Início » Bahia » Souto Soares


Souto Soares - Bahia

Souto Soares faz parte do estado da Bahia. A população avaliada em 2004 era de 12.968 habitantes.

No início do século XX, na Chapada Diamantina, coração da Bahia, havia alguns povoados e vilas com pouca ligação entre si. Numa extremidade existia a Vila do Morro do Chapéu e o seu Distrito Caraíbas, atual Cidade de Irecê. Na outra extremidade ficavam a vila de Lençóis, Arraial das Palmeiras e a Vila Campestre, atuais municípios de Lençóis, Palmeiras e Seabra. O coronel Horácio de Matos chefiava toda região e não tardou para que seu irmão, Francisco de Matos, ali fosse se estabelecer e construir as primeiras casas juntamente com João Crispino Pires. Logo o arraial se desenvolve e recebe o nome de Ouricuri, por causa da variedade de coqueiro. O Sr. Rosalvo Pinto, oficial do Registro Civil e vereador pelo então povoado de Ouricuri, foi um dos lutadores para que o mesmo se emancipasse, sendo seus esforços recompensados em 5 de julho de 1962, quando a Lei Estadual nº 1.700, desmembrava Ouricuri de Seabra, criando o município de Souto Soares, nome este que homenagem ao médico de toda região, Dr. João Souto Soares

Agricultura de subsistência ou agricultura familiar. O município não possui grandes latifundiários, por isso a sua produção de grão é pequena, porém significante proporcionalmente à sua população e à sua extensão.

História da cidade de SOUTO SOARES

Souto Soares situa-se na região da Chapada Diamantina estado da Bahia. Faz limite com os municípios Seabra, Barro Alto, Mulungu do Morro, Barra do Mendes e Iraquara. Encontra-se a uma Altitude de 831m, Latitude de 12°05′0, e Longitude de 41º39′0. Está situada a 487 Km de distância da capital.

O Município de Souto Soares, surgiu no início do Século XIX, com o crescimento da agricultura e pecuária. O Sr. Barnabé Gaspar e seu irmão Braz Gaspar construíram as primeiras casas, logo o arraial se desenvolveu e recebeu o nome de Ouricuri, planta abundante e nativa da localidade. No ano de 1926, os revoltosos passaram por esse arraial, aterrorizando seus moradores e só mais tarde a paz voltou aquela região, passando por um ano de dificuldades, ou seja, o ano de 1932, período em que a fome castigou a todos. Só depois com o desenvolvimento da agricultura da cana aconteceu a primeira feira da venda da cachaça de cana no ano de 1933.

Em 1938, inicia-se a construção da 1ª Igreja, escolhendo o profeta São João Batista para ser o padroeiro da cidade, época em que o principal meio de transporte usado era o animal (Jegue, Cavalo), e o carro de Boi. Já em 1944, uma Igreja Presbiteriana foi construída tendo a frente das obras o Senhor Amando Bastos, surgindo outras posteriormente. Era um período em que as pessoas sentiam dificuldades em aprender a ler e escrever, mas apareciam os primeiros professores. Até fins da década de 40, era um arraial com poucos moradores que na maioria se dedicava ao cultivo do milho, feijão, mandioca, cana e as atividades comerciais. No ano de 1953, através da Lei Estadual 628, passou a ser distrito recebendo o nome de Licuri, pertencente ao Município de Seabra.

Em 1954, foi criado o Cartório de registros Civil, sendo nomeado o Sr. Rosalvo Neves Pinto para Oficial de Registros Civil. Graças ao seu empenho, em 05 de Julho de 1962, conforme a Lei Estadual nº 1.700, foi Licuri emancipado recebendo o nome de Souto Soares em homenagem ao Político Militante e generoso médico da região Dr. João Souto Soares.

Fonte: FONTE: SEI, 2003; DERBA, 1994; IBGE, 1997; SEI, 1994 http://www.soutosoares.ba.gov.br/historia.asp

Autor do Histórico: CLáUDIA GONçALVES XAVIER

Ajude a construir a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco e envie a sua contribuição.

Souto Soares: Imagens da cidade e Região

Praça de Eventos de Souto Soares proximo à Rodoviária
Data : 16 May 2009
Autor: Joeconta
Feira na Cidade de Souto Soares
Data : 16 May 2009
Autor: Joeconta
Praça onde fica a Catedral de Souto Soares
Data : 16 May 2009
Autor: Joeconta
Escola Municipal no Povoado de Campo Alegre
Data : 16 May 2009
Autor: Joeconta
CCB - Souto Soares
Data : 29 July 2011
Autor: brunogs
Estrada de Campo Alegre
Data : 28 September 2011
Autor: Joeconta
Praça proximo Catedral de Souto Soares
Data : 16 May 2009
Autor: Joeconta
Vista Aérea da Cidade de Souto Soares
Data : 16 May 2009
Autor: Joeconta
Vista Aérea da Feira em Souto Soares
Data : 16 May 2009
Autor: Joeconta
Feira de Souto Soares
Data : 29 July 2011
Autor: brunogs
Rua em Souto Soares
Data : 29 July 2011
Autor: brunogs
Lagoa Souto Soares
Data : 29 July 2011
Autor: brunogs
Rua de Souto Soares
Data : 29 July 2011
Autor: brunogs
Estrada de Campo alegre
Data : 28 September 2011
Autor: Joeconta
As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Souto Soares? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)