Início » Goiás » Palmelo


Palmelo - Goiás



Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde dezembro de 2012.

Palmelo faz parte do estado de Goiás.

O município de Palmelo tem suas raízes diferenciadas da maioria dos municípios brasileiros que se formaram em torno de uma igreja católica e um coreto. Palmelo foi criado a partir de um centro espírita, razão de ser o município com o maior percentual de espíritas, 42,1%. Palmelo surgiu em 9 de fevereiro de 1929, em decorrência da fundação de um centro espírita denominado Luz da Verdade. O centro foi fundado por um grupo de 18 pessoas que se converteram ao espiritismo diante da cura, pela mediunidade espírita, de Dorcelino Damásio da Silva. Ele era portador da doença chamada "fogo selvagem". Segundo a prefeitura, como a maioria dos membros da nova entidade residia na zona rural, a direção do centro espírita foi confiada a Josino Cândido Branquinho e seus irmãos Jonas, Gervásio e Gervásio Primo, que residiam no local. O terreno onde se ergueu a casa de oração foi doado por Dorcelino Damásio da Silva.

História da cidade de Palmelo

A formação deste município deu-se na fazenda Palmela, com a fundação, no local, do Centro Espírita Luz da Verdade, em 2 de fevereiro de 1929.

Assim, ao contrário da maioria das cidades brasileiras, nascidas à sombra de modestas capelinhas católicas, esta teve origem na mediunidade espírita.

Origem do nome: O comandante militar do distrito de Santa Cruz, Capitão Caetano Teixeira de Sampaio, também dono do Engenho Palmela, local onde se eleva Palmelo, sem erro. Assim o topônimo passou do engenho para a cidade.

Na época, nunca se usava o vocábulo fazenda para designar propriedade rural. A designação é coerente com a tradição portuguesa, trazer a pátria para mais perto ou, talvez, porque o proprietário achou semelhanças entre a região goiana e a da lusitana Palmela.

São fundadores do povoado os irmãos Branquinho, Jonas, Gervásio Cândido e Josino, acompanhados por João Borges de Menezes e Filemon Nunes da Silva.

Com o crescente afluxo de pessoas de vários pontos do país, em busca de recuperação da saúde, através do espiritismo, o povoado de Palmelo cresceu rapidamente, passando, diretamente, à categoria de Cidade, em 13 de novembro de 1953, pela Lei Estadual nº 908, instalando-se o município em 1º de janeiro de 1954, desmembrando-se de Pires do Rio.

Gentílico: palmelino

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Palmelo, ex-povoado, pela lei municipal nº 221, de 15-07-1953, subordinado ao município de Pires do Rio.

Elevado à categoria de município com a denominação de Palmelo, pela lei estadual nº 908, de 13-11-1953, desmembrado de Pires do Rio. Sede no atual distrito de Palmelo expovoado.

Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito

sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: DENíLIO MENDES PORTO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 58,959: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 3: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 254: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 72: matrículas
Número de unidades locais: 38: unidades
Pessoal ocupado total: 304: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 11.487,41: reais
População residente : 2.335: pessoas
População residente - Homens: 1.149: pessoas
População residente - Mulheres: 1.186: pessoas
População residente alfabetizada: 1.999: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 666: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 656: pessoas
População residente, religião espírita: 1.063: pessoas
População residente, religião evangélicas: 445: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.782,90: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.295,53: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 340,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 510,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,730:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Palmelo: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Palmelo? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: