Início » Mato Grosso do Sul » São Gabriel do Oeste


São Gabriel do Oeste - Mato Grosso do Sul

São Gabriel do Oeste é uma cidade localizado no interior do estado de Mato Grosso do Sul na região Centro-Oeste. O município possui o terceiro melhor IDH do estado de Mato Grosso do Sul, com 0.808. Está atrás apenas de Chapadão do Sul (0.826) e Campo Grande (0.814). São Gabriel do Oeste é pertencente à Mesorregião do Centro-Norte de Mato Grosso do Sul e a Microrregião do Alto Taquari,. encontra-se a norte da capital do estado, distando desta cerca de 137km. Ocupa uma área de 3 864,859km², sendo que 5,04km² estão em perímetro urbano, e sua população de acordo com o Censo 2011 foi de aproximadamente 23 mil habitantes contada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 22º mais populoso de Mato Grosso do Sul.

A região de São Gabriel do Oeste é palco de atividades desde meados de 1885. Registros históricos apontam que a área onde hoje se situa a sede do município foi ocupada primeiramente por criadores de gado oriundos de Minas Gerais. O precursor dessa primeira incursão foi Bernardino Ferreira da Cunha. À época, a região integrava o município de Coxim. Em 1948, parte do território de Coxim foi desmembrado surgia o município de Camapuã, que continha os distritos de Ponte Vermelha e Areado. A ocupação das terras limitou-se às furnas - regiões mais acidentadas e providas de água, pois os chapadões do planalto não eram propícios a atividades agro-pastoris.

Somente na década de 1970, a região despertou para uma nova era de desenvolvimento. Percebeu-se a possibilidade de utilizar a área do cerrado para a agricultura. A partir de 1971, a região começou a ser estudada para sediar a cafeicultura. Tomando conhecimento dos planos do Instituto Brasileiro de Cafeicultores no plantio de café, um migrante campograndense chamado Gabriel Abrão comprou uma área próxima ao córrego Ponte Vermelha. Interessados em comprar lotes para a produção de café, paranaenses contataram Gabriel Abrão. Em 1973, fixaram-se na região dirigentes da empresa madeireira Maffissoni e Sorgatto S/A, de Renascença-PR. O grupo criou a sede de uma nova fazenda, localizada às margens do córrego Capão Redondo. Começava então uma nova etapa do desenvolvimento da região, com a chegada de Balduíno Maffissoni, logo seguido por outras pessoas do Sudoeste paranaense e Oeste de Santa Catarina: Ângelo Brizot, Silvino Bortolini, Osório Rodrigues da Silva e Alessio Boff. Do Rio Grande do Sul vieram Walter Orling e Albano Frantz.

São Gabriel do Oeste

São Gabriel do Oeste é jovem, mas a região já é palco de atividades desde meados de 1885. Registros históricos apontam que a área onde hoje se situa a sede do município foi ocupada primeiramente por criadores de gado oriundos de Minas Gerais. O precursor dessa primeira incursão foi Bernardino Ferreira da Cunha. à época, a região integrava o município de Coxim.

Em 1948, parte do território de Coxim foi desmembrado — surgia o município de Camapuã, que continha os distritos de Ponte Vermelha e Areado. A ocupação das terras limitou-se às furnas - regiões mais acidentadas e providas de água, pois os chapadões do planalto não eram propícios a atividades agro-pastoris.

Somente na década de 1970, a região despertou para uma nova era de desenvolvimento. Percebeu-se a possibilidade de utilizar a área do cerrado para a agricultura. A partir de 1971, a região começou a ser estudada para sediar a cafeicultura. Tomando conhecimento dos planos do Instituto Brasileiro de Cafeicultores no plantio de café, um campo-grandense chamado Gabriel Abrão comprou uma área próxima ao córrego Ponte Vermelha.

Interessados em comprar lotes para a produção de café, paranaenses contataram Gabriel Abrão. Em 1973, fixaram-se na região dirigentes da empresa madeireira Maffissoni e Sorgatto S/A, de Renascença (PR). O grupo criou a sede de uma nova fazenda, localizada às margens do córrego Capão Redondo.

Começava assim, uma nova etapa do desenvolvimento da região, com a chegada de Balduíno Maffissoni, logo seguido por outras pessoas do Sudoeste paranaense e Oeste de Santa Catarina: ongelo Brizot, Silvino Bortolini, Osório Rodrigues da Silva e Alessio Boff. Do Rio Grande do Sul vieram Walter Orling e Albano Frantz.

A cafeicultura, entretanto, não vingou na região. Em 1975, seria registrada a primeira colheita nos cafezais mais antigos, mas a produção foi totalmente destruída pela geada mais intensa já vista no Estado. O plano de reconstituição do café não surtiu efeitos; passou-se, então, a ter certa tendência para transformar as lavouras em pastagens.

No ano seguinte ao prejuízo nos cafezais, o povoado de São Gabriel foi elevado a distrito de Camapuã, sendo desmembrado do já antigo distrito de Ponte Vermelha. A decisão contou com a ajuda do deputado Rubem Figueiró de Oliveira.

Em 1977, surgiram os primeiros experimentos em soja, iniciando-se um novo ciclo de desenvolvimento. Dois anos depois, os moradores já não aceitavam mais a dependência de Camapuã e iniciaram-se movimentos visando à criação de um município. Os estudos para delimitação foram feitos em 1980, com o apoio dos deputados Ary Rigo e Londres Machado. Em 4 de maio realizou-se o plebiscito pela Comissão de Emancipação. No dia 12 de maio, por ato do ex-governador Marcelo Miranda Soares, foi assinada a lei em que ficou criado o novo município e estabeleceu seus limites. Seu território desmembrou-se de Camapuã, Bandeirantes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso e Coxim.

Um ato do governo federal, no entanto, adiantou as eleições previstas para 15 de novembro de 1980. Criou-se, então, um impasse administrativo, já que São Gabriel e outros oito municípios não poderiam escolher o prefeito por meios eletivos. Depois de diversas reuniões, o governo estadual criou o cargo de administrador municipal, permitindo que o município fosse instalado no dia 17 de junho de 1981.

Para administrar o recém-criado município, foi empossado o líder da fundação da cidade, Balduíno Maffissoni.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Gabriel do Oeste, pela Lei Estadual nº 3784, de 30-09-1976, subordinado ao município de Camapuã.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de São Gabriel do Oeste figura no município de Camapuã.

Elevado á categoria de município com a denominação de São Gabriel do Oeste, pela Lei Estadual nº 74, de 12-05-1980, desmembrado do município de Camapuã.

Sede no atual distrito de São Gabriel do Oeste.

Constituído de 3 distritos: São Gabriel do Oeste, Areado e Ponte Vermelha, todos desmembrados do município de Camapuã. Instalado em 17-06-1981.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 3 distritos: São Gabriel do Oeste, Areado e Ponte Vermelha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: www.saogabriel.ms.gov.br/saogabriel/cidade/id=16&item=9

Ajude a construir a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco e envie a sua contribuição.

São Gabriel do Oeste: Imagens da cidade e Região

Igreja Matriz - São Gabriel do Oeste - MS
Data : 05 February 2008
Autor: Jefferson França
Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste
Data : 22 July 2011
Autor: Sergio Falcetti
Parque Municipal - São Gabriel do Oeste-MS
Data : 07 July 2008
Autor: dutrasilva
Andaime D7K_9283.JPG
Data : 19 January 2013
Autor: Croquezz
Mosena Equips Agrops Ltda. - Filial São Gabriel do Oeste, MS
Data : 17 October 2008
Autor: dutrasilva
São Gabriel do Oeste - MS
Data : 18 January 2007
Autor: José Mário
Nova Igreja Matriz
Data : 21 November 2007
Autor: LZanchet
Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste, MS
Data : 20 January 2009
Autor: dutrasilva
São Gabriel do Oeste - MS - area rural
Data : 13 January 2007
Autor: André Martelli
Temporal, São Gabriel do Oeste
Data : 06 December 2009
Autor: dutrasilva
Lar doce lar do André
Data : 11 July 2008
Autor: dutrasilva
Escola Estadual Creuza Apª Della Colleta
Data : 20 January 2009
Autor: dutrasilva
Av. Getulio Vargas
Data : 16 July 2008
Autor: Ademir Sacca
SÃO GABRIEL DO OESTE MS, BR 163
Data : 12 March 2010
Autor: Odinei Oliveira Campo Grandense
Pórtico São Gabriel do Oeste - MS
Data : 17 May 2012
Autor: Clério Beatto
Monumento na entrada de São Gabriel - MS
Data : 05 May 2012
Autor: Fabio de Novaes Filho
Hotel Vitor
Data : 14 April 2009
Autor: Ademir Sacca
JC® - São Gabriel do Oeste - Centro - Avenida
Data : 30 June 2012
Autor: José Carminatti
JC® - São Gabriel do Oeste - Centro - Praça
Data : 30 June 2012
Autor: José Carminatti
Escola Estadual Creuza Apª Della Colleta
Data : 20 January 2009
Autor: dutrasilva
As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de São Gabriel do Oeste? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)