Início » Minas Gerais » Wenceslau Braz


Wenceslau Braz - Minas Gerais



Wenceslau Braz faz parte do estado de Minas Gerais, na microrregião de Itajubá. Encontra-se a uma latitude 22º32′04" sul e a uma longitude 45º21′46" oeste, estando a uma altitude de 1005 metros. A população avaliada em 2004 era de 2.652 habitantes.

Possui uma área de 102,264km². A densidade demográfica é de 25,93 hab/km².

Seus limites são os municípios de Itajubá ao norte, Delfim Moreira a leste e sudeste, Campos do Jordão (SP) a sudoeste e Piranguçu a oeste.

História da cidade de O Município de Wenceslau Braz tem sua origem praticamente desconhecida. Sabe-se que seu primitivo nome era Bicas do Meio, em razão da existência de três cachoeiras nesta região, sendo uma no lugar denominado Bicas de Cima, Município de Delfim Moreira; outra no lugar denominado Cachoeira dos Negros, no Município de Wenceslau Braz, e a última encontra-se também no Município de Delfim Moreira, chamada Cachoeira do Salto.

Baseados em dados históricos da cidade de São Lourenço, conclui-se que o nome BICAS DO MEIO dado ao povoado que deu origem ao município, foi dado pelo bandeirante português, Lourenço Castanho, que com sua bandeira visitou todos os rios e cachoeiras do Sul de Minas a procura de pedras preciosas.

O Município de Wenceslau Braz, teve seu desenvolvimento iniciado em 1922, com a construção de uma Usina Hidrelétrica. Em setembro de 1922 chegou à região uma comissão para estudar melhor o local de cachoeiras para construir a usina. Depois de visitar várias quedas d′àgua, optaram pela Cachoeira dos Negros pertencente em sociedade aos senhores Joaquim Francisco da Costa, Manoel Rodrigues e a negros descendentes de escravos.

Através de desapropriações feitas pela comissão que pertencia ao Ministério do Exército, iniciou-se a construção da barragem, casa de máquinas, casas para os funcionários, estações transformadoras e tudo mais que fosse necessário para a implantação da Usina.

No dia 08 de dezembro de 1932 foi inaugurada oficialmente a Usina Hidrelétrica de Bicas do Meio sendo o primeiro diretor o Major Sílvio Lisboa da Cunha. Dinâmico e amigo, incentivou obras que levassem ao crescimento da cidade como Posto de Saúde e Escola que mais tarde o colocou como patrono, como homenagem agradecida do povo ao homem que morreu lutando pela usina e sua gente.

No dia 05 de fevereiro de 1941 a Usina recebeu a denominação de REPI - Rede Elétrica Piquete-Itajubá, pois fornecia energia para toda a regfião entre as cidades.

Em 1944, o bairro Bicas do Meio foi elevado a categoria de Distrito de itajubá, com uma população bem expressiva em razão da chegada de muita gente de fora atraídos com o serviço da Usina e com as obras de abertura da Estrada Federal (BR 459) que liga Itajubá à Lorena.

Em 1º de março de 1963 o Município de Bicas do Meio foi oficialmente instalado, sendo seu primeiro prefeito o Intendente Afonso Costa.

Em 09 de setembro de 1964, pela Lei nº 3.187, passou a denominar-se WENCESLAU BRAZ em homenagem ao grande estadista itajubense Wenceslau Braz, ex-presidente da República. A cidade também já teve o apelido de REPI, por causa da Usina. Nome até hoje usado pelos moradores.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Wenceslau Braz

Autor do Histórico: EUGêNIO PACELLI MORAES RENNó

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 102,487: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 4: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 406: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 86: matrículas
Número de unidades locais: 39: unidades
Pessoal ocupado total: 249: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 8.925,07: reais
População residente : 2.553: pessoas
População residente - Homens: 1.288: pessoas
População residente - Mulheres: 1.265: pessoas
População residente alfabetizada: 2.246: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 632: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 2.237: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 283: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.159,20: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.736,12: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 330,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 453,33: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,678:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Wenceslau Braz: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Wenceslau Braz? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: