Início » Minas Gerais » Perdões


Perdões - Minas Gerais



Perdões faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2010 é de 20.140 habitantes.

A capela de Bom Jesus dos Perdões, ao redor da qual se formou o arraial dos Perdões, foi edificada por iniciativa do alferes português Romão Fagundes do Amaral e de Rubens Airão, na época da colonização, no século XVIII. Conta a tradição que Romão Fagundes, fugitivo da justiça, ofereceu a D. Maria I, em troca do seu perdão, um cacho de bananas todo em ouro maciço, originando-se, desse fato, a denominação de Perdões. O arraial de Bom Jesus dos Perdões figurava, em 1802, entre o termo da vila de São José, sendo elevado à categoria de freguesia em 1855, com o nome reduzido para Perdões . Passa a município em 1911, desmembrando-se de Lavras. Inspirando poetas e compositores, Perdões, situada entre vales e colinas.

Igreja Matriz - A igreja é um ótimo local para oração e participar das mais diversas atividades desenvolvidas, situada na Praça da Matirz, em um dos pontos mais altos da ciade de perdões. No finais de semana a praça da igreja fica repleta de jovens.

História da cidade de A capela de Bom Jesus dos Perdãoes, ao redor da qual se formou o arraial dos Perdãoes, foi edificada por iniciativa do alferes português Romão Fagundes do Amaral e de Rubens Airão, na época da colonização, no século XVIII. Conta a tradição que Romão Fagundes, fugitivo da justiça, ofereceu a D. Maria I, em troca do seu perdão, um cacho de bananas todo em ouro maciço, originando-se, desse fato, a denominação de Perdãoes. O arraial de Bom Jesus dos Perdãoes figurava, em 1802, entre o termo da vila de São José, sendo elevado à categoria de freguesia em 1855, com o nome reduzido para Perdãoes . Passa a município em 1911, desmembrando-se de Lavras. Inspirando poetas e compositores, Perdãoes, situada entre vales e colinas.

Pontos turísticos

Igreja Matriz - A igreja é um ótimo local para oração e participar das mais diversas atividades desenvolvidas, situada na Praça da Matirz, em um dos pontos mais altos da ciade de perdãoes. No finais de semana a pração da igrja fica repleta de jovens.

Igreja do Rosário - Em 3 de agosto de 1770 Romão Fagundes recebeu promissão canônica, para a bênção dessa Igreja de Lavras, que era sede paroquial, então conservamos essa Igreja como sinal de berço de nosso município. Desde o início dedicada ao Senhor Bom Jesus essa Igreja é a primitiva capela do Senhor dos Perdãoes e depois dedicada a Nossa Senhora do Rosário, quando construiu a Igreja Matriz. No antigo altar estava o lugar onde se encaixava a cruz da imagem do Crucificado, Senhor dos Perdãoes; não foi possível conservar esta tábua sem nenhuma pintura, apenas com guaque. O senhor Bom Jesus e sua Mãe Santíssima tem abençoado essa terra há 223 anos . Na construção, tudo tão difícil, o fundador de nosso município erguia a capela na Serra do Senhor Bom Jesus. Como consta nos documentos antigos, a Serra do Senhor Bom Jesus a sua Capela custou tanto trabalho, forças e dedicação de escravos naquele tempo. Não sabemos contar quantos passos subiram esses degraus; não sabemos contar quantas pessoas passaram nesta Igreja, lançando olhar de esperança e quanto olhar de ressurreição. Acompanhavam também os seus ao cemitério, nem sabemos quantos foram sepultados dentro da Igreja, primeiro cemitério de nossa paróquia. Aqui, dentro da Igreja, está sepultado o fundador de nosso Município, Romão Fagundes do Amaral. Esta Igreja serviu de escola, durante muitos anos, várias pessoas estudaram nela e fazendo do corpo da Igreja como salas de aulas, e durante algum tempo foi utilizada como Igreja Matriz do município.

Fonte: wikipedia

Autor do Histórico: MÁRCIO SILVA BALÁO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 270,657: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 10: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.506: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 753: matrículas
Número de unidades locais: 574: unidades
Pessoal ocupado total: 4.386: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2013: 16.594,22: reais
População residente : 20.087: pessoas
População residente - Homens: 9.875: pessoas
População residente - Mulheres: 10.212: pessoas
População residente alfabetizada: 17.473: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 5.115: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 15.591: pessoas
População residente, religião espírita: 204: pessoas
População residente, religião evangélicas: 3.589: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.455,91: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.252,02: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 417,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 432,50: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,744:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Perdões: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Perdões? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: