Início » Minas Gerais » Camanducaia


Camanducaia - Minas Gerais



Camanducaia é um município no extremo sul do estado de Minas Gerais, no Brasil. De acordo com o censo realizado pelo IBGE em 2010, sua população é de 21 074 habitantes. Encontra-se na microrregião de Pouso Alegre. Sua área é de 527,572km² e a densidade demográfica de 44 hab/km², aproximadamente.

Embora a zona urbana da vizinha cidade de Extrema seja a que fica mais ao sul no estado de Minas Gerais, o ponto geográfico mais meridional do estado fica na zona rural do município de Camanducaia, na divisa com o município paulista de Joanópolis, a 22° 55 S 46° 08 W.

"Camanducaia" é um termo tupi que significa "mata do amendoim queimado", através da junção dos termos ka′a ("mata"), mandubi ("amendoim") e kaî ("queimar").

História da cidade de O topônimo de Camanducaia significa, na língua indígina, feijão queimado, sendo esse o primitivo e atual nome da cidade que se levanta à margem direita do rio do mesmo nome.

A povoação de Camanducaia teve origem nos meados do século XVIII, sendo formada por fugitivos e aventureiros que andavam em busca de ouro. Não se conhece a data certa de sua fundação, mas sabe-se que as primeiras casas foram construídas pelos bandeirantes vindos de Atibaia, em São Paulo, porque Camanducaia fica situada num dos roteiros mais seguindos pelos desbravadores paulistas.

Alguns anos depois de sua independência, seus habitantes iniciaram um movimento para que o lugar fosse elevado à categoria de vila, culminando a iniciativa com uma concetração de quase toda a população local no largo do Rosário, onde se erguia a capela de Nossa Senhora do Rosário, ocasião em que, entre vivas e aclamações, foi entusiasticamante saudada a nova vila a que denominaram "Carolina".

A Vila Carolina, porém não subsistiu e os autores do movimento que lhe deu origem foram processados , condenados e afinal perdoados pela clemência imperial.

Circundada de montes e serras, onde existem extensos pinheiros, a cidade está situada em uma garganta estreita. A salubridade do seu clima e a pureza de suas águas tornam a região aprazível , que, sob diversos aspectos, lembra as montanhas Suíca.

Entre os homens que trabalharam pela prosperidade do lugar, destacam-se Francisco de Assis Almeida, José Caetano de Almeida, Caetano Furquim de Almeida e o tenente-coronel Antonio Felisberto Nogueira.

FORMAçãO ADMINISTRATIVA - Em 1775, a capela de Camanducaia foi elevada à frequesia, em 1849 foi elevada à categoria de vila com o nome de Jaguary e , finalmente, a Lei n.º 1 527, de 20 de julho de 1868, criou a cidade de Jaguary, que em 1925 retornou a seu primitivo nome de Camanducaia, que até hoje conserva.

Fonte: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros

Autor do Histórico: TEREZINHA STELA LAMBERT ROSA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 528,688: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 7: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.935: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 819: matrículas
Número de unidades locais: 935: unidades
Pessoal ocupado total: 5.548: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 21.670,61: reais
População residente : 21.080: pessoas
População residente - Homens: 10.857: pessoas
População residente - Mulheres: 10.223: pessoas
População residente alfabetizada: 17.661: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 5.779: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 15.747: pessoas
População residente, religião espírita: 161: pessoas
População residente, religião evangélicas: 4.020: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.434,84: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.187,11: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 355,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 510,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,689:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Camanducaia: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Camanducaia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: