Início » Minas Gerais » Felício dos Santos


Felício dos Santos - Minas Gerais



Felício dos Santos (antiga Grota Grande) faz parte do estado de Minas Gerais. Encontra-se a uma latitude 18º04′38" sul e a uma longitude 43º14′49" oeste, estando a uma altitude de 740 metros. A população avaliada em 2004 era de 5.692 habitantes. Possui uma área de 360km². Também é uma rua na cidade de Guarulhos.

História da cidade de PRIMITIVOS HABITANTES: O início do povoamento de Felício dos Santos deu-se em 1913, quando por ali passavam os tropeiros vindos de Rio Vermelho, Coluna e cidades vizinhas, em demanda de centro consumidor mais importante na região, para venderem os seus produtos e comprarem o necessário e o que lhes ofereciam os centros comerciais mais desenvolvidos.

Nesta época, utilizava-se unicamente do animal para montaria e transporte de cargas, o que fez do tropeiro uma figura de destaque e lendária, dado a sua importância no fluxo da economia naqueles tempos. Dentre eles destacam-se Herculano Pena, Cassiano Ricardo, Antoônio Bernado e Alexandre Lucas, que mais tarde foram residir naquela localidade, que era passagem da unica estrada de ligação daquela região. Estes tropeiros, para descanso próprio e da tropa, acampavam às margens do Ribeirão Santana, e certamente, observando aquelas terras virgens e de boa fertilidade, os motivaram a fixarem ali, para a sua exploração. Outras famílias vieram aumentar a população. Instala-se a Escola de D. Ana Leite Veloso (Donana), a primeira professora do lugar: surgem os comércios de Joaquim do Pinho e Antônio Felinto de Araújo: constroem a Capela do Sagrado Coração de Jesus, constituindo assim o novo Povoado, que até então pertencia ao distrito de Felisberto Caldeira (atual São Gonçalo do Rio Preto).

ORIGEM DO TOPÁNIMO: Esta comunidade no início de seu povoamento chamava-se "FÁBRICA DO PENA", em seguida tomando a denominação de "LARGO DO ARREPENDIDO" e mais tarde "GROTA GRANDE". Na divisão administrativa estabelecida pela Lei n°. 1.039, de 12 de dezembro de 1953, foi elevado à categoria de distrito, recebendo o nome de Felício dos Santos, em homenagem a uma ilustre família Diamantinense, permanecendo este nome mesmo depois de sua emancipação, comemorando a sua instalação definitiva em 1oº de março de 1963, dando aos seus habitantes o gentílico "FELISANTENSES" e sendo o aniversário da cidade comemorado no dia 1oº de março.

OCUPAÁÁO DO TERRITÁRIO E FATORES DETERMINANTES DO MESMO: Aqueles que ali primeiro se fixaram foram atraídos pela boa fertilidade do solo, na exploração da lavoura tradicional do milho, feijão, cana-de-açucar, arroz e mandioca, que em tempos passados foi de grande produtividade e abundância. Portanto, estes fatores foram os determinantes da ocupação, e responsáveis pelo elemento civilizado no cultivo do solo, tomando a si o encargo de rete-los e fixarem residência naquela localidade.

EMANCIPAÁÁO: O distrito foi criado em consequência da divisão administrativa estabelecida pela Lei n°. 1.039, desmembrado do território do distrito de Felisberto Caldeira a que pertencia, e mais tarde elevado à categoria de município pela Lei estadual n°. 2.764, de 30 de dezembro de 1.962, dando a sua instalação definitiva em 1oº de março de 1.963.

Fonte: Monografia Municipal - IBGE

Autor do Histórico: MARIA DE FÁTIMA CAMARGOS GUIMARÁES

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 357,622: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 1: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 966: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 330: matrículas
Número de unidades locais: 91: unidades
Pessoal ocupado total: 428: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 7.084,66: reais
População residente : 5.142: pessoas
População residente - Homens: 2.568: pessoas
População residente - Mulheres: 2.574: pessoas
População residente alfabetizada: 3.959: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.729: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 4.392: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 507: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 795,64: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.165,06: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 195,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 350,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,606:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Felício dos Santos: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Felício dos Santos? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: