Início » Bahia » Pintadas


Pintadas - Bahia



Pintadas faz parte do estado da Bahia. Desmembrou-se do município de Ipirá e conquistou sua emancipação através da Lei Estadual, 4.450 em 9 de maio de 1985. .

A origem do nome do município, tem muitas versões, o fato é que todas elas apontam que nome "Pintadas" é devido ao hábito do primeiro morador do lugar gostar de criar vacas pintadas, inicialmente povoada pelo Sr. Manoel Gonçalves, o lugar que ficou conhecido como "Fazenda das Pintadas", com o passar dos anos tornou-se vila, povoado, distrito e finalmente, em 9 de Maio de 1985, Pintadas conquistou sua emancipação política.

Situada a cerca de 255km a oeste da capital Salvador, com área de 531 Km2 no semi-árido baiano.

História da cidade de Pintadas

A ausência de documentos que indiquem de maneira concreta e precisa as origens históricas do Município, faz-nos recorrer a tradição entre os mais antigos moradores locais. Afirmam eles que o Município de Pintadas originou-se nos terrenos denominados A Lagoa do Bamburrá (antigo Tanque do Maxixe), tendo como proprietário o Sr. Manoel Gonçalves de Almeida e sua esposa D. Anastácia Gonçalves, sendo os primeiros habitantes das terras onde está localizada a sede do Município de Pintadas.

Há mais de um século, segundo a tradição, o referido casal trabalhava em uma fazenda denominada Sítio do Meio, propriedade de um Senhor, de nome ignorado, residente na Vila de Sant Anna de Feira, atual Feira de Santana. Em suas andanças, a procura de melhorar de vida, passando por ali, essas terras o atraiu pela fertilidade e resolveu construir uma casa distante a 04 quilômetros da Lagoa do Bamburá e logo foi denominada de Lagoa das Pedras (proprietário atual; Olegário Gonçalves Lima), pelo fato de haver um tanque de pedras bem próximo de sua moradia.

Ali viveu alguns anos, dedicou-se à agricultura e com o passar do tempo foi desenvolvido um criatório de gado, chegando a separar o rebanho em outros rebanhos, ficando assim: As vacas pretas em um pasto e as pintadas em outro. Por motivo não conhecido o casal deixou a Lagoa das Pedras e construiu um sobrado de linha modesta, sendo de adobe em assoalho de tábuas rústicas. Pouco tempo depois, foi edificada uma capela sob a invocação de Bom Jesus.

O alegado casal contou com o auxilio de outros fieis para a construção da referida capela, ficando subordinada à freguesia de Sant Anna do Camisão e foi denominada de Capela de Bom Jesus de Pintadas. Dá a origem do topônimo Pintadas, devido às vacas pintadas que ali malhavam. A partir daí, foi crescendo paulatinamente a povoação.

Com o passar dos tempos, varias famílias foram atraídas e todos se empenharam para o seu crescimento. Não esquecendo o nome do Senhor Honorato Gonçalves de Almeida, homem simples, religioso, que muito lutou, juntamente com os outros para o desenvolvimento de Pintadas. Pela lei estadual 1.205 de 31 de setembro de 1937, foi criado o distrito de Pintadas, ocorrendo sua instalação a 11 de janeiro de 1939.

O anseio de seu povo crescia a cada dia que passava, no sentido de educar os seus filhos. Até que um dia, através de um casal residente em Camisão atual Ipirá, por nome de João Teófilo e D. Sinhá Lobo, que trouxe para Pintadas uma professora de nome Zádia, vinda do Povoado Pau Ferro, Ipirá, que permaneceu por pouco tempo. A ânsia do saber continuava, até quando Pintadas teve a felicidade de receber uma professora diplomada, vinda da Capital da Bahia, para cumprir sua missão de educadora. Em seus ensinamentos, despertou em seus discípulos, o espírito de libertação. Nascendo daí, semente para a luta de emancipação política.

Marcado pelo destino, o Sr. Angelino teve de deixar Pintadas e residir em Feira de Santana. Todavia, a luta pela emancipação, teve continuidade por outros filhos empenhados no mesmo objetivo, criando subsídios que serviram para preencher os requisitos exigidos para a emancipação de Pintadas.. Esta luta concretizou-se quando pela Lei nº 4,450 de 09 de maio de 1985, ficou criado o Município de Pintadas desmembrando-se de Ipirá e instalado em 11 de janeiro do ano seguinte.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Pintadas, pelo decreto estadual nº 11089, de 3-11-1938, subordinado ao município de Ipirá.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Pintadas, figura no município de Ipirá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pintadas, pela lei estadual nº 4450, de 09-05-1985, desmembrado de Ipirá. Sede no antigo distrito de Pintadas. Constituído do distrito sede. Instalado em -0-01-1986.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 647,144: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 9: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.484: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 424: matrículas
Número de unidades locais: 121: unidades
Pessoal ocupado total: 834: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 6.122,43: reais
População residente : 10.342: pessoas
População residente - Homens: 5.198: pessoas
População residente - Mulheres: 5.144: pessoas
População residente alfabetizada: 7.498: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 3.148: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 8.652: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.096: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 794,44: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.222,02: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 181,75: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 326,67: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,612:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Pintadas: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Pintadas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: