Início » Minas Gerais » Piranguinho


Piranguinho - Minas Gerais



Piranguinho é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. A população avaliada em 2011 é de 8 063 habitantes. É considerada a capital nacional do Pé-de-moleque. Cidade rica em recursos naturais, produtos agrícolas e atrações festivas como rodeio, festa do pé-de-moleque e o carnaval.

"Piranguinho" é um termo formado pela junção de um termo tupi, pyrang ("vermelho") com o sufixo diminutivo da língua portuguesa, "inho".

Situada em posição privilegiada, no entroncamento da BR-459 com com a MG-173, a cidade é também beneficiada pela proximidade com Itajubá, tendo recebido nos últimos anos muitos moradores desta cidade vizinha, que buscam preços mais baixos de imóveis e tambem melhor qualidade de vida. A vinda de duas unidades da Siemens para Itajubá, bem como a duplicação da Helibras e a expansão da Unifei já começam a trazer reflexos para a economia piranguinhense, como a construção de novos loteamentos e também o fortalecimento do comércio.

História da cidade de Piranguinho iniciou sua história no final do século XIX, quando o Brasil ainda era um Império governado por D. Pedro II. Nesta época, o país vivenciava a hegemonia da produção cafeeira que deslocava para a região sudeste os investimentos na modernização econômica. Ainda que muitos estudiosos focalizem o papel do café como único responsável pelo surto desenvolvimentista, sabe-se atualmente que a economia brasileira mostrava uma significativa diversificação.

Apesar de estarem voltados para o suprimento do mercado interno, esses outros produtos também foram responsáveis pelo desenvolvimento desse processo de modernização do Brasil. No intuito de facilitar o escoamento de produtos (principalmente agrícolas), estradas de ferro foram instaladas em diversas regiões do país, melhorando, inclusive, o sistema de comunicações e transportes. é, nesta conjuntura, diversas regiões de Minas Gerais assumiram novos contornos políticos, sociais e econômicos.

A região onde atualmente se localiza o município de Piranguinho, até meados do século XIX, era propriedade da Baronesa Leocádia de Lourenço e estava subordinada a São Caetano da Vargem Grande - atual Brazópolis. Com os anos, a localidade acabou se tornando alvo de interesse por parte das autoridades responsáveis em desenvolver o projeto "Rede Mineira de Viação". Tal empreendimento visava à construção de uma estrada de ferro que ligasse Itajubá à Santa Rita do Sapucaí, estendendo a malha ferroviária a outras regiões do Estado.

Na referida época, a região era provida de ricas matas que continham madeiras de lei - tais como jacarandá, jequitibá, taiúva, pereira e outras - que poderiam ser úteis como dormentes na construção da ferrovia. Dessa forma, uma comissão constituída por encarregados - chefes do projeto - dirigiu-se à Baronesa no intuito de estabelecer uma espécie de parceria: Leocádia ofereceria a madeira necessária às obras, bem como sua retirada, seu preparo e a mão-de-obra necessária; por fim, a proprietária construiria um engenho de serra movido à água para beneficiamento da madeira; a comissão construtora, por sua vez, se comprometeria a fornecer o projeto das instalações, a gerir a construção do engenho, retificar o curso do Ribeirão dos Porcos e represar suas águas permitindo o funcionamento do projeto. Foi dessa forma que a região acabou se tornando conhecida como "Engenho de Serra".

Apesar das divergências documentais a respeito da data em que são iniciadas as obras, sabe-se que a ferrovia começou a ser construída nos primeiros anos da década de 1880. A necessidade de trabalhadores para a empreitada naturalmente atraiu um número significativo de pessoas. Dessa forma, inúmeros barracos de madeira e casas de pau-a-pique foram surgindo em torno do engenho para abrigar os trabalhadores do "Engenho de Serra" e também os da estrada-de-ferro, dando origem, assim, a uma pequena povoação.

Fonte: Prefeitura Municipal de Piranguinho

Autor do Histórico: EUGêNIO PACELLI MORAES RENNó

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 124,803: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 7: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.182: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 463: matrículas
Número de unidades locais: 212: unidades
Pessoal ocupado total: 1.056: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 10.215,10: reais
População residente : 8.016: pessoas
População residente - Homens: 4.066: pessoas
População residente - Mulheres: 3.950: pessoas
População residente alfabetizada: 6.906: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 2.418: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 6.672: pessoas
População residente, religião espírita: 41: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.082: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.654,58: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.811,91: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 382,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 510,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,717:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Piranguinho: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Piranguinho? Então deixe seu comentário!


Comentários (2)

  1. Eduardo's avatarEduardo

    que biscoito

    #2 – 31/08/2016 - 17:49

  2. Eduardo's avatarEduardo

    mo legal hein fera

    #1 – 31/08/2016 - 17:48

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: