Início » Bahia » Iraquara


Iraquara - Bahia



Iraquara faz parte do estado da Bahia.

Iraquara é vocábulo indígena que significa buraco do mel. Do tupi yra: mel, abelha; e quara ou coara: buraco, cova, cavidade, oco, esconderijo.

A palavra Iraquara tem sua origem no tupi guarani e significa gruta de mel. Ira =, abelha e Quara = toca ou gruta

História da cidade de IRAQUARA

Iraquara situa-se na região da Chapada Diamantina, porção centro-norte do estado da Bahia. Faz limite com os municípios Seabra, Lençóis, Palmeiras, Mulungu do Morro e Souto Soares. Encontra-se a uma Altitude de 700m, Latitude de 12°15′0, e Longitude de 41º37′0. Está situada a 469 Km de distância da capital. é bastante visitada por possuir grutas como Pratinha, Lapa Doce, Torrinha, Gruta Azul, Gruta da Fumaça, dentre outras.

O município possui um ambiente natural, arquitetônico, histórico e cultural singular, mas destaca-se principalmente pelo seu Patrimônio Natural. A Cidade possui o maior acervo espeleológico da América Latina, que deu o título à localidade de Cidade das Grutas. O município possui diversos atrativos naturais, ideais para a prática do ecoturismo. Todos os anos milhares de pessoas visitam a Chapada Diamantina em busca do que há de melhor em se tratando de esporte e lazer junto a natureza.

A história de Iraquara começa há mais de 12 mil anos quando, por este sitio passaram muitos povos pré-históricos, nômades das mais variadas regiões, hoje conhecidas como Goiás, Pernambuco, Além São Francisco, Minas Gerais e outras tantas. Deixaram aqui a marca de suas presenças através de pinturas rupestres, fósseis e registros arqueológicos encontrados nas grutas e abrigos abundantes, originados pela formação calcária do subsolo. Os colonizadores começaram a chegar à região na metade do século XIX, atraídos pelo diamante da região, formando garimpos que deram origem a muitos povoados.

A exploração do ouro e do diamante fez surgir uma estrada que cortava a Chapada Diamantina no sentido norte/sul ligando Jacobina a Rio de Contas e passando pelos municípios de Iraquara e Seabra. Ela é conhecida como Estrada Real.

A descoberta de diamantes nestas paragens fez desenvolver estes povoados que hoje conservam a ambiência colonial, os costumes e hábitos de uma gente hospitaleira e amiga.

A descoberta de um poço com água abundante no leito do Riacho água de Rega, por um tropeiro chamado Manoel Félix fez surgir um povoado, que posteriormente tornou-se a cidade de Iraquara.

Fonte: FONTES: SEI, 2003; DERBA, 1994; IBGE, 1997; SEI, 1994 http://www.ibge.gov.br/home/ - Enciclopédia dos Municípios Brasileiros. http://www.fasai.com.br/iraquara.htm

Autor do Histórico: CLáUDIA GONçALVES XAVIER

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 991,817: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 13: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 4.061: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 1.180: matrículas
Número de unidades locais: 232: unidades
Pessoal ocupado total: 1.205: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 7.878,34: reais
População residente : 22.601: pessoas
População residente - Homens: 11.244: pessoas
População residente - Mulheres: 11.357: pessoas
População residente alfabetizada: 16.894: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 7.834: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 20.806: pessoas
População residente, religião espírita: 267: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.060: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 666,68: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.509,99: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 127,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 255,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,599:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Iraquara: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Iraquara? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: