Início » Bahia » Valente


Valente - Bahia

Valente é uma cidade da Bahia localizado no nordeste do estado. Segundo o senso 2010, Possui uma área territorial de 384,321Km² onde distribui sua população que é estimada em 24.579 habitantes. Sua altitude é de 358 metros em relação ao nível do mar, tendo sua sede à 238 Km da capital. Valente está localizado no território do sisal, onde é conhecido mundialmente como a capital brasileira do sisal. A área do município se divide sobre duas bacias hidrográficas, do Jacuípe e Paraguassú.

A cidade, no começo do século XX, era uma imensa fazenda de gado. A origem do nome "Valente" deu-se por causa de um boi que desgarrou-se do rebanho e morreu afogado ao cair dentro de uma cacimba, que passou a ser chamada de Caldeirão do Boi Valente. Assim, mudaram o nome da fazenda para "Boi Valente", e em 12 de agosto de 1958, quando o povoado virou cidade, abreviaram para "Valente". O "Caldeirão do Boi Valente" ainda resiste ao tempo, e está localizado numa propriedade particular, próxima ao centro da cidade. Atualmente existe uma praça no centro da cidade, chamado de calçadão, onde essa história se resume escrita em uma pedra. No local encontra-se o primeiro imóvel comercial construído na cidade, quando ainda era vila. No ano de 2012 teve, pela primeira vez, um prefeito com o mandato cassado: Ubaldino Amaral. Em Agosto de 2012 a câmara de vereadores local elegeu, de forma indireta, o novo prefeito que governará de setembro de 2012 até dezembro do mesmo ano.

A economia do município é impulsionada pelo comércio local e por três grandes empregadores: A Prefeitura Municipal localizada no centro da cidade, duas industrias de médio porte, sendo uma calçadista e a Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (APAEB), uma de suas atividades é a produção de fios naturais. Outras fontes de renda importantes é a agricultura familiar e oSisal, planta que deu a Valente o título de capital mundial da fibra. A agave tem perdido seu espaço nas fazendas para outras produções por causa da baixa valorização dos seus derivados. Após a instalação de uma unidade produtiva de mel, na comunidade de Alagoinhas, a prefeitura de Valente incentivou mais uma fonte de renda que atende e mantem mais de 60 famílias.

O território integrava primitivamente o Município de Conceição de Coité. Segundo a tradição, havia no local denominado Caldeirão onde se encontrava a Sede municipal, uma fonte que servia de parada para os boiadeiros dar água a seus rebanhos.

O povoamento teve início em volta da citada fonte a partir da chegada de boiadeiros vindos de outras regiões a fim de domarem um touro que havia se desgarrado da manada. Mais tarde mudou-se a denominação para Caldeirão do Valente, e finalmente para Valente quando da criação do distrito em 1900. Os nativos de Valente são chamados de valentenses.

FORMAçãO ADMINISTRATIVA:

Distrito criado com a denominação de Valente em 1900. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura mo município de Conceição de Coité o distrito de Valente.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria município com a denominação de Valente, pela lei estadual, desmembrado de Conceição de Coité. Sede no atual distrito de Valente, ex-povoado de Caldeirão do Valente. Assim permanecendo em divisão territorial até hoje.

Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Valente

Autor do Histórico: POLYANA OLIVEIRA FERREIRA

Ajude a construir a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco e envie a sua contribuição.

Valente: Imagens da cidade e Região

Torre da Igreja
Data : 12 October 2013
Autor: Mone de Castro
Quermesse
Data : 17 March 2013
Autor: Mone de Castro
Valente - Bahia
Data : 01 April 2013
Autor: Mone de Castro
Praça do Idoso em Valente Bahia
Data : 15 July 2011
Autor: Dalney-Cowboy
As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Valente? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)