Início » Minas Gerais » Guidoval


Guidoval - Minas Gerais



Guidoval faz parte do estado de Minas Gerais.

O município encontra-se na Mesorregião da Zona da Mata e dista por rodovia 298km da capital Belo Horizonte.

A altitude da sede é de 302 m, possuindo como ponto culminante a altitude de 1119 m na Serra de Santa Bárbara. O clima é do tipo tropical com chuvas durante o verão e temperatura média anual em torno de 23°C, com variações entre 18°C (média das mínimas) e 31°C (média das máximas). (ALMG)

História da cidade de GUIDOVAL MINAS GERAIS Monografia - n.º 333 Ano: 1966

ASPECTOS HistóricoS

OS PRIMITIVOS habitantes da região foram os índios coroados, da orla marítima fluminense, que temendo o ataque dos tamoios partiram do vale inferior do rio Paraíba, atingindo Pomba, Miragaia, Serra da Onça e Piranga, nas suas migrações para o sertão. Posteriormente perseguidos pelos goitacazes subiram os afluentes do rio Pomba, aldeando-se nas proximidades dos rios Bagre e Chopotó.

Os primeiros contatos com esses indígenas foi realizado pelo Coronel Guido Tomaz Marliére, comandante das Divisões Militares do Rio Doce e Encarregado da Civilização e Catequese dos índios. Nomeado por D. João VI. Diretor-Geral dos índios, o ex-oficial francês instalou seu quartel general no lugar denominado Serra, da Onça. Em consequência, intensificou-se o tráfego entre Serra da Onça e os primitivos aldeamentos do Presídio de São João Batista (hoje Visconde do Rio Branco).

A distância entre os dois aldeamentos era grande e a penosa, jornada se fazia por uma estreita picada aberta na mata virgem pelos índios da Serra da Onça Marliére fez então, construir, nas margens do rio Chopotó, um rancho de sapé para abrigar aqueles que se serviam dessa única via de comunicação.

Com o correr dos anos e à medida que os índios iam se civilizando, formou-se um núcleo de povoamento que deu origem ao arraial, então conhecido por Arraial do Rancho de Sapé e mais tarde Arraial do Sapé, simplesmente.

Com o crescimento da população constituiu-se um patrimônio público para ereção da igreja, em terrenos doados pelos primitivos habitantes. Em 1851, a povoação foi elevada a distrito de paz e cinco anos depois tornou-se freguesia Santana do Sapé.

Em 1928, as Câmaras Municipais de Ubá, Pombas, Visconde do Rio Branco e Cataguases, fizeram erigir, na Serra da Onça, no local onde foi sepultado Guido Tomaz Marliére, um monumento que guarda a urna com os restos mortais do grande pioneiro da catequese dos índios.

Em 1943, o distrito do Sapé teve seu nome modificado para Guidoval, em homenagem a seu fundador, e em 1948 obteve a autonomia administrativa.

Formação Administrativa e Judiciária

Em l851, pela Lei provincial nº 538, foi criado o distrito de paz, com o nome de Sapé de Ubá.

A freguesia, com a denominação de Santana do Sapé, deve sua criação à Lei provincial nº 758. de 2 de maio de 1856. Pela Lei estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923, o nome do distrito foi simplificado para Sapé

O Município de Guidoval foi criado pela Lei estadual nº 336, de 27 de dezembro de 1948, com sede no distrito de Guidoval (ex-Sapé), desanexado do Município de Ubá. A sua instalação foi a 1º de Janeiro de 1949.

Sempre foi composto de um só distrito - o da sede.

Guidoval é têrmo da comarca de Ubá.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 158,375: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 4: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 858: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 225: matrículas
Número de unidades locais: 233: unidades
Pessoal ocupado total: 1.642: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 15.011,70: reais
População residente : 7.206: pessoas
População residente - Homens: 3.638: pessoas
População residente - Mulheres: 3.568: pessoas
População residente alfabetizada: 6.048: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.862: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 5.516: pessoas
População residente, religião espírita: 214: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.055: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.409,66: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.667,87: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 463,33: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 473,33: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,683:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Guidoval: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Guidoval? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: