Início » Minas Gerais » São Tiago


São Tiago - Minas Gerais



São Tiago faz parte do estado de Minas Gerais. Está localizado na mesorregião do Campo das Vertentes, a cerca de 200 quilômetros da capital, Belo Horizonte. As principais rodovias que servem o município são a BR-381 e BR-494. É conhecido também por "Terra do Café com Biscoito".

O povoado, que se transformou no atual município, foi fundado por bandeirantes espanhóis no ano de 1750. A cidade possui o nome de seu padroeiro, Santiago Maior. Os primeiros habitantes da região teriam se fixado, na busca por ouro, ao redor de uma capela erigida em homenagem ao santo na fazenda denominada "Fazenda das Gamelas" (situada entre o rio do Peixe e Jacaré). Em 1802, já figurava numa relação de arraiais do termo da Vila de São José. Em 1849, São Tiago se torna distrito de São João del-Rei, e, mais tarde, de Bom Sucesso. Em 27 de dezembro de 1948, foi criado o município, com território desmembrado de Bom Sucesso.

A economia local tradicional tem por base a agropecuária, a indústria extrativa de minerais. No setor agrícola produz milho, arroz, café, mandioca, dentre outros. A pecuária está dividida entre a produção leiteira e a recria de novilhos para o abate. No setor de mineração, além do minério de ferro, possui reservas de manganês, bauxita e tantalita. A habilidade para fazer quitandas é uma tradição que acompanha a trajetória do município. Por esta razão, mais recentemente a indústria de produção de biscoitos se consolidou e assumiu um papel importantíssimo na economia local, o que acabou conferindo a São Tiago o título de terra do café-com-biscoito.

História da cidade de Não há tradição e nem uma precisa documentação que nos permitam fixar a data dos primitivos habitantes de São Tiago. Conta-se entretanto que em 1708, foi descoberto ouro na região, no local então denominado Vargem Alegre, na Fazenda das Gamelas, de propiedade do Padre José Manoel. Outro fato significativo, como marco histórico do início da povoação, chegado até nós pela tradição oral, foi o de ter sido construída, na Fazenda das Gamelas, antes de 1760, uma Capela e a ela doado um patrimônio, em 1760, com uma nesga de terreno, hoje logradouro público na sede municipal. O doador foi Domingos da Costa Afonso e sua mulher. Pode-se então imaginar, embora sem base em documentação concreta, que na região já havia várias propriedades agrícolas, fato que se deu no início da formação do núcleo populacional, dado o fato da descoberta do ouro em 1708 e a construção da Capela em 1760. Em 1820, foi construída a Igreja do Rosário. De acordo com um documento eclesiástico, as Igrejas do Distrito de São

Tiago foram anexadas à freguesia de São João Del Rei (hoje Tiradentes), fato ocorrido em 1849. A Paróquia foi fundada por Dom Viçoso, em 1855, sendo o 1oº pároco o Padre Francisco Antônio Pereira.

Os primitivos habitantes fixaram-se na região, em 1708, à procura de ouro no lugar denominado Vargem Alegre, na Fazenda das Gamelas. Na ocasião, já lá habitavam proprietários de terras e, segundo a tradição oral, foi lá erigida, em 1760, uma capela frequentada, por ocasião de festas religiosas, pelos fazendeiros e proprietários de terras. Segundo a sistemática e mecânica na formação de nossos povoados e sua transformação em arraial, vila e cidade, pode-se concluir que os primitivos habitantes da região edificaram as suas casas ao redor da Capela. Assim foi paulatina e progressivamente desenvolvendo as atividades sócio-econômicas do arraial em informação. As atividades eram então predominantemente da pecuária e da agricultura. As atividades agropecuárias, indubitavelmente, foram a causa e os motivos da ocupação e do desbravamento da região, hoje município de São Tiago.

O topônimo tem a sua origem perdida no passado e admite-se, com justa razão, que seja o mesmo em homenagem a São Tiago, Santo da devoção dos primitivos moradores da povoação. O gentílico dos que nascem em São Tiago é "Santiaguense".

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: JOÁO BOSCO DOS REIS

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 572,400: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 7: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.443: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 445: matrículas
Número de unidades locais: 303: unidades
Pessoal ocupado total: 1.820: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 11.579,36: reais
População residente : 10.561: pessoas
População residente - Homens: 5.300: pessoas
População residente - Mulheres: 5.261: pessoas
População residente alfabetizada: 9.105: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 2.928: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 9.729: pessoas
População residente, religião espírita: 79: pessoas
População residente, religião evangélicas: 552: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.508,51: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.547,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 306,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 425,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,662:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


São Tiago: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de São Tiago? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Cleyton Da silva's avatarCleyton Da silva

    opa me ajuda estou precisando de imformacoa a respeito de imigracao!

    #1 – 22/01/2017 - 12:09

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: