Início » Bahia » Andorinha


Andorinha - Bahia



Andorinha faz parte do estado da Bahia. A população avaliada em 2004 era de 15.058 habitantes.

O município de Andorinha é originário de uma fazenda de propriedade de João Alves de Araújo popularmente conhecido como João do Gato isso por volta do ano de 1885. Em frente à fazenda havia um rochedo branco chamado de “morro das andorinhas”, porque o local, geralmente nos fins das tardes, servia de pouso para andorinhas. Nessa época a Fazenda do Gato, como era chamada, transformou-se em ponto de encontro de tropeiros e viajantes procedentes de localidades como Sítio do Açude, Santa Rosa de Lima e outros que iam à direção a Senhor do Bonfim e Jaguarari. Em volta da fazenda começou a formar-se um pequeno povoado que passou a se desenvolver com a construção da estrada de acesso a Senhor do Bonfim.

Emancipação Politíca: Até a década de 70, Andorinha era distrito do município de Sr. do Bonfim, sendo dependente tanto político/administrativo quanto econômico/financeiro. Em 13 de junho de 1989, como resultado do crescimento econômico e populacional, o então distrito é elevado à categoria de município.

História da cidade de Andorinha

O Começo de sua povoação se deu a partir da instalação da família de João Alves de Araújo, em 1885, em uma fazenda, em frente a um rochedo branco chamado de "Morro das Andorinhas", porque o local, geralmente nos fins das tardes, servia de pouso para andorinhas.

A fazenda transformou-se em ponto de encontro de tropeiros e viajantes. Assim começou a se formar, em torno da fazenda, um pequeno povoado e, mais tarde, com a inauguração da estrada para Senhor do Bonfim, efetivou-se um maior povoamento.

O Município de Andorinha foi emancipado através da Lei Estadual nº 5.026, de 13 de Junho 1989, sendo desmembrado do Município de Senhor do Bonfim. Foram criados 2 distritos: Sítio da Baraúna e Tanquinho do Poço.

Em 15 de novembro de 1989 foi realizada a primeira eleição municipal, que elegeu Dr. Carlos Humberto de Miranda Pereira Melo, o primeiro Prefeito de Andorinha, sendo seu vice José Rodrigues Guimarães Filho, popular Zé Branco.

A instalação da Companhia de Ferro e Ligas da Bahia - FERBASA, extraindo e explorando o minério de cromo em seu solo, trouxe, sem dúvidas, novos horizontes e perspectivas acentuadas com alteração no quadro econômico do Município, tendo sido verificado novos comportamentos, e padrão de vida significativo, principalmente pela geração de renda e melhoria da qualidade de vida, com reflexo em todo o município e região.

Andorinha é um município em desenvolvimento que esconde um vasto potencial cultural expresso em diversas manifestações tradicionais e novas que fazem a alegria e a descontração de seu povo e de quem o visita.

Fonte: Prefeitura Municipal de Andorinha.

Autor do Histórico: ISRAEL VIEIRA DE CASTRO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 1.247,613: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 7: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.532: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 600: matrículas
Número de unidades locais: 137: unidades
Pessoal ocupado total: 1.901: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 9.774,19: reais
População residente : 14.414: pessoas
População residente - Homens: 7.328: pessoas
População residente - Mulheres: 7.086: pessoas
População residente alfabetizada: 9.929: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 4.686: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 12.215: pessoas
População residente, religião espírita: 77: pessoas
População residente, religião evangélicas: 775: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 804,51: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.207,15: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 177,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 306,67: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,588:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Andorinha: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Andorinha? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: