Início » Minas Gerais » Grupiara


Grupiara - Minas Gerais



Grupiara faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 1.433 habitantes.

É o terceiro menor município do estado, de acordo com os números do Censo demográfico 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No último levantamento, feito em 2000, eram 1.376 habitantes.

Grupiara (ou antigamente Troncos) tronou-se distrito em 1923 (subordinado ao município de Estrela do Sul) e foi elevado à categoria de município em 30 de dezembro de 1962.

História da cidade de Pelo que se tem notícia, os primeiros habitantes foram aventureiros garimpeiros, porém sem saber com exatidão suas origens e procedências, outros dizem que vierem que vieram da Vila da Santa Rita da Estrela (Estrela do Sul/MG), do Estado de Goías de de outras regiões não mencionadas e se instalaram em precárias moradias de pau-a-pique, cobertas de folhas de babaçu, nas margens do Rio Bagagem. Também se fala num representante político Major Afonso Augusto Batista e num valente e perigoso gangaceiro conhecido por índio Afonso e seus filhos que eram respeitados por todos. índio Afonso foi assassinado por uma emboscada dos Machados, família que aqui residia. O Município foi ocupado por garimpeiros que vinham em busca da sonhada pedra, o diamante. Em data de 12 de outubro de 1908, foi doado ao glorioso Mártir São Sebastião dos Troncos, uma parte de terras de culturas e de campos que a finada Rita Antonia de Jesus possuía na fazenda Troncos com o valor de 50 mil réis, a qual foi cedido para o patrimônio com a condição de este ser administrado pela municipalidade competindo esta conceder datas para o aumento da povoação, não podendo exceder de 40 metros de frente com igual de fundos e que seriam concedidas gratuitamente, pois o intento é ceder arranchação à pobreza. E por se esta a nossa vontade mandamos passar o presente o qual assinamos. Fazenda Troncos 12 de outubro de 1908 (datas quer dizer terrenos ou lotes). Sendo doadores: Domingos Antonio Rodrigues, Terêncio Antonio Rodrigues e Jesuíno Pinto Gonçalves, Alberto Antonio Rodrigues, Manoel Rodrigues e Urselina Maria de Jesus. Documento transcrito no Cartório de 1º Ofício de Estrela do Sul, conforme certidão extraída em data de 11 de setembro de 1968. O lugar era conhecido por São Sebastião dos Troncos, ou simplesmente Troncos. O nome Troncos originou-se de prisões de madeira para castigo de escravos, que intitulava Troncos, São Sebastião em homenagem ao padroeiro. Com esforço do Magor Afonso Augusto Batista houve a criação do Distrito, com a Lei nº 843 de 07 de setembro de 1923 com o nome de GRUPIARA. Grupiara é originado de garimpos diamantinos que eram abundantes no município. Grupiara é cascalho brotado no solo, onde facilita o trabalho dos garimpeiros. Grupiaense é o gentílico dos nascidos em Grupiara. Grupiara teve sua emancipação política através de reivindicações feitas pelo Deputado Estadual Lourival Brasil, político da região. Com o apoio da Assembléia Legislativa do eminente Governador José de Magalhães Pinto se deu a emancipação do Distrito de Gupiara, passando a ter a categoria de cidade por força da Lei nº 2.764 de 30 de dezembro de 1962. Para a instalação do Município, foi nomeado pelo Sr. Governador, o intendente Sr. Ranulfo Alves de Oliveira, instalando a intendência Municipal em 01/03/1963 e fazendo funcionar a orgânica de Grupiara.

Fonte: Arquivo da Agência, Prefeitura Municipal e Escola estudual Coronel Faleiros de Aguiar.

Autor do Histórico: PAULO ARAúJO QUEIROZ

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 193,141: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 1: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 201: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 44: matrículas
Número de unidades locais: 41: unidades
Pessoal ocupado total: 354: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 16.058,66: reais
População residente : 1.373: pessoas
População residente - Homens: 714: pessoas
População residente - Mulheres: 659: pessoas
População residente alfabetizada: 1.179: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 349: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 920: pessoas
População residente, religião espírita: 26: pessoas
População residente, religião evangélicas: 358: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.710,87: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.445,57: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 600,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 500,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,731:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Grupiara: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Grupiara? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: