Início » Minas Gerais » Pequeri


Pequeri - Minas Gerais



Pequeri faz parte do estado de Minas Gerais. Encontra-se na Zona da Mata mineira. A população avaliada em 2010 era de 3.165 habitantes.

Pequeri foi fundada por Marcelino Dias Tostes e por Manoel Gervásio que construíram a capela de São Pedro na divisa das Fazendas São Pedro e Piquiri. Posteriormente, a vila recebeu várias famílias de imigrantes italianos que ajudaram na colonização da área. Antes de sua emancipação em 1953, foi distrito de Juiz de Fora, Mar de Espanha e Bicas (de quem se emancipou). Em tupi-guarani "piquiri" significa "rio do peixinhos". Quando era distrito de Bicas era conhecida como São Pedro do Pequeri.

As principais festas da cidade são o Carnaval e a festa em comemoração a Imigração Italiana denominada CARNEVALLE, que acontece no mês de setembro.

História da cidade de Ao norte do Município estabeleceu-se o Major Marcelino Dias Tostes, ex-combatente da Campanha no Paraguai. à sua Fazenda denominou-se "Piquiri". Ao Sul, Manoel Gervásio da Silva Fialho, criou a sua Fazenda a que denominou Fazenda São Pedro. Uma das famílias colonizadoras da região e que teve papel muito importante no desenvolvimento local foi a dos Dutra de Morais, sendo o membro mais proeminente o Dr. Antero Dutra de Morais, Médico e Senador.

ORIGEM DO TOPôNIMO:

Entre as propriedades agrícolas mencionadas, a Fazenda "Piquiri", vocábulo de origem tupi, que significa "Rios dos Peixinhos", e a Fazenda "São Pedro", havia um terreno plano banhado por alguns córregos; veio dessa particularidade a escolha das terras onde posteriormentre iria fundar-se o arraial, que por isso, tomou o nome de "São Pedro do Piquiri". Em 1923 a grafia doi alterada e suprimida a primeira parte do nome, passando o já então Município a denominar-se "Pequeri".

OCUPAçãO DO TERRITóRIO:

A agropecuária foi o fator predominante na formação do futuro Município, cujo início, sugundo se sabe, deu-se entre 1860 e 1870. Mais tarde a mineração consolidou o desenovolvimento da região, com a descoberta de jazidas de Feldspato, Quartzo e calcáreos diversos, possbilitando a implantação das indústrias de beneficiamento de minerais, ao lado da Agricultura e a Pecuária leiteira, que , contudo, mantém seu importante pepel na esconomia local.

EMANCIPAçãO:

Município da Zona da Mata Mineira, criado pela Lei nº 1039, de 12/12/1953, com território desmembrado do Município de Bicas. O Patrimônio da capela de São Pedro foi instituido pelo Capitão Marcelino Dias Tostes e Manoel Gervásio da Silva Fialho, conforme escrituta de 10/09/1887. O Povoado de São Pedro, no Município de Juiz de Fora, foi elevado a Distrito pelo decreto nº 73, de 16/05/1890. No mesmo ano, foi alterada a denominação do Distrito de São Pedro para São Pedro do Pequeri, pelo decreto nº 162, de 11/08/1890. Na divisão administrativa de 1911, o Distrito figura no Município de Mar de Espanha. Pela Lei nº 843, de 07/09/1923, foi a denominação reduzida para "Pequeri" e anexado ao Município de Bicas, criado pela mesma Lei. Em 1953 foi criado o Município de Pequeri, com território desmembrado de Bicas, conforme a Lei 1039 de 12/12/1953 e é atualmente constituido de um único Distrito.

Pertence a Comarca de Bicas

GENTíLICO: Pequeriense

Fonte: Arquivos históricos da Agência do IBGE em Bicas

Autor do Histórico: LEONARDO LUIZ CABRAL

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 90,833: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 2: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 355: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 86: matrículas
Número de unidades locais: 128: unidades
Pessoal ocupado total: 888: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 11.210,57: reais
População residente : 3.165: pessoas
População residente - Homens: 1.563: pessoas
População residente - Mulheres: 1.602: pessoas
População residente alfabetizada: 2.693: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 779: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 1.961: pessoas
População residente, religião espírita: 47: pessoas
População residente, religião evangélicas: 887: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.185,27: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.823,94: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 425,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 510,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,694:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Pequeri: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Pequeri? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: