Início » Minas Gerais » Dionísio


Dionísio - Minas Gerais



Dionísio faz parte do estado de Minas Gerais. Encontra-se a uma latitude 19º50′34" sul e a uma longitude 42º46′36" oeste, estando a uma altitude de 355 metros. A população avaliada em 2004 era de 10.212 habitantes.

Possui uma área de 343,422 km². Está subdividido em 3 distritos: Conceição de Minas, Baixa Verde e a Sede.

História da cidade de Dionísio

A exemplo do que ocorreu com outras localidades nas proximidades do Rio Doce, o município de Dionísio era, também, habitado pelos índios Botocudos. certa vez, um soldado, chamado Dionísio, dava guarda na cadeia de Vila Rica(Ouro Preto), onde um homem de família importante e abastado, se viu envolvido como criminoso e recolhido a prisão; uma de suas filhas, de nome Ricardina, de beleza imcomparável, ao visitar o pai na prisão, ocasionou ao soldado o grande desejo de conquistá-la. O soldado Dionísio propôs a Ricardina o casamento em troca da liberdade de seu pai, bastando que, na hora marcada, ela comparecesse na cadeia com três animais preparados para a fuga. Aceita a proposta, realizou-se a fuga, viajando toda a noite, acamparam numa fazenda nas margens do Gualacho. Na manhã seguinte, Ricardina notou a ausência de seu pai e, interrogado por ela, Dionísio, que o assassinara, respondeu que ele fugira com receio de ser perseguido e preso pela polícia. Dionísio e Ricardina prosseguiram viagem, deixando na moça a esperança de reencontrar o pai. No trajeto, Dionísio encontrou dois soldados vindos de Antônio Dias, resultando num conflito em que Dionísio matou o soldado de nome Nicolau. Não resistindo a penosa viagem, Ricardina veio a falecer. Levando consigo o soldado sobrevivente, Dionísio retrocedeu, transpondo a serra divisória das águas do córrego Esperança com o Mumbaça e acampou nas margens deste córrego e, não sendo molestado pela pólícia, alí permaneceu e construiu uma cabana, onde hoje se acha a sede municipal. Para sua própria subsistência, Dionísio dedicou-se ao trabalho das boas terras levando para a localidade que recebeu o seu nome, outras pessoas que formaram o povoado de Dionísio.

Gentílico: Dionisiano

Formação Administrativa

Pela Provisão de 13 de agosto de 1.892, foi criado o curato de Dionísio, pertencente a freguesia de Alfié. Pela Lei Estadual de 20 de setembro do mesmo ano, foi elevado a Paróquia, cuja instalação canônica se deu em 20 de maio de 1.897. A Lei Estadual Noº 336, de 27 de dezembro de 1.948, criou o município de Dionísio, desmembrado do município de São Domingos do Prata e composto na época somente do distrito sede, que foi instalado em 01 de janeiro de 1.949. Atualmente, além da sede, o município é composto dos distritos de Conceição de Minas e Baixa Verde, sendo este último criado pela Lei Municipal Noº 301 de 04 de abril de 2.002.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: MARCELO GOMES MARTINS

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 339,375: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 5: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 899: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 256: matrículas
Número de unidades locais: 215: unidades
Pessoal ocupado total: 834: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 7.182,99: reais
População residente : 8.739: pessoas
População residente - Homens: 4.301: pessoas
População residente - Mulheres: 4.438: pessoas
População residente alfabetizada: 7.271: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 2.333: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 5.986: pessoas
População residente, religião espírita: 6: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.875: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.217,17: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.615,94: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 375,71: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 405,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,702:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Dionísio: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Dionísio? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: