Início » Bahia » Lençóis


Lençóis - Bahia



Lençóis faz parte do estado da Bahia. A população avaliada em 2010 era de 10368.

A cidade de Lençóis surgiu em meados do século XIX com a descoberta de muitas jazidas de diamantes na região da cidade de Mucugê.

A tradição oral, levantada não se sabe por quem, dá conta de que, por volta de 1844 um personagem, de existência não confirmada, chamado Casusa Prado e o seu escravo teriam vindo do Mucugê para descobrirem diamantes. Segundo o relato, o escravo extraiu muitas gemas e seu senhor o mandou o pagem vendê-las em Chapada Velha. Ali, o homem foi preso sob a alegação de ser um ladrão de estrada (é razoável supor que foi torturado para revelar a origem das lavras).

História da cidade de Lençóis

A cidade de Lençóis surgiu em meados do século XIX com a descoberta de muitas jazidas de diamantes na região da cidade de Mucugê. Em pouco tempo as terras foram ocupadas por exploradores e comerciantes de diversos lugares do país, que em comum tinham a ambição do rápido enriquecimento.

Até cerca de 1871 a exploração das lavras diamantinas contribuiu para a construção de Lençóis. São desta fase as construções mais elaboradas da cidade, como a Capela de Nosso Senhor dos Passos, e nos saraus era comum usar diamantes para enfeitar as roupas dos participantes. Um consulado francês chegou a funcionar ali com a intenção de estreitar os laços comerciais entre a França e a região.

O esgotamento parcial dos solos da região e a concorrência de pedras encontradas no sul da áfrica levou Lençóis a uma era de extrema pobreza e escassez de recursos. O comércio e o garimpo foram abandonados por seus exploradores.

A plantação de café, e mais tarde, a extração do carbonato (de mesma composição do diamante, porém menos concentrado) ajudam a retomar em parte a economia da cidade.

A decadência da região evidenciou ainda mais os conflitos políticos encabeçados por coronéis e levados ao extremo pelos jagunços. Mais uma vez a lei do mais forte ditava os limites em toda a região, em conflitos que durante decadas resultaram em assassinatos, sequestros e até uma cinematográfica luta contra os membros da Coluna Prestes, em 1926.

Gentílico:

Formação Administrativa

Pela Lei provincial de 18 de dezembro de 1856, o distrito de Lençóis é desmembrado do Município de Santa Isabel do Paraguaçu (atual Mucugê).

A aglomeração, elevada então à categoria de vila, ganha o nome de Comercial Vila de Lençóis, em referência aos grandes comerciantes de pedras e mercadores, inclusive estrangeiros, que proliferavam na região.

Comercial Vila de Lençóis, é elevada à categoria de cidade pela Lei provincial nº 946, de 20 de maio de 1864.

Fonte: SEI (BA); DERBA (BA); http://www.ibge.gov.br/home/; http://www.cidadeshistoricas.art.br/lencois/len_his_p.php; http://pt.wikipedia.org

Autor do Histórico: CLáUDIA GONçALVES XAVIER

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 1.283,328: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 5: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.789: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 360: matrículas
Número de unidades locais: 223: unidades
Pessoal ocupado total: 1.125: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 8.370,54: reais
População residente : 10.368: pessoas
População residente - Homens: 5.210: pessoas
População residente - Mulheres: 5.158: pessoas
População residente alfabetizada: 7.489: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 3.552: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 6.493: pessoas
População residente, religião espírita: 195: pessoas
População residente, religião evangélicas: 753: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 609,93: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.460,08: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 102,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 275,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,623:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Lençóis: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Lençóis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: