Início » Bahia » Filadélfia


Filadélfia - Bahia



Filadélfia faz parte do estado da Bahia. Encontra-se a uma latitude 10º44′34" sul e a uma longitude 40º07′55" oeste, estando a uma altitude de 424 metros. A população avaliada em 2004 era de 17.297 habitantes.

Filadélfia situa-se na micro-região de Senhor do Bonfim (Bahia), sendo um dos principais produtores de feijão do estado.

Possui uma área de 566,214 km².

História da cidade de Filadélfia

O Município de Filadélfia foi primitivamente habitado pelos índios Cariris (objetos arquelógicos e fatos históricos narrados). Conta-se que o lendário cangaceiro Lampião muitas vezes utilizou a região como trilha nas suas visitas ao Estado de Sergipe, passando por Queimadas, Euclides da Cunha e Pernambuco, quando "arranchava-se" em fazendas, às margens do Rio do Aimpim, que era passagem para a então emergente Belo Monte (Canudos).

Várzea do Curral, assim ficaram conhecidas essas terras que por muito tempo pertenceram ao território de Campo Formoso, em razão do grande número de várzeas e da existência dos currais do pioneiro e histórico fazendeiro Alvino Pererira Maia, homem conhecido por sua bondade e espiríto de luta, e sobre quem muitas histórias são contadas. Uma delas, diz que a Várzea do Curral passou a chamar-se "Pega Nego" devido a briga de seu Alvino com o negro morador da vizinha localidade de "Lagarto".

O pequeno arraial foi crescendo e aos poucos transformou-se em povoado, através do projeto do vereador e presbítero Eudaldo, passando a chamar-se Filadélfia, palavra grega que significa: "irmãos que se amam.

Em 1951, elegeu José Passos de Oliviera, o primeiro vereador da localidade que se integrava ao Município de Pindobaçu, elegendo posteriormente vários outros representantes.

Filadélfia criava sua própria identidade. Tornava-se pólo produtor de feijão da região e com a luta de seus filhos, que ansiavam pela emancipação do município, e sob o comando de Manelinho, através do deputado estadual João Emilio foi apresentado à Assembléia Legislativa da Bahia o projeto de lei nº 4.960, de 23 de maio de 1979, que criava o município de Filadélfia. Sua emancipação política só foi alcançada no dia 9 de maio 1985, sendo desmembrado do Município de Pindobaçu, no então governo de João Durval Carneiro, consagrando-se a grande vitória do povo filadelfense e do líder Cecentino.

Com o passar dos anos o inevitável progresso chegou, violentando as matas virgens, cortando suas terras férteis para construção da estrada que ligaria o entroncamento de Capim Grosso a Juazeiro.

Fonte: Prefeitura Municipal de Filadélfia. IBGE.

Autor do Histórico: ISRAEL VIEIRA DE CASTRO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 570,067: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 13: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.973: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 606: matrículas
Número de unidades locais: 161: unidades
Pessoal ocupado total: 1.045: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 5.865,05: reais
População residente : 16.740: pessoas
População residente - Homens: 8.437: pessoas
População residente - Mulheres: 8.303: pessoas
População residente alfabetizada: 11.760: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 6.164: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 12.350: pessoas
População residente, religião espírita: 26: pessoas
População residente, religião evangélicas: 3.001: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 575,72: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.154,17: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 102,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 255,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,565:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Filadélfia: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Filadélfia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: