Início » Bahia » Porto Seguro


Porto Seguro - Bahia



Porto Seguro é um município localizado no extremo sul da Bahia, no Brasil. Disputa com os municípios limítrofes de Santa Cruz Cabrália e Prado a primazia de ser o local de chegada dos portugueses ao Brasil em 1500.

O município foi fundado em 1534. Possui cerca de 126 770 habitantes e está tombado em quase sua totalidade pelo patrimônio histórico, não sendo permitida a construção de prédios altos (com mais de dois andares). É cortado pelo Rio Buranhém.

Porto Seguro encontra-se na região que foi, oficialmente, a primeira a ser descoberta pelos navegadores portugueses no atual território brasileiro. Em 21 de abril de 1500, o navegador Pedro Álvares Cabral avistou terra firme, após ter deixado a costa africana um mês antes. O lugar avistado foi o Monte Pascoal, 62 quilômetros ao sul de Porto Seguro. No dia seguinte, os portugueses desembarcaram em terra firme pela primeira vez no atual território brasileiro, num local cujo ponto exato ainda é debatido pelos historiadores. Em 24 de abril, a expedição ancorou em Porto Seguro. Em 1530, quando o comércio com as Índias Orientais enfraqueceu, Portugal passou a se interessar pela nova terra descoberta e veio dela tomar posse. Terra esta que lhe cabia pelo Tratado de Tordesilhas. Na época colonial, Porto Seguro era chamada de Nhoesembé.

História da cidade de Segundo Koopmans (2005), no ano de 1500 a esquadra de Cabral aportou no sul da Bahia e tomou posse da terra recém-descoberta em nome da Coroa Lusitana. Desde então, Portugal enviava algumas expedições exploradoras e guarda-costa na intenção de combater a pirataria, que vinha assolando o novo território. Duas das expedições foram de grande importância para história do extremo sul: uma exploradora, de Gonçalo Coelho, estabeleceu em 1502 o marco inicial da cidade de Caravelas; a outra, guarda-costa, de Critóvão Jacques, fundou uma feitoria em 1526, onde se situa atualmente a cidade de Porto Seguro.

Em 1532 Martim Afonso de Souza percorreu parte da costa e do sertão e, por meio de seu irmão Pero Lopes de Souza, enviou a Portugal o resultado de suas observações. Tais constatações contribuíram para implantação do sistema de Capitanias Hereditárias (FONTANA).

A capitania de Porto Seguro tinha por donatário Pero de Campos Tourinho, que chegou em 1535 com cerca de 600 colonos e alguns padres jesuítas. No mesmo local em que Cristóvão Jacques estabelecera a feitoria foi criada uma vila na foz do rio Buranhém, a Vila de Porto Seguro.

Em 1546 Pero de Campos Tourinho foi preso e destituído da donataria, sob acusação de heresia contra a igreja. Somente em 1549, Fernão de Campo Tourinho, seu filho, tomou posse da capitania. Foi um período marcado por desordem e ataques dos índios Aimorés. Após falecimento de Fernão de Campos Tourinho, Leonor de Campos Tourinho, sua irmã, sob licença régia, vendeu a capitania a D. João de Lencastro, primeiro duque de Aveiro. Após a morte do duque, em 1571, seu filho D. Pedro Dinis assumiu a capitania. Até ser incorporada à Coroa e passar a ser dirigida por ouvidores, por volta de 1760, a capitania passou por diversos donos.

Conta Fontana que, após 10 anos, a capitania de Porto Seguro estava totalmente arruinada. Tamanho fracasso foi atribuído ao Sistema de Capitanias Hereditárias. Para reverter a situação, criou-se um sistema de Governo Geral, com sede na Bahia.

O distrito de Porto Seguro foi criado por força do Alvará datado de 20 de outubro de 1795. A vila foi elevada à categoria de cidade pelo Ato n.° 499, de 30 de junho de 1891.

Gentílico: Portosegurense

Fonte: EUNáPOLIS 20 ANOS: Publicação comemorativa dos 20 anos de emancipação de Eunápolis, Eunápolis: 2008; FONTANA, R. PORTO SEGURO: de aldeia de pescador a aldeia global; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XXI, Rio de Janeiro: 1958. KOOPMANS, J. , ALéM DO EUCALIPTO: O papel do extremo sul. 2005; 2° ed. Colaboradores: CEPEDES: Centro de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Extremo Sul.

Autor do Histórico: IVANA SILVA IGLESIAS

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 2.287,085: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 49: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 24.616: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 5.885: matrículas
Número de unidades locais: 4.057: unidades
Pessoal ocupado total: 30.580: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 14.519,47: reais
População residente : 126.929: pessoas
População residente - Homens: 63.489: pessoas
População residente - Mulheres: 63.440: pessoas
População residente alfabetizada: 98.091: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 42.948: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 57.742: pessoas
População residente, religião espírita: 1.791: pessoas
População residente, religião evangélicas: 37.064: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.119,21: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.880,89: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 215,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 400,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,676:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Porto Seguro: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Porto Seguro? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: