Início » Alagoas » Jundiá


Jundiá - Alagoas



Jundiá (antigamente Vila de Jundiá) faz parte do estado de Alagoas. De acordo com o censo realizado pelo IBGE em 2010, sua população é de 4.202 habitantes.

Jundiá tem suas primeiras escrituras registradas em Olinda, Pernambuco. O nome do município foi escolhido em razão da grande quantidade de peixes da espécie jundiá encontrados no Rio Manguaba. A colonização começou a partir de uma propriedade de Gregório e Vituriana Alves e mesmo com poucas casas, a cidade garantiu seu progresso por causa da estrada de Palmares, em Pernambuco e da lavoura canavieira.

Em 1860, quando Dom Pedro II viajou à Colônia Leopoldina também passou por Jundiá, doando algumas terras da Coroa a moradores da região. Entre os pioneiros responsáveis pelo desenvolvimento do povoado estão José Alves de Lima, Francisco Carlos de Oliveira, Joaquim Carlos e Pedro Alves. Antonio Buarque abriu as primeiras lojas, formando o comércio na região. Em 1926 foi construída a primeira igreja pelo padre Francisco Gerardi, em louvor à padroeira do município, Nossa Senhora da Conceição.

História da cidade de Jundiá Alagoas - AL

Jundiá tem suas primeiras escrituras registradas em Olinda, Pernambuco. Antiga vila de Jundiá, assim foi denominada por causa da grande quantidade do peixe do mesmo nome no rio Manguaba. A colonização começou a partir de uma propriedade de Gregório e Vitoriana Alves e mesmo com poucas casas, Jundiá garantiu seu progresso por causa da estrada de Palmares, em Pernambuco e da expansão da lavoura canavieira.

Em 1860, quando Dom Pedro II viajou a Colônia Leopoldina também passou pelo município, doando algumas terras da Coroa a moradores da região.

Entre os pioneiros responsáveis pelo desenvolvimento do povoado estão José Alves de Lima, Francisco Carlos de Oliveira, Joaquim Carlos e Pedro Alves. Antonio Buarque abriu as primeiras lojas, formando o comércio na região. Em 1926 foi construída a primeira igreja pelo padre Francisco Gerardi, em louvor à padroeira do município, Nossa Senhora da Conceição.

O movimento pela emancipação política do município começou por volta de 1954. Tertuliano Turíbio de Araújo e João Batista de Moraes foram líderes. Em agosto de 1960, Jundiá foi emancipado de Porto Calvo e o município instalado em 1961.

Jundiá tem na tradição folclórica seu maior acervo, num resgate permanente a folguedos como o reisado e o guerreiro, que manifestam a cultura popular. A crença e fé em Nossa Senhora da Conceição também atrai muitos visitantes à festa de sua padroeira. O clima festivo do município e de sua população, porém, chega ao auge no mais novo evento da cidade, o Jundiá Fest, um carnaval fora de época (no início de março), que já faz parte do circuito estadual de micaretas.

Gentílico: jundiaense

Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Porto Calvo o distrito de Jundiá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jundiá, pela lei estadual nº 2292, de 26-08-1960, desmembrado de Porto Calvo. Sede no antigo distrito de Jundiá. Constituído do distrito sede. Instalado em 19-01-1961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

SITUAçãO GEOGRáFICA: Microrregião da mata alagoana, limites com Novo Lino, Porto Calvo, Jacuípe e Campestre.

200 metros acima do nível do mar.

Autor do Complemento: CREMILSON CAMPOS VIANA


Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 88,794: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 3: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 856: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 208: matrículas
Número de unidades locais: 23: unidades
Pessoal ocupado total: 469: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 9.020,29: reais
População residente : 4.202: pessoas
População residente - Homens: 2.126: pessoas
População residente - Mulheres: 2.076: pessoas
População residente alfabetizada: 2.577: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.673: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 2.699: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 999: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 823,70: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.192,14: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 192,67: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 228,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,562:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Jundiá: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Jundiá? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: