Início » Goiás » Aragoiânia


Aragoiânia - Goiás



Aragoiânia faz parte do estado de Goiás. A população avaliada em 2004 era de 7.320 habitantes.

Na região havia uma parada de gado – local de descanso e ruminação dos animais – devido a este fato, a primeira denominação do município foi Malhadouro passou por Rosália, uma homenagem ao pioneiro José Cândido Rosa. Aragoiânia foi a última denominação, mas a cidade até hoje carrega o pseudônimo de Biscoito Duro. Apelido peculiar, devido ao local que era parada de lanche entre Goiânia e Rio Verde.

No dia 27 de abril de 1940, foi celebrada a primeira missa do povoado. Nesta época havia apenas meia dúzia de casas no local. Ainda neste referido ano surgiu a ideia da construção de uma capela, cujo terreno fora doado por José Cândido Rosa. Em 1946, este templo foi ampliado pelo sírio-libanês João Nasser, primo de Alfredo Nasser. Com o passar dos anos, a comunidade ajudou em diversas reformas, até o atual formato que a Igreja de Santa Luzia se encontra hoje. A igreja nunca mudou de local, sempre esteve na praça que também tem o seu nome.

História da cidade de Aragoiânia

Na região havia uma parada de gado (local de descanso e ruminação dos animais) devido a este fato, a primeira denominação do município foi Malhadouro, passou por Rosália, uma homenagem ao pioneiro José Cândido Rosa.

Aragoiânia foi a última denominação, mas a cidade até hoje carrega o pseudônimo de Biscoito Duro. Apelido peculiar, devido ao local que era parada de lanche entre Goiânia e Rio Verde. O nome Aragoiânia foi uma escolha do pioneiro José Cândido Rosa, significa cidade entre Goiânia e o Rio Araguaia. Por muito tempo a rodovia que corta o município foi o caminho entre a capital e o referido rio.

No dia 27 de abril de 1940, foi celebrada a primeira missa do povoado. Nesta época havia apenas meia dúzia de casas no local. Ainda neste referido ano surgiu a idéia da construção de uma capela para adoração a Deus. José Cândido Rosa doou o terreno e construiu a primeira capela. Em 1946, este templo foi ampliado pelo sírio-libanês João Nasser, primo de Alfredo Nasser. Com o passar dos anos, a comunidade ajudou em diversas reformas, até o atual formato que a Igreja de Santa Luzia se encontra hoje. A igreja nunca mudou de local, sempre esteve na praça que também tem o seu nome.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Aragoiânia, pela lei municipal nº 124 de 21-05-1958, subordinado ao município de Guapó.

Elevado à categoria de município com a denominação de Aragoiânia, pela lei estadual nº 2141, de 14-11-1958, desmembrado dos municípios de Guapó e Hidrolândia. Sede no atual distrito de Aragoiânia ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Confederação Nacional dos Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 218,183: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 3: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.479: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 383: matrículas
Número de unidades locais: 171: unidades
Pessoal ocupado total: 1.015: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 9.992,74: reais
População residente : 8.365: pessoas
População residente - Homens: 4.265: pessoas
População residente - Mulheres: 4.100: pessoas
População residente alfabetizada: 6.895: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 2.211: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 5.436: pessoas
População residente, religião espírita: 150: pessoas
População residente, religião evangélicas: 2.080: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.843,58: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.777,81: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 382,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 488,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,684:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Aragoiânia: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Aragoiânia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: