Início » Minas Gerais » Varzelândia


Varzelândia - Minas Gerais



Varzelândia faz parte do estado de Minas Gerais. Em 2010 sua População cotada pelo IBGE foi de 19.116 habitantes, representando 0,1% da população do estado, No município 51,08% dos habitantes são homens e 48,91% dos habitantes são mulheres. Com área de 814,9km², representando 0,14% da área do estado, sua densidade demográfica é de 23,46 habitantes por km² e seu Índice de Desenvolvimento Humano(IDH) é de 0,631.

A povoação da região onde hoje se encontra Varzelândia está ligada a colonização do norte de Minas e ao Ciclo do Boi, quando os rebanhos vinham do norte do país pelo rio São Francisco abastecer as mineradoras.

Com esse processo surgiram várias fazendas, e Varzelândia - a cidade das várzeas - dai se originou. Dentre os seus fundadores, Melquiades Francisco Borges, Santos Gonçalves de Sousa, Bernardo Vermelho e João Borges Rego foram os principais. A origem do município está no distrito de São João da Ponte, do qual Varzelândia se emancipa em 3 de março de 1962.

História da cidade de Varzelândia

Nos idos dos anos 30, já no final da década chegaram a esta localidade, ainda tomada pela mata que escondia a beleza da formação varzeana, entre regos e vazantes, terra nova e promissora, algumas família vindas da região de Boa Vista que aqui fincaram residência, começando a construção do que mais tarde seria a cidade de Varzelândia.

Seus moradores foram crescendo, com a notícia de que aqui a cultura de algodão e feijão era propícia e lucrativa, quando na década de 50, já com aspectos de povoado, foi dado o nome de Várzea, no ano de 1955, com o trabalho dos moradores mais esclarecidos, dentro de uma luta política partidária, foi instalado o distrito, já co o nome de Varzelandia. Neste período a produção de algodão e criação de gado bovino expandiu, a sede do distrito cresceu, muitos tropeiros fincaram residência, o distrito já possuía características de cidade, e no ano de 1.962 o distrito foi elevado a situação de cidade, criando assim sua administração. A religião predominante é a católica Romana, sob os princípios da qual foram construídas as nossas crendices e cultura em geral, seu aniversário de instalação administrativa é 03 de março, sua festa tradicional é a Festa de Bom Jesus, comemorada nos dias 14 e 15 de agosto. Sua economia atualmente resume na agricultura e pecuária de corte. Estamos localizados na região Norte de Minas, distante 550 Kms da capital Belo Horizonte, ligados por estrada vicinal a 30 Kms de São João da Ponte, onde já existe estrada com pavimentação asfáltica. Três córregos cortam nosso município, desaguando no São Francisco(São Felipe) e no Rio Verde(Macaubas e Ribeirão Arapuim).

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: PAULO ILDÁCIO GONÁALVES

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 814,994: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 12: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 3.748: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 1.041: matrículas
Número de unidades locais: 229: unidades
Pessoal ocupado total: 1.027: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 6.595,75: reais
População residente : 19.116: pessoas
População residente - Homens: 9.765: pessoas
População residente - Mulheres: 9.351: pessoas
População residente alfabetizada: 13.560: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 6.624: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 15.755: pessoas
População residente, religião espírita: 9: pessoas
População residente, religião evangélicas: 2.209: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 770,01: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.177,95: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 155,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 276,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,594:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Varzelândia: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Varzelândia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: