Início » Goiás » Turvânia


Turvânia - Goiás



Turvânia faz parte do estado de Goiás.

Com o passar dos tempos, novos habitantes foram chegando, construindo seus ranchos, estabelecendo morada e trabalhando a terra. A cada ano que passava as habitações iam aumentando e aquelas pequenas casas de madeira rústica construídas quase que uniformemente começava a tomar forma de povoado que para surpresa de muitos, dez anos mais tarde, o mesmo já contava com uma farmácia onde os enfermos procuravam seu proprietário, Sr. João Bueno, para fazer seus medicamentos. Como não tinha um hospital nas proximidades, , contudo o estabelecimento farmacêutico funcionava precariamente em um ranchinho à beira do Córrego Poções. Já nesta época, algumas casas construídas de adobe e cobertas com telhas de barro começaram a aparecer e junto com estas casas apareceram os primeiros botequins, onde a aguardente predominava.

Em 1943, aquele aglomerado de ranchos e palhoças passou a chamar-se Poções, nome dado tendo em vista o córrego que o banhava denominar-se assim, elevando-se a categoria de povoado da então Comarca de Anicuns. A elevação deu-se através da doação de uma gleba de terras, cuja área era de aproximadamente 40 alqueires pelo Sr. Gregório Vieira da Cunha a Igreja Católica Apostólica Romana, que foi construída rusticamente com madeiras e folhas de buritis, neste mesmo ano. Todavia as dificuldades ainda perduraram. A falta de medicamentos e a não existência de estradas de rodagem, faziam com que os homens abrissem picadas entre as matas para alcançar as cidades mais próximas. A epidemia de maleita matava muito e a falta de transportes fazia com que os enfermos mais graves fossem levados em bangüês até a cidade de Nazário à cata de medicamentos, cujo percurso a pé durava dois dias.

História da cidade de Turvânia

Goiás - GO.

A região, primitivamente conhecida por "poções", devido situar-se às margens do córrego de igual nome, teve seu povoamento iniciado em 1930, pertencente ao municipio de Anicuns. Por volta de 1940, surgiu as primeira casas formando o núcleo populacional chamadao Poções. No local, já existia um cemitério denominado "por enquanto", e que tinha por finalidade servir a população da vizinhança, uma vez que a cidade mais proxima distava mais de 30 quilometros. Nas proximidades desse cemitério foram se fixando os primeiros moradores . A terra fértil e o clima saudável favoreceram o desenvolvimeto do lugarejo, voltado principalmente paraagricultura e a pecuária.

Em 1943, época em que o povoado já era conhecido como "Poções", os senhores Gregorio Vieira da Cunha e Herculino Gomes Arantes, doaram duas glebas de terras destinadas à construção da capela Católica, construida rústicamente com madeiras e folhas de buriti, surgindo dai as

primeiras construções e a estrutura urbana do povoado.

O progresso foi entravado pela infestação impiedosa da malária, a carência de medicamentos, a inexistência de estradas de rodagem e a falta de estabelecimentos prisionais para atender ao grande numero de criminosos que eram presos e amarrados em troncos em plena praça pública.

Com seus bravos politicos, inteligentes e astutos, o povoado passou direto à categoria de municipio, separando-se de Anicuns, pela lei estadual nº 2.112,de 14//11/1958, quando recebeu o topônimo de Turvânia, nome originário do Rio Turvo, cuja instalação se deu em 01/01/1959. Inicialmente se constituiu termo da Comarca de Nazario e posteriormente à de Anicuns. Sendo que pela estadual nº 7.250, de 21/11/1968, passou a sede de Comarca, a qual se instalou em 22/03/1970, sendo seu primeiro juiz o Dr. Aluizio Ataides de Sousa.

Gentílico: Turvaniense

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: OVíDIO JOAQUIM DOS SANTOS

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 480,775: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 3: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 512: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 187: matrículas
Número de unidades locais: 97: unidades
Pessoal ocupado total: 567: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 17.679,85: reais
População residente : 4.839: pessoas
População residente - Homens: 2.431: pessoas
População residente - Mulheres: 2.408: pessoas
População residente alfabetizada: 4.017: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.265: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 2.863: pessoas
População residente, religião espírita: 4: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.444: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.582,69: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.514,74: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 382,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 430,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,697:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Turvânia: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Turvânia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: