Início » Bahia » Mata de São João


Mata de São João - Bahia



Mata de São João faz parte do estado da Bahia. A população avaliada em 2012 era de 41.527 habitantes.O múnicipio faz parte da Grande Salvador.

Costa dos Coqueiros é conhecida no mundo inteiro pela beleza de suas praias, muito sol o ano todo e por sua natureza exuberante. É neste pequeno paraíso tropical do Litoral Norte da Bahia que fica localizado o Municipo de Mata de São João. Um roteiro encantado, que começa em Praia do Forte e vai até Costa do Sauípe, com 28 Km de litoral e reservar naturais. Uma área que une a simplicidade dos vilarejos baianos com a sofisticação de algumas das maiores redes de hotéis do mundo.

História da cidade de Mata de São João foi criada em 1549, quando a comitiva de Tomé de Souza chegou ao Brasil, trazendo Garcia D`ávila, futuro proprietário de muitas terras. Foi Garcia Dávila que em 1551 construiu a fortaleza estratégica da Casa da Torre, ou Castelo Garcia Dávila, no ponto mais alto do litoral baiano, enseada de Tatuapara, hoje conhecido como Praia do Forte, de grande importância estratégica para a colônia que vinha se formando a partir de Salvador.

A base da Casa da Torre fiscalizava o movimento de embarcações que se aproximavam do Porto da Bahia e estabeleceu importantes funções na lutas pela independência e na defesa territorial da Estado. Foi do posto de observação do Castelo que provavelmente surgiu o primeiro sistema de comunicação na América, já que eles tiveram que desenvolver uma maneira de comunicar a Salvador, que ficava a 80 km, quando avistavam uma nau inimiga.

O Castelo também era ponto de partida de entradas e bandeiras, atividades que o transformaram na sede do maior latifúndio do mundo, com 800.00 Km, com fazendas de plantio de coco e criação de gado, se estendendo desde a Bahia até o Maranhão.

As obras de construção do Castelo só foram concluídas em 1624, e hoje ainda se pode encontrar em Mata de São João as ruínas deste patrimônio arquitetônico e histórico, também conhecido como Castelo da Torre, Castelo Garcia Dávila, Torre de Garcia Dávila, Solar da Torre ou Torre de Tatuapara. O castelo é hoje um exemplar único em estilo arquitetônico medieval nas Américas.

Conta-se que Mata de São João durante muitos anos teve o nome de São João da Mata, sendo depois denominada de Mata de São João graças a João Lopo de Mesquita, que devastou matas e abriu estradas entre 1649 e 1659. Os nortistas pregavam: vamos trabalhar nas matas de seu João. E então o nome Mata de São João foi registrado oficialmente em 1846, quando o povoado foi elevado à categoria de Vila. As terras que hoje lhe pertencem eram no séc. XVIII parte dos municípios de água Fria e Espírito Santo de Nova Abrantes, originários de missões jesuítas; o último deu origem a Camaçari.

Contam que a cidade é marcada por algumas curiosidades. Foi em Mata de São João por exemplo que foi plantado no séc. XVI um dos cinco primeiros pés de coco-da-baía do Brasil. Além disso, Mata já teve a honra de receber Dom Pedro II e a família real, que veio pela estrada férrea Leste Brasileiro. E foi lá que aconteceu, em 1845, uma das primeiras manifestações do espiritismo no mundo.

Fonte: http://www.matadesaojoao.ba.gov.br/

Autor do Histórico: MARIA APARECIDA PEREIRA MANTOVANI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 633,198: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 9: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 8.595: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 2.137: matrículas
Número de unidades locais: 938: unidades
Pessoal ocupado total: 14.154: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 22.673,02: reais
População residente : 40.183: pessoas
População residente - Homens: 19.879: pessoas
População residente - Mulheres: 20.304: pessoas
População residente alfabetizada: 32.186: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 13.507: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 19.305: pessoas
População residente, religião espírita: 379: pessoas
População residente, religião evangélicas: 8.200: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.744,89: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.540,21: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 225,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 319,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,668:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Mata de São João: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Mata de São João? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: