Início » Minas Gerais » Pescador


Pescador - Minas Gerais



Pescador faz parte do estado de Minas Gerais. Sua população estimada é 4.128 habitantes.

Pescador, antigo distrito, foi emancipado pela Lei nº 2.764 de 30 de dezembro de 1962, com território desmembrado do município de Itambacuri.

A cidade comemora o carnaval tradicional (de rua), festas juninas (quadrilhas), e existe também a tradição da festa do padroeiro da cidade, São Pedro. Nessa época as ruas da cidade ficam cheias. Barracas e turistas de diversos lugares dão mais vida à cidade que é previamente preparada (esteticamente) para essa festa.

Até 1925, a região onde hoje está localizada a cidade de Pescador era habitada apenas pelas famílias de Henrique Alves Batista, Santo Batista, José Ferreira do Oliveira e Antônio Papagaio, além de uns poucos colonos. A 1º de setembro de 1925, chegou o padre Capuchinho Frei Gaspar de Módica, que celebrou missa na fazenda do Sr. Antônio Papagaio, e no dia seguinte, na fazenda de Henrique Alves Batista.

Dias depois, o Sr. Henrique Alves Batista, a conselho do Frei Gaspar de Módica, distribuiu terras ao povo que chegava para desbravar as matas, motivando o início de um povoado. Já erguido o povoado, no dia 29 de Junho, dia de São Pedro, o Frei Gaspar de Módica, abrindo uma picada no meio da mata, ao chegar ao povoado, o povo teria exclamado: "São Pedro vos trouxe aqui!", frase que originou o nome São Pedro, que mais tarde, pela Lei nº 1.058, de 31 de dezembro de 1943, passou para Pescador, por ser São Pedro conhecido como "O Pescador".

Um dos fatores que motivou o rápido crescimento do povoado foi a abertura da estrada Igreja Nova(hoje Campanário) - São Pedro(atual Pescador), pois esta estrada permitia a ligação com Itambacuri.

FORMAçãO ADMINISTRATIVA:

Fundado em 1925, o povoado de São Pedro foi elevado a distrito pela Lei nº 148, de 17 de dezembro de 1938, com território desmembrado do distrito de Igreja Nova(hoje Campanário). Pela Lei nº 1.058, de 31 de dezembro de 1943, perdeu terras para o distrito de Fidelândia(ex-São Fidélis), município de Ataléia , e passou a se denominar Pescador. Pela Lei nº 2.764 de 30 de dezembro de 1962, passou a município, com território desmembrado de município de Itambacuri.

FORMAçãO JUDICIáRIA:

O município de Pescador está jurisdicionado à Comarca de Itambacuri, de 2ª Entrância, desde sua emancipação.

TURISMO E EVENTOS:

Pescador não oferece atração turística. Comemora-se as festas de Carnaval, Festejos Juninos, Natal e a Festa de São Pedro, seu padroeiro, a 29 de junho, com quadrilha, muito quentão, havendo barraquinhas e leilões de prendas oferecidas ao Santo Padroeiro.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: GILMAR MORAES DE FREITAS

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 317,463: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 5: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 666: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 171: matrículas
Número de unidades locais: 56: unidades
Pessoal ocupado total: 379: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 8.234,61: reais
População residente : 4.128: pessoas
População residente - Homens: 2.045: pessoas
População residente - Mulheres: 2.083: pessoas
População residente alfabetizada: 3.133: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.356: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 3.520: pessoas
População residente, religião espírita: 4: pessoas
População residente, religião evangélicas: 486: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.182,52: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.346,27: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 226,40: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 306,67: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,656:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Pescador: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Pescador? Então deixe seu comentário!


Comentários (2)

  1. JOSE FERREIRA DE SOUZA's avatarJOSE FERREIRA DE SOUZA

    Meu pai foi convidado pelo ser Henrique 1949 para fazer o forro da antiga Igreja ele e conhecido Tiago o melhor carpinteiro da cidade faleceu nesta cidade em 1967 lembro familia dos algustin sr Alfredo fazia celebração na igreja levando o lampião a querozeni ioio velhinho que brincava com as crianças o grande incêndio no dia do comíciu grande Baiano periquito que fazia o carnaval a chegada do padre João cavagalva nós animais que ficava enfrente da igreija logo depois tros farmacetico nome Aprigio dos craque Bida Zuleigo Didi Huanão professora Jene e Bianca 1º Onibus ou perua João Simão o fabricande de caichaça tião celeiro fabricava cela Sancle locador de bicicleta

    #2 – 13/07/2016 - 01:15

  2. Maria  arlete   Pereira de  Oliveira's avatarMaria arlete Pereira de Oliveira

    Olá gostaria de agradecer pelas fotos postadas dessa linda cidade onde cresci e passei parte da minha adolescência, cidade maravilhosa, onde estudei e frequentei a igreja católica com minha vovó. ....tenho muitas recordações Boas desse lugar, sinto saudades da minhas amigas dos passeios ao redor da cidade. ....sou sobrinha de José Alberto (já falecido) e Maria que trabalhavam na fabricação de queijos. ...minha tia Maria ainda mora na cidade logo na entrada. ....Hoje atualmente moro em São Paulo mas assim que for em Minas Gerais quero ir visitar essa linda cidade onde cresci. .....Abraços a todos e parabéns pelo documentário! !!!!

    #1 – 13/01/2016 - 20:42

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: