Início » Mato Grosso do Sul » Anastácio


Anastácio - Mato Grosso do Sul



Ánastácio é uma cidade da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Conecta-se com o município de Aquidauana através da Ponte da Amizade que cruza o Rio Aquidauana. Juntas, as duas cidades somam mais de 72 mil habitantes.

O município de Anastácio está localizado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, nos Pantanais Sul-Mato-Grossenses (Microrregião de Aquidauana). Possui latitude de 20º29’01” e longitude de 55°48’25”. Distâncias:

No município de Anastácio são encontrados os seguintes tipos de solos: Predomínio do Latossolo Vermelho-escuro álico de textura média, que são solos minerais, não hidromórficos, altamente intemperizados, profundos, bem drenados, sendo encontrados geralmente em regiões planas ou suave onduladas, Argissolos, solos minerais não hidromórficos, com horizonte B textural e argila de atividade baixa e de Neossolo Quartzarênico de baixa fertilidade natural, são solos pouco desenvolvidos, profundos e muito profundos, excessivamente drenados, mas com baixa capacidade de retenção de água, tornando esse solo desaconselhável à utilização agrícola. Tem ocorrência mais significativa na porção Centro-sul do município, Gleissolos, solos que apresentam horizonte superficial menos espesso, com cores mais claras e menores teores de matéria orgânica.

Anastácio

A história da Anastácio está intimamente ligada à de Aquidauana, datando sua origem de 15 de agosto de 1982, quando oficialmente se fundou a cidade co-irmã.

O primeiro núcleo de desenvolvimento da atual cidade de Aquidauana se fez à margem esquerda do rio do mesmo nome, em terras da Fazenda Santa Maria, adquiridas pelos fundadores da ´Princesa do Sul´. O fato foi provocado pela necessidade de se encontrar um local adequado para carga e descarga de mercadorias que provinham da cidade de Miranda pelo único meio de transporte então existentes: a navegação fluvial e as barrancas do rio em sua margem direita não eram propícias para a atração de lanchas.

Em consequencia, ao longo da rua Porto Geral, na margem esquerda, surgiram as primeiras casas comerciais e a primeira escola. Com o decorrer do tempo, Aquidauana, na margem esquerda, tornou-se importante centro de abastecimento da região sul do Estado.

O desenvolvimento da margem esquerda, somente conheceu declínio quando os trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, cortaram o município em sua margem direita e a estação ferroviária passa a concentrar às suas voltas um aglomerado urbano que cresce e se desenvolve rapidamente.

A ferrovia desbancou a navegação fluvial que era o fator do crescimento da margem esquerda.

Com o passar dos tempos, surgiu séria rivalidade entre Aquidauana e Anastácio, bairro da Sede e denominado ainda margem esquerda, julgando-se os moradores deste, prejudicados pela Administração Municipal. Partin do daí organizou-se o Movimento de Independência da Margem Esquerda — MIME — sem finalidade política e que visava unicamente sua emancipação.

Nesse trabalho, muito se destacaram os senhores Almiro Flores Nogueira e David Medeiros Sobrinho.

O distrito de Paz da Margem Esquerda foi criado pela Lei nº 1.164, de 20-11-1958 e, a partir daí, mais se acirrou a luta pela criação do Município.

Um acidente mais sério (política comercial da carne), fez com que o Movimento de Independência coordenasse a circulação de um abaixo-assinado que logo consegue 1.230 assinaturas, solicitação à Assembléia Legislativa a emancipação da Margem Esquerda.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Anastácio (ex-povoado de margem esquerda), pela lei municipal nº 1164, de 20-11-1958, subordinado ao município de Aquidauana.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Anastácio, figura no município de Aquidauana.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.

Elevado à categoria de município com a denominação de Anastácio, pela lei estadual nº 2143, de 18-03-1964, desmembrado de Aquidauana.

Sede no atual distrito de Anastácio.

Constituído de 2 distritos: Anastácio e Palmeiras (ex-Jango), ambos desmembrados do município de Aquidauana. Instalado em 01-01-1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Anastácio e Palmeiras.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1971.

Pela Lei Estadual nº 3.607, de 09-11-1976, é criado o distrito de Dois Irmãos e anexado ao município de Anastácio.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: Anastácio, Dois Irmãos e Palmeiras.

Pela Lei Estadual nº 775, de 13-11-1987, desmembra do município de Anastácio os distritos de Dois Irmãos e Palmeiras, para constituir o novo município de Dois Irmãos.

Em divisão territorial datada de 1991, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: www.anastacio.ms.gov.br/nossa-historia

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 2.946,317: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 14: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 3.490: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 551: matrículas
Número de unidades locais: 360: unidades
Pessoal ocupado total: 2.272: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 13.427,02: reais
População residente : 23.835: pessoas
População residente - Homens: 11.911: pessoas
População residente - Mulheres: 11.924: pessoas
População residente alfabetizada: 19.236: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 8.070: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 12.523: pessoas
População residente, religião espírita: 189: pessoas
População residente, religião evangélicas: 7.964: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.464,29: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.654,81: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 355,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 405,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,663:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Anastácio: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Anastácio? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: