Início » Ceará » Viçosa do Ceará


Viçosa do Ceará - Ceará



Viçosa do Ceará é um município do estado brasileiro do Ceará. Encontra-se na microrregião da Ibiapaba, Mesorregião do Noroeste Cearense. Foi criado em 1882. É terra do jurista Clóvis Beviláqua e de General Tibúrcio.

Viçosa do Ceará é o primeiro município criado na Serra da Ibiapaba, inicialmente habitada por índios Tabajaras pertencentes ao ramo Tupi, anacé, arariú e croatá do ramo Tapuia. Viçosa foi antiga aldeia de índios dirigida por padres da Companhia de Jesus(Veja Missão da Ibiapaba). Foi desbravada ao findar o século XVI, quando do contato dos índios com os franceses, vindos do Maranhão entre 1590 e 1604, data em que foram expulsos por Pero Coelho de Sousa, quando este fazia tentativas de colonização portuguesa no Ceará.

Marco importante da história de Viçosa do Ceará foi a construção da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, conta-se que existem túneis subterrâneos embaixo da Igreja que dão acesso a várias casas antigas da Cidade. Estes túneis eram usados pelos jesuítas para escapar dos ataques indígenas. Conforme informações do Padre Ascenso Gago, sua fundação data do ano de 1695. Nesse contexto, o dia 15 de agosto de 1700 deve ser tomado como marco da fundação oficial da aldeia da Ibiapaba, futura cidade de Viçosa do Ceará. O padre Ascenso Gago, como Superior da Aldeia da Ibiapaba, dirigiu todo o processo de formação da futura Vila. Foi o grande missionário da Ibiapaba.

História da cidade de VIçOSA DO CEARá - CE

Viçosa do Ceará é o primeiro município criado na Serra da Ibiapaba, inicialmente habitada por índios Tabajaras pertencentes ao ramo Tupi, anacé, arariú e croatá do ramo Tapuia. Viçosa foi antiga aldeia de índios dirigida por padres da Companhia de Jesus. Foi desbravada ao findar o século XVI, quando do contato dos índios com os franceses, vindos do Maranhão entre 1590 e 1604, data em que foram expulsos por Pero Coelho de Sousa, quando este fazia tentativas de colonização portuguesa no Ceará.

Carta Régia de 1735 encarregou os jesuítas da direção das aldéias de índios do Ceará. Figurando entre elas a da ibiapaba, origem do atual município.

Em cumprimento à ordem, datada de 14 de setembro de 1758, do governo português, ao ouvidor de Pernambuco, para sequestrar os bens dos jesuítas e elevar a vila ou lugares as aldeias de índios que fossem retiradas à administração daqueles religiosos, a aldeia da ibiapaba, em 1759, foi ereta em vila, com o nome de vila Viçosa Real da América, cuja instalação se verificou a 7 de junho do mesmo ano " no largo da matriz de Nossa Senhora da Assunção, defronte das casas que interinamente hão de servir de passos do conselho, e na presença de todo povo convocado a toque de sino". A criação do distrito, em outra fonte, é atribuída a provisão de 1759.

Em 1882, a Vila Viçosa da América, aprovado o projeto apresentado pelo deputado provincial Lamartine Nogueira, elevou-se a categoria de cidade com o topônio simplificado para Viçosa.

No ano seguinte ao de sua elevação, aboliu-se a escravidão do município em 29 de setembro.

Acontecimento de suma importância para a vila local seria, quase ao findar do século XIX, a inauguração do telégrafo,( 1894), cujo primeiro operador foi José Gomes Serqueira.

A partir de 30 de dezembro de 1943 o município passou a denominar-se Viçosa do Ceará ( Dec. Lei N° 1.114).

História Religiosa:

A história religiosa de Viçosa do Ceará inicia com a chegada dos jesuítas Luís Figueira e Francisco Pinto, Provindos de Pernambuco no ano de 1607. Anos depois em 1656, Pe. Antônio Ribeiro e Pedro Pedrosa Fundam a missão jesuítica, missão fortalecida, em 1660, com a visita de Pe. Antônio Vieira.

Em 1700 os jesuítas, em pleno trabalho de catequese com os indígenas, construíram a magnífica igreja de N. S. da Assunção. Em 18 de maio de 1759, a missão foi encerrada com a expulsão dos jesuítas pelo marquês de Pompal.

Para eleminar totalmente a influência jesuítica, foi criada no 07 de julho de 1759 a paróquia, que foi entregue aos padres diocesanos.

Pontos Turísticos:

Igreja do Céu:Ponto mais alto da cidade com uma capela dedicada a Nossa Senhora das Vitórias. No alto do templo surge a imagem do Cristo Redentor. O Pólo Turístico dispõe de restaurante, telefone público, centro de convenções, biblioteca, banheiros, área de estacionamento, palco para shows, calçadão e boxes para venda de artesanato e as delícias da culinária local. Para chegar ao local a escolha fica a critério do turista, de carro ou a pé pelos 334 degraus que dão acesso ao santuário.

Divisão Administrativa em 2007

Viçisa do Ceará (sede), General Tiburcio, Lambedouro, Manhoso,Padre Vieira ,Passagem da Onça, Quatiguaba

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: JOSé DA SILVA NASCIMENTO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 1.311,628: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 19: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 10.624: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 2.952: matrículas
Número de unidades locais: 472: unidades
Pessoal ocupado total: 3.327: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 5.810,67: reais
População residente : 54.955: pessoas
População residente - Homens: 27.663: pessoas
População residente - Mulheres: 27.292: pessoas
População residente alfabetizada: 35.742: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 19.485: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 49.465: pessoas
População residente, religião espírita: 254: pessoas
População residente, religião evangélicas: 4.024: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 695,74: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.155,24: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 105,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 221,13: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,571:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Viçosa do Ceará: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Viçosa do Ceará? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: