Início » Goiás » Araguapaz


Araguapaz - Goiás



Araguapaz faz parte do estado de Goiás. A população avaliada em 2007 era de 7.462 habitantes.

Araguapaz está localizado na microrregião do Rio Vermelho, correspodente à Microrregião Homogênea 353 do Brasil; sua área está compreendida entre os paralelos 14º e 15º de latitude sul e os meridianos 50º e 51º de longitude leste de Greenwich. Ocupa uma extensão de 2.127,65km²

A ocupação da área surgiu por volta do ano de 1958, com a chegada de Dolzane de Paula Bastos, natural de Orizona-GO, junto com alguns companheiros.Logo apos sua chegada em 1961 chegou Jose Antonio Claudio (Zé melquiedes(. Penetraram nas matas com seus cargueiros, abrindo picadas à procura de um lugar para se fixarem. Construíram seus ranchos e plantaram roças às margens do Córrego Cambuí e, em 03 de maio de 1961, com a celebração da primeira missa pelo Monsenhor Lincoln Monteiro Barbosa, deu-se início do povoado que era conhecido por Cavalo Queimado.

História da cidade de Araguapaz

No inicío da década de sessenta a região era um agreste sertão apenas habitada por animais selvagens.

Em 1961, entrou o corajoso Dolzane de Paula Bastos, natural de Orizona-GO. Junto com alguns companheiros de luta, penetraram nas matarias, com seus cargueiros, abrindo picada a procura de um lugar para residirem e trabalharem.

Estes traziam comestíveis, roupas, remédios para alguma emergência, e armas de fogo para se defenderem. Construiram seus ranchos, fixaram residências e plantaram roças às margens do Córrego Cambuí, numa região conhecida como Cavalo Queimado. Dolzane de Paula Bastos mandou lotear cinco alqueires goiano para serem vendido a quem interessasse fixar residência no povoado que ora se iniciava.

Ele e seu sócio, Joaquim Pereira de Faria, fizeram doações de três alqueires de terra à Paróquia que ia se construir.

Aos 3 de maio de 1961 a localidade recebeu a honrosa visita do Monsenhor Lincoln Monteiro Barbosa, que levantou o primeiro cruzeiro, como marco fundamental do lugar. Celebrou a primeira missa e realizou o primeiro casamento.

Essas cerimônias encheram de grande emoção os corações dos poucos habitantes que existiam, lutando arduamente e, com a esperança segura de que um dia o povoado tornar-se-ia uma cidade do interior goiano.

As boas qualidades da terra da região despertaram interesse de grande quantidade de migrantes de vários pontos do país, acelerando o desenvolvimento do povoado.

No início do ano de 1962 existiam 11 ranchos de palha e uma estrada boiadeira que demandava à Cidade de Goiás, numa distância de 120 km.

Em 05 de fevereiro de 1962 foi fundada a primeira escola, dirigida pela Profª Maria Soares Lopes da Silva, normalista formada na cidade de Formiga-MG; a qual funcionou num rancho de palha e recebeu o nome de Escola Tiradentes.

Nesta mesma época foi instalada a primeira casa comercial, de propriedade de José Antônio Cláudio (conhecido com "Zé Melquíedes") , para o fornecimento de diversos gêneros necessários aos habitantes do povoado recém criado.

Devido o lugar estar localizado próximo ao Ribeirão Cavalo Queimado ficou inicialmente conhecido com este nome. Em 19 de junho de 1963, pela Lei Municipal nº 42, foi elevado à categoria de distrito, com a área territorial desmembrada do Distrito de Mozarlândia, prevalecendo o nome de CAVALO QUEIMADO. Mais tarde passou a chamar São Joaquim do Araguaia e posteriormente ARAGUAPAZ. A origem do nome Araguapaz é devido a localidade estar situada no vale do Rio Araguaia e próximo ao Ribeirão Isabel Paes.

A localidade tomou grande impulso de desenvolvimento a partir de 1970 com a construção de Rodovia GO-164 (Estrada do Boi) ligando a Cidade de Goiás a São Miguel do Araguaia e passando pela via de Araguapaz. Com perspectivas do aproveitamento do potencial turístico do Rio Araguaia, o governo estadual construiu uma rodovia ligando Araguapaz à Aruanã, ficando a sede do distrito numa localização privilegiada.

Pela Lei Estadual nº 9.179, de 14 de maio de 1982, é criado o Município de Araguapaz, que foi solenemente instalado em 01 de fevereiro de 1983, com a posse do Prefeito Municipal, Sr. José João Henrique de Vasconcelos, e dos vereadores eleitos em 15 de novembro de 1982.

Gentílico: araguapaense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Cavalo Queimado, pela lei municipal nº 366, de 18-06-1963, subordinado ao município de Goiás.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito figura no município de Goiás.

Pela lei estadual nº 7058, de 26-06-1968, o distrito de Cavalo Queimado passou a denominar-se Araguapaz.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Araguapaz, pela lei estadual nº 9179, de 14-05-1982, desmembrado de Goiás. Sede no antigo distrito de Araguapaz. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-02-1983.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983 , o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital Cavalo Queimado para Araguapaz alterado, pela lei estadual nº 7.058, de 26-06-1968.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 2.193,700: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 6: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 983: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 231: matrículas
Número de unidades locais: 144: unidades
Pessoal ocupado total: 695: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 13.099,45: reais
População residente : 7.510: pessoas
População residente - Homens: 3.851: pessoas
População residente - Mulheres: 3.659: pessoas
População residente alfabetizada: 5.765: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.883: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 4.148: pessoas
População residente, religião espírita: 10: pessoas
População residente, religião evangélicas: 2.423: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.247,17: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.000,62: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 289,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 473,33: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,674:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Araguapaz: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Araguapaz? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: