Início » Goiás » Minaçu


Minaçu - Goiás



Minaçu é uma cidade localizado no norte do estado de Goiás e a 504km da capital (Goiânia)

O Município de Minaçu, localizado no extremo norte do estado de Goiás teve sua emancipação política em 1976 pela lei 8.085.

A ocupação da área onde está localizado o município de Minaçu está vinculada à pecuária e iniciou-se no final da década de 1950. Os pioneiros Darcy Lopes e Pedro Coelho de Souza Barros instalaram-se na região do Rio Bonito, utilizando a área para a formação de fazendas de criação. Com o transcorrer do tempo, outros migrantes foram se estabelecendo na região. Assim, o vaqueiro José Cirqueira, empregado de Pedro Coelho, teve sua atenção despertada por um fragmento de rocha esverdeada com saliências que pareciam escamas. Descobriu que estas pedras eram abundante na região denominada Cana Brava, e o proprietário dessas terras, Darcy Lopes Martins, interessou-se pelo achado e resolveu estimar seu valor. Em certa oportunidade, José Porfírio de Souza, procedente de Trombas município de Formoso , teve acesso à pedra e a levou para ser examinada por um comerciante de minério. Este, por sua vez, levou o fragmento para São Paulo, onde se fez a análise em laboratório. Ao retornar de São Paulo em 1962, o referido comerciante veio acompanhado pelo Dr. J. Milewski, gerente de uma empresa franco-brasileira Sama dedicada à exploração de amianto crisotila, que chegou pronto a adquirir a área de uma das maiores jazidas de amianto crisotila do mundo.

História da cidade de Minaçu

O Município de Minaçu, localizado no extremo norte do estado de Goiás teve sua emancipação política em 1976 e conta com uma população trabalhadora e progressista, onde todos são responsáveis pelo seu constante crescimento. Minaçu pertence a bacia hidrográfica do Rio Tocantins.

No município está localizada a Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa uma das maiores do país e está sendo construída a Usina Hidrelétrica de Cana Brava. é uma cidade onde a indústria é a principal base de economia, mas com um comércio forte e crescente, tem uma boa oferta de hospedagem, alimentação e prestação de serviços voltados ao turismo e ao entretenimento.

O turismo e o lazer são as "novas indústrias", com o surgimento do lago de Serra da Mesa, que possui uma extensão de água com cerca de 1.784 Km. Em suas margens surgem áreas de lazer e turismo, com grande interesse por parte do segmento de hotéis, restaurantes e similares, que por certo irão gerar empregos e impostos para o município.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Minaçu, pela lei estadual nº 8027, de 01-12-1975, subordinado ao município de Uruaçu.

Elevado à categoria de município com a denominação de Minaçu, pela lei estadual nº 8025, de 14-05-1976, desmembrado de Uruaçu. Sede no atual distrito de Minaçu. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-02-1977.

Pela lei estadual nº 10437, de 09-01-1988, é criado o distrito de Cana Brava e anexado ao município de Minaçu.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 2 distritos: Minaçu e Cana Brava.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios www.cnm.org.br

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 2.860,735: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 11: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 4.422: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 1.338: matrículas
Número de unidades locais: 622: unidades
Pessoal ocupado total: 4.988: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 31.493,86: reais
População residente : 31.154: pessoas
População residente - Homens: 15.837: pessoas
População residente - Mulheres: 15.317: pessoas
População residente alfabetizada: 25.200: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 10.057: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 19.296: pessoas
População residente, religião espírita: 261: pessoas
População residente, religião evangélicas: 9.605: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.259,21: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.040,03: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 262,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 442,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,707:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Minaçu: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Minaçu? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: