Início » Minas Gerais » Malacacheta


Malacacheta - Minas Gerais



Malacacheta faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 19.272 habitantes. Foi lá que ocorreu o episódio conhecido como "Aparição do Demônio no Catulé", onde camponeses adeptos de uma corrente religiosa assassinaram crianças e animais domésticos por estarem possuídos pelo demônio.

Malacacheta foi fundada em 1874,com o nome de ’’Santa Rita de Malacacheta’’ (Santa Rita era a padroeira da cidade; mais tarde tirou-se o nome de Santa Rita e ficou apenas Malacacheta).

O nome Malacacheta tem duas variações: 1º: acredita-se que existia um mineral chamado mica,utilizado como placa isolante de eletricidade. 2º:existia uma tribo de índio chamada malacaxis,o que daria origem ao nome de Malacacheta. Os principais fundadores foram: Cassimiro Gomes Leal, Cassiano Ferreira Terra e Marçal Luíz Pego.

História da cidade de Os fundadores de Malacacheta foram Cassimiro Gomes Leal, Cassiano Ferreira Terra, Marçal Luiz Pego e outros aos quais é atribuído o primeiro contato com os índios maxacalis que habitavam a região onde hoje se encontra a sede municipal.

Esses elementos conseguiram obter a confiança dos silvicolas mediante um trabalho de catequese bem realizado e que resultou na cessão, por partes dos índios, de uma grande faixa de terras, onde se iniciou o povoado.

Isto aconteceu por volta de 1874, quando o novo núcleo, em pleno desenvolvimento, recebeu a visita do Cônego Benicio José Ferreira, Vigário da paróquia de Capelinha da Graça. E m homenagem e retribuição à colaboração espontânea recebida dos silvicolas maxacalis, sugeriu aquele sarcedote fosse dada ao lugar a denominação de Santa Rita de Malacacheta.

Iniciou-se a construção de uma capela, que, após concluída, foi entregue à direção do Sr. Luiz Rodrigues da Cruz.

O povoado cresceu rapidamente e em 17 de outubro de 1886, foi fundada a paróquia de Santa Rita de Malacacheta, tendo sido seu primeiro Vigário o Revmº Padre Cirilo de Paula Freitas, mais tarde bispo de Corumbá, em Mato Grosso.

Em 14 de setembro de 1891, pela Lei estadual nº 2, com a denominação de Malacacheta, foi o povoado elevado à categoria de distrito, subordinado a circunscrição administrativa de Nossa Senhora de Filadelfia, hoje Teofilo Otoni.

O primeiro juiz de Paz foi o cidadão Marção Luiz Pego.

O distrito foi elevado à categoria de municipio, em 7 de setembro de 1923, pela Lei Estatudal nº 843, composto dos seguintes distritos: Malacacheta, Novilhona, Setubinha, e Trindade atual Jaguaritira. A instalação verificou-se em 14 de setembro de 1924.

A primeira Câmara Municipal, também foi instalada na mesma data, teve como Presidente o cidadão Juscelino Aarão Ferreira dos Santos e como Vice-Presidente Fulgêncio Fernandes Abrantes.

Os nascidos aí são chamados de malacachetenses.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: DIONEL NOVAES MIRANDA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 727,886: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 10: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.986: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 1.086: matrículas
Número de unidades locais: 246: unidades
Pessoal ocupado total: 1.370: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 8.611,26: reais
População residente : 18.776: pessoas
População residente - Homens: 9.159: pessoas
População residente - Mulheres: 9.617: pessoas
População residente alfabetizada: 13.485: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 5.850: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 15.904: pessoas
População residente, religião espírita: 35: pessoas
População residente, religião evangélicas: 2.249: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 958,54: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.393,65: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 250,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 300,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,618:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Malacacheta: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Malacacheta? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: