Início » Minas Gerais » São José do Goiabal


São José do Goiabal - Minas Gerais



São José do Goiabal faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 5926 habitantes. Possui área de 185,854km².

A origem do nome da cidade é explicada pela grande quantidade de goiabeiras nativas no local e faz referência, também, ao padroeiro. Havia um quilombo na região, até 1914, quando ali se estabeleceram Manoel Ribeiro da Torre Júnior, sua esposa e seu filho. O povoado começou a se desenvolver através da agricultura. Em 1938, sua denominação foi simplificada para Goiabal. Após sua emancipação, em 1953, a cidade voltou a se chamar São José do Goiabal.

O forte apelo cultural em São José do Goiabal é muito influenciado pela religião, principalmente a católica. Como exemplos de Manifestações religiosas temos as festas de Nossa Senhora do Rosário, Jubileu Senhor Bom Jesus e agora a festa do Pe. Ermelindo sempre no primeiro domingo do mês de setembro. Na festa do Rosário, é escolhido um "Rei e uma rainha branca" que contribuem com as dispesas da festa; e também há a rainha negra que é escolhida hereditáriamente. Além das festas religiosas São José do Goiabal tem várias manifestações culturais como a festa dos Trabalhadores, a Cavalgada e o Carnagoiaba.

História da cidade de São José do Goiabal

A região onde se localiza o município de São josé do Goiabal era habitada pelos índios Botocudos, comprovado pelos objetos indígenas encontrados por escavaçãoes feitas nas imediaçãoes da localidade denominada Palmeiras do Rio Doce. Desde 1854 já existia sesmarias, cujos donatários desconhecidos da história, abandonaram a região, voltando as suas terras de origem. Pela falta de recursos para combater os índios e moléstias que afetavam a região, os primeiros proprietários a se retirarem deixaram vários escravos que para se protegerem dos grandes perigos, formaram uma aldeia no lugar denominado Goiaba, nome este devido a grande quantidade desta fruta. Anos depois, atraídos novamente pela fertilidade das terras, outros brancos acorreram a localidade, destacando-se Manoel Ribeiro da Torre Jr, Francisco Ribeiro e Manoel Lúcio de Moraes. Com a chegada destes desbravadores, iniciou-se um trabalho de reeducação do negro, reprimindo os abusos e exercendo autoridade para expandir a atividade agropecuária. Mais tarde outros brancos se fixaram no lugar, dedicando, além da atividade agrícola, ao comércio e o artesanato. Conta-se que em 1870 aproximadamente, um artesão chamado Severino da Costa Leite, fez um maravilhosom tapete e o ofereceu ao Imperador da época.

Com a construção da Igreja em honra a São José e fazendo alusão a primeira denominação do lugar, deu-se a origem do topônimo de São José do Goiabal, tendo como gentílico GOIABALENSE.

Formação Administrativa

O distrito foi criado em 08-10-1929 pela Lei n°. 1085, nesta data pertencendo ao município de São Domingos do Prata.Pela Lei n°. 1039 de 12-12-1953 foi elevado a categoria de município, desm embrando-se do município de São Domingos do Prata e tendo sido instalado em 01-01-1954. Á composto somente do distrito sede.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: MARCELO GOMES MARTINS

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 184,511: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 3: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 734: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 166: matrículas
Número de unidades locais: 130: unidades
Pessoal ocupado total: 652: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 8.103,44: reais
População residente : 5.636: pessoas
População residente - Homens: 2.732: pessoas
População residente - Mulheres: 2.904: pessoas
População residente alfabetizada: 4.659: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.679: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 4.599: pessoas
População residente, religião espírita: 7: pessoas
População residente, religião evangélicas: 783: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.100,21: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.804,09: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 293,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 340,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,666:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

São José do Goiabal: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de São José do Goiabal? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: