Início » Alagoas » Paulo Jacinto


Paulo Jacinto - Alagoas



Paulo Jacinto é uma cidade do Estado de Alagoas. Sua população segundo IBGE2010 era de 7.426 habitantes. está localizado na região centro-norte do Estado de Alagoas, limitando-se a norte com o município de Quebrangulo, a sul com Mar Vermelho, a leste com Viçosa e a oeste com Quebrangulo e Palmeira dos Índios. A área municipal ocupa 107,72 km2 (0,38% de AL),inserida na mesoregião do Agreste Alagoano e na microregião de Palmeira dos Índios. O acesso a partir de Maceió é feito através da rodovia pavimentada BR-104 e AL-210, com percurso total em torno de 104 km

Paulo Jacinto, antigo distrito subordinado ao município de Quebrangulo, foi elevado à categoria de município pela lei nº 1747 de 2 de dezembro de 1953.

História da cidade de Paulo Jacinto Alagoas - AL

O município de Paulo Jacinto teve como primeiro nome o de Lourenço de Cima, pois, havia outro denominado Lourenço de Baixo ou São Lourenço, propriedade agrícola de Lourenço Veiga, o qual construiu uma capela sob a invocação daquele Santo. O Lourenço de Cima, objeto dos presentes dados históricos, originou-se em uma capela erigida, em suas terras, por Antônio de Sousa Barbosa - homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Antônio, considerado fundador, era paraibano, e, em 1835, transportou-se com sua família e haveres, construindo uma casa residencial e uma capela, conforme costume nas famílias abastadas e religiosas.

Fez doação de considerável patrimônio de terras para assegurar a subsistência e conservação da capela a Nossa Senhora da Conceição, em cujas vizinhanças, em terreno daquele patrimônio, foram construídas as primeiras casas de taipa para moradia dos novos habitantes que, atraídos pela fertilidade do solo e amenidade do clima, para aí afluíram. Dadas as necessidades ambientais, surgiu o primeiro estabelecimento comercial, pertencente a JoséCarolino, na margem das estradas que vindas de cima - Palmeira dos índios e do sertão - íam das no Riacho do Meio ( município de Viçosa) e no Pilar. Os primeiros habitantes da povoação agricultores não desprezavam os negócios e , assim, trocavam as mais diversas mercadorias.

Com a inauguração, em 1911, da estação da Estrada de Ferro da "Great Western", o Povoado passou a chamar-se Paulo Jacinto, homenagem a Paulo Jacinto Tenório, filho de Quebrangulo e que havia doado à citada Companhia uma áres de terras destinada aos serviços da nova via de comunicação.

Gentílico: paulo-jacintense

Formação Administrativa

Em divisões territorias datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Quebrangulo o distrito de Paulo Jacinto.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Paulo Jacinto, pela lei nº 1747, de 02-12-1953, desmembrado de Quebrangulo. Sede no antigo distrito de Paulo Jacinto expovoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 118,458: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 6: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.132: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 287: matrículas
Número de unidades locais: 65: unidades
Pessoal ocupado total: 511: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 5.974,49: reais
População residente : 7.426: pessoas
População residente - Homens: 3.631: pessoas
População residente - Mulheres: 3.795: pessoas
População residente alfabetizada: 4.712: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 2.527: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 6.876: pessoas
População residente, religião espírita: 17: pessoas
População residente, religião evangélicas: 256: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 778,18: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 942,93: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 152,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 204,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,589:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Paulo Jacinto: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Paulo Jacinto? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: