Início » Alagoas » Pariconha


Pariconha - Alagoas



Pariconha faz parte do estado de Alagoas. A população avaliada em 2004 era de 10.949 habitantes.

Localizada no sertão alagoano, Pariconha tem sua história iniciada no início do século XIX, quando as famílias Teodósios, Vieira, Viana e Félix iniciaram sua povoação, estabelecendo-se com a agricultura e a pecuária, principalmente com a criação de animais de pequeno porte.: Fixando-se numa localidade denominada "Povoado Caraibeiras dos Teodósios", às margens do rio Moxotó, a família Teodósios até hoje tem lá seus descendentes. Já o restante das famílias colonizadoras da região se estabeleceram no local onde hoje está a sede do município.: Cerca de vinte anos após a chegada desses primeiros colonizadores, um grupo de tribo de índios Geripancós, originários do município de Tacaratu, em Pernambuco, instalou uma aldeia na serra do Ouricuri, nas proximidades da atual cidade. O Distrito Judiciário de Pariconha e ser Cartório de Registro Civil foram criados prla Lei 2.240, de 1° de maio de 1962, embora este último só tenha sido instalado dez anos depois. Pertencente ao município de Água Branca, a comunidade passou à condição de município em 5 de outubro de 1989 pela Constituição Estadual, quando foi desmembrado de Água Branca, tendo sua emancipação realizada em 7 de abril de 1992.

Segundo conta a história, no local onde cresceu a cidade havia um ouricuzeiro cujos frutos continham duas conhas como eram chamadas as polpas desse fruto, que popularmente ficou conhecido como "par de conhas" e, com o tempo, houve uma junção que derivou o nome Pariconha.

História da cidade de Pariconha Alagoas - AL

As famílias Teodósio, Vieira, Viana e Félix iniciaram - no início do século XIX - a povoação do atual município de Pariconha, estabelecendo-se com a agricultura e a pecuária, principalmente, com a criação de animais de pequeno porte.

Fixando-se numa localidade denominada "Povoado Caraibeiras dos Teodósios", às margens do rio Moxotó, a família Teodósios até hoje tem lá seus descendentes. Já o restante das famílias colonizadoras da região se estabeleceram no local onde hoje está a sede do município.

Cerca de 20 anos após a chegada desses primeiros colonizadores, um grupo da tribo de índios Jaripancós, originários do município de Tacaratú, em Pernambuco - precisamente de uma localidade chamada Brejo dos Padres instalou uma aldeia na Serra do Ouricuri, nas proximidadesda atual cidade. A aldeia, hoje, recebe atendimento da Fundação Nacional do índio (FUNAI).

Segundo conta a história local, um ouricurizeiro cujos frutos continham duas conhas como eram chamadas as polpas desses frutos - deu origem ao nome da cidade, que era conhecida, inicialmente como "Par-de-Conha" e, depois, simplificado para Pariconha.

O Distrito Judiciário de Pariconha e seu Cartório de Registro Civil foram criados pela Lei 2.240, de 1° de maio de 1962, embora este último só tenha sido instalado dez anos depois. O município foi criado pela Constituição Estadual em 5 de outubro de 1989, desmembrado deágua Branca, mas sua instalação definitiva só ocorreu em 1° de janeiro de 1993.

Entre os destaques de suas festividades estão a festa da emancipação e a do padroeiro, Sagrado Coração de Jesus.

Gentílico: pariconhense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação Pariconha, pela lei nº 2240, de 01-05-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Pariconha figura no municípiode água Branca.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pariconha, pelo artigo 41, inciso III, do ato das disposições constitucionais transitórias da constituição estadual de 05-10-10-1989,desmembrado de água Branca. Sede no atual distrito de Pariconha ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 254,719: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 9: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.078: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 520: matrículas
Número de unidades locais: 54: unidades
Pessoal ocupado total: 544: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 5.013,20: reais
População residente : 10.264: pessoas
População residente - Homens: 5.114: pessoas
População residente - Mulheres: 5.150: pessoas
População residente alfabetizada: 6.378: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 3.582: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 9.615: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 327: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 761,74: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.089,37: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 170,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 255,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,548:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Pariconha: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Pariconha? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: