagoas/MS
Data : 14 April 2010
Autor: Carlos Morcego
As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Três Lagoas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)